segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bairro de Jardim Atlântico recebe obras de terraplanagem, manutenção, drenagem e calçamento



O governador Eduardo Campos e o Prefeito Renildo Calheiros participaram do evento de assinatura da ordem de serviço para início dos trabalhos de terraplanagem, manutenção, drenagem e calçamento de 13 ruas do bairro de Jardim Atlântico, em Olinda. O Vereador Marcelo Santa Cruz participou ativamente desta luta, agora recompensada com as melhorias que valorizaram os imóveis e o bairro.

As ruas beneficiadas serão: Riviera, Regina Lacerda, Profº. Olimpio Magalhães, Aluizio de Azevedo, Maria da Conceição, José Mariano, Everaldo Xavier, Jornalista Edson Régis, Catulo da Paixão Cearence, Barão de Mauá, Álvaro Aranha, Arantes, além das avenidas Rui Barbosa e Guararapes. Ao todo serão investidos R$ 4,5 milhões e as obras começam imediatamente.

Alto da Sé - Obras de requalificação são inauguradas


Olinda está em festa. O Alto da Sé, principal ponto turístico da cidade, teve as obras de requalificação oficialmente inauguradas, no dia 24 de outubro. O evento teve início pouco depois das 17h e contou com a participação do prefeito Renildo Calheiros, do governador Eduardo Campos, da deputada federal Luciana Santos (PCdoB), o Vereador Marcelo Santa Cruz (PT), autoridades e o povo olindense. As obras foram realizadas com recursos do Prodetur, com investimentos na ordem de 4,5 milhões.

O espaço ganhou um elevador panorâmico de 18 metros de altura que proporciona uma visão privilegiada da região, que inicialmente será gratuito. Além disso, o prédio que abriga a Caixa D’Água do Alto da Sé. O Alto da Sé passou por reformas e foi transformado num mirante que dará aos visitantes a oportunidade de uma vista de 360 graus para as duas cidades irmãs, Olinda e Recife.

As obras de reestruturação que contemplaram o Largo da Sé se estendem da Igreja da Sé até a Ladeira da Misericórdia. Entre as novidades, destaca-se também a mudança dos comerciantes que ficavam ao lado da Caixa D’Água e que obstruíam a vista para o Horto Del Rey e que agora estão no novo Mercado de Artesanato da Sé, localizado no lado oposto da Caixa D’Água. As obras incluíram ainda a retirada dos postes comuns e fiação elétrica embutida.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dep. Luiza Erundina comenta sobre a Comissão da Verdade e Ressalta a luta de Elzita Santa Cruz na busca por seu filho desaparecido

Revista CARTA CAPITAL - 1 de Outubro de 2011 - Ano XVII - número 668

Materia Anunciada na Capa - PARANOIA VERDE-OLIVA, fez publicar matéria sob o titulo - OUTRO RISCO VEXAME MUNDIAL com LUIZA ERUNDINA pag 34/35/36,

O FORMATO DA COMISSAO DA VERDADE É INADEQUADO, DIZ A DEPUTADA.
A matéria inicia resgatando a luta de ELZITA SANTA CRUZ, mae do DESAPARECIDO POLÍTICO FERNANDO SANTA CRUZ.

Leia a matéria completa: http://www.cartacapital.com.br/politica/outro-risco-de-vexame-mundial

Reflexão

Preciso sonhar o impossível, para aprender o caminho do possível
(Henri Lefebre)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cabo Anselmo revolta militantes

 
Crítica, revolta e desprezo. Essas foram algumas das reações de ex-militantes de esquerda e familiares de desaparecidos políticos vítimas da ditadura militar diante da entrevista concedida na segunda-feira à noite pelo Cabo Anselmo ao programa Roda Viva, da TV Cultura. Para alguns, ele não trouxe qualquer novidade. Para outros, porém, o ex-marinheiro – que se notabilizou como agente duplo e entregou vários militantes – fez um reconhecimento de culpa ao se vincular a figuras de comando da repressão, como os ex-delegados Romeu Tuma e Sérgio Paranhos Fleury.
“Ele continua com a mesma cara-de-pau. Mas foi importante ter admitido que era um infiltrado, quando citou os delegados Tuma e Fleury”, atacou o presidente do Centro Manoel Lisboa, Edval Nunes Cajá, ex-preso político. Ele lembrou que, na entrevista, o ex-militar afirmou não haver provas de que sua companheira, Soledad Viedma – morta pela ditadura em uma emboscada armada pelo próprio Anselmo – estaria grávida. “Algumas pessoas estiveram no local e viram o feto”, reagiu Cajá.

Para a secretária de Direitos Humanos do Recife, Amparo Araújo, a entrevista serviu apenas para “colocar um traidor na mídia”. Amparo – que teve o irmão Luís Almeida Araújo entregue à repressão pelo Cabo Anselmo – classificou a reaparição dele como “oportunista”, lembrando que está prevista a apreciação, pelo Senado, do projeto que cria a Comissão da Verdade, encarregada de investigar crimes cometidos durante a ditadura. “A TV Cultura quis pegar esse mote. Só isso”, resumiu Amparo.

Mas para o integrante do Comitê Estadual Memória, Verdade e Justiça, vereador de Olinda Marcelo Santa Cruz (PT), o que houve na entrevista foi “uma demonstração explícita de cinismo”. Segundo Marcelo – que também teve o irmão, Fernando, desaparecido durante a ditadura – o Cabo Anselmo quer ver aprovado na Comissão de Anistia o pedido de indenização que encaminhou, alegando ter sido expulso da Marinha. “Isso é um acinte à história, uma petulância. Ele não foi perseguido, foi perseguidor”.

Da mesma forma, o coordenador do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), Manoel Moraes, questionou o “oportunismo” do Cabo Anselmo, que se disse disposto a colaborar com a Comissão da Verdade, embora com a condição de o grupo ser composto por pessoas da direita e da esquerda. “Por que ele não colaborou antes, revelando fatos novos? Por que só agora? Ele representa o substrato de um período do Estado terrorista e foi ressuscitado para tentar desmerecer a luta pela verdade e justiça”.

Fonte: Jornal do Commercio / Caderno de Política / 19/10/2011

Marcelo Santa Cruz defende campanha nacional contra indenização para o Cabo Anselmo

Publicado em: 19-10-2011 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Blog, Pernambuco

O vereador de Olinda Marcelo Santa Cruz (PT) defendeu hoje uma campanha de âmbito nacional contra o pedido de indenização feito pelo Cabo Anselmo ao Ministério da Justiça por ter sido expulso da Marinha durante o governo militar.

Em entrevista, anteontem, ao programa “Roda Vida”, da TV Cultura, o ex-militar sergipano disse que não pleiteia indenização nenhuma, mas apenas o “cumprimento da lei”.

Ele foi expulso da Marinha na década de 70 e como houve uma anistia em 1979, argumentou, ele deseja ser anistiado para que possa ser reintegrado àquela força militar e recebeu tudo a que supostamente tem direito.

Mas, para Marcelo, irmão do desaparecido político Fernando Santa Cruz, “anistia é para quem foi perseguido pela ditadura e ele (o Cabo Anselmo) foi algoz, infiltrou-se nos movimentos de contestação para delatar os companheiros”.

OLINDA COMEMORA A SEMANA DA PESSOA IDOSA

Abrindo as comemorações da Semana do Dia da Pessoa Idosa, foi realizada no domingo, 15.10, uma Missa, celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saborido, na Igreja do Alto da Sé, em Olinda.
Vários Grupos de Idosos da Cidade Patrimônio estiveram presentes, além de autoridades como o Secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, André Régis, o Coordenador Municipal da Coordenadoria dos Idosos, João Domingos e a Presidente do Conselho Municipal dos Idosos de Olinda – CONDIO, a Sra. Adail Silva (foto). As ações encerram hoje-21.10, com um grande evento, Dançando na Praça, na Praça Laura Nigro, na Ribeira, das 17h às 20 horas, com grande participação popular.

ELZITA SANTA CRUZ É HOMENAGEADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE OLINDA


Dª Elzita Santa Cruz foi homenageada pelos Vereadores da Câmara Municipal de Olinda. Em votação, unânime os parlamentares olindenses aprovaram iniciativa do Vereador Marcelo Soares (PCdo B), parabenizado Dona Elzita pelos seus 98 anos de vida.

Vereador Marcelo Santa Cruz prestigia evento dos Guardas Municipais de Olinda


O Vereador Marcelo Santa Cruz participou da festa em homenagem aos Guardas Municipais de Olinda, que ocorreu no último dia 14 de outubro, no Clube dos Maçons, no Janga – Paulista.
O evento foi promovido pela Associação dos Guardas de Olinda. A festa contou com a presença de grande número de servidores, shows de artistas locais e autoridades.
“A presença do Vereador Marcelo Santa Cruz em nosso evento é muito importante porque reforça nossa confiança no compromisso que ele tem com nossa categoria”, declarou o Sr. Edvam Silva, diretor da Associação dos Guardas Municipais de Olinda.

domingo, 16 de outubro de 2011

Aluisio Maluf - depoimento sobre D. Elzita Santa Cruz

A emoção me tomou esta madrugada.
Ao ler o poema, de autoria de Chico de Assis, minha alma se reforça na certeza que toda luta é sublime e terna quando se está do lado da verdade.
Tive a oportunidade de conhecer Dona Zita, acho que em 1982, não tenho certeza da data, mas "os olhos serenos dos que não conhecem rancor" são inesquecíveis.

Parabéns Dona Zita.
Um beijo no coração.

Aluisio Maluf

O amigo e companheiro de lutas Chico de Assis Homenageia D. Elzita Santa Cruz

Amigo(a)s: estive sexta- 14.09, na missa de ação de graças pelos 98 anos de D. Elzita Santa Cruz, mãe do desaparecido político pernambucano Fernando Santa Cruz e do vereador olindense Marcelo Santa Cruz, meu amigo e companheiro de diversas lutas, desde quando começamos  juntos, em 1963,  o curso Clássico do Colégio Nóbrega.

Tenho pela família toda um apreço muito especial, tendo partilhado com eles alguns momentos dramáticos da minha vida. Particularmente por D. Zita, nutro um carinho semi filial, cujos reflexos se traduziram no poema que apresentei no evento e que aproveito para partilhar com vcs agora.

Em tempos de Comissão Nacional da Verdade, tem tudo a ver a história de D. Zita, mãe pernambucana que há mais de 37 anos espera a resposta à angustiante pergunta,  que ainda lhe dilacera corpo e alma: "onde está meu filho?". Grande abraço... Chico de Assis


 Elzita Santa Cruz
                                        
                                       Chico de Assis

Carrega no sobrenome
como Cristo carregou nos ombros
o símbolo do sofrimento.
E o conduz através dos tempos
com os olhos serenos
dos que não conhecem rancor
e fazem da revolta
apenas um clamor
de justiça.

Se há realce nesses olhos
aponta para o amor.
Se neles há angústia,
aponta para o desassossego
da procura por entre os becos da mentira
os desvarios da tortura
os escaninhos do ódio
com que foram obrigados a conviver
na luta pelo pontificado da verdade.

Esses olhos
irradiariam apenas a bondade.
Não fosse a fagulha
fratura exposta
que sem lhes tirar o brilho
conduz a firmeza que interroga:
“Onde está meu filho?”

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

VEREADOR MARCELO SANTA CRUZ PARTICIPA DE REUNIÃO NA CIDADE TABAJARA QUE GANHARÁ OBRAS DE CALÇAMENTO



O Vereador Marcelo Santa Cruz – PT e o Prefeito Renildo Calheiros participaram nesta quinta- 13.10, de uma grande reunião com os moradores do bairro de Cidade Tabajara.

O tema foi a obra de calçamento que beneficiará os moradores das ruas Itapoã, Itacy, Itatiaia, Iracema, Irajá, Jupira, Juraci, Jurema, Jurupitá, Jutaí e Orobó. Os recursos são oriundos do PAC.

Também estiveram presentes lideranças comunitárias e políticas da cidade de Olinda.

MARCELO SANTA CRUZ PRESTIGIOU LUCIANO SIQUEIRA, AGORA CIDADÃO RECIFENSE



O VEREADOR MARCELO SANTA CRUZ – PT PARTICIPOU ONTEM- 13.10, NA CÂMARA MUNICIPAL DO RECIFE, DA ENTREGA DO TÍTULO DE CIDADÃO DO RECIFE AO DEPUTADO ESTADUAL LUCIANO SIQUEIRA – PcdoB.

UMA JUSTA HOMENAGEM AO EX-VICE- PREFEITO DO RECIFE QUE VEM AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA POLÍTICA SENDO SEMPRE UM REFERENCIAL NO DEBATE POLÍTICO E DA LUTA PELO SOCIALISMO.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Homenagem em versos a Elzita Santa Cruz que vai completar nesta sexta-feira 98 anos de idade

Publicado no Blog de Inaldo Sampaio - A Política com P maiúsculo

Ao tomar conhecimento por este Blog de que a ativista política Elzita Santa Cruz (ver a foto do convite) completará nesta sexta-feira 98 anos de idade, com uma missa em Ação de Graças na Igreja do Convento de Santa Teresa, em Olinda, o leitor Flávio Giló prestou-lhe esta homenagem em versos:
O LINDO EXEMPLO DE DONA ELZITA SANTA CRUZ!
I.
NOVENTA E OITO ANOS DE VIDA
DE CORAGEM, EXEMPLO E AMOR
E ESSA ESPERA DE DONA ELZITA POR FERNANDO
NOS COMOVE E NOS FAZ COMPARTILHAR DA DOR
QUE DONA ELZITA AINDA TENHA MUITOS ANOS DE VIDA
COM LUCIDEZ E A BÊNÇÃO DE DEUS, NOSSO SENHOR.
II.
QUEM SABE POR SER A MÃE DE FERNANDO
ELA MANTÉM ESSE LINDO EXEMPLO DE FÉ
DE DESCOBRIR ONDE ESTÁ O AMADO FILHO
E ISSO LHE FAZ SER ESSA GRANDE MULHER!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Fogo Cruzado

Caro Inaldo Sampaio,

Em sua conceituada coluna do dia 06/10, FOGO CRUZADO, foi estampado uma informação CRUZADA de algum FOGO amigo bastante desinformado vinculando minha reeleição a postulação de chapa própria do PT de Olinda. Agradeço a preocupação pela reeleição do nosso nandato.


Leia a nota divulgada na Folha de Pernambuco:

A calma - Até agora, o prefeito Renil­do Calheiros (PCdoB) tem evitado se pronunciar sobre a quase decisão do PT de Olinda de lançar um candidato contra ele. O prefeito é da escola de Ra­nilson Ramos (PSB) para quem há tempo de sobra para se buscar o entendimento. Alega-se no PT de Olinda que ter chapa própria é o único jeito de salvar o mandato do vereador Marcelo Santa Cruz.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Manifestação em São Paulo critica moldes da Comissão da Verdade

Roldão Arruda, especial para o Estadão.com.br


Familiares de mortos e desaparecidos na ditadura militar e representantes de entidades de direitos humanos querem atrair a atenção da sociedade para o debate em torno do projeto de lei que cria a Comissão da Verdade, em tramitação no Congresso. Uma iniciativa nesse sentido ocorreu na tarde desta sexta-feira, 30, em São Paulo, no vão livre do Masp, na Avenida Paulista.


Leia mais em: http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2011/09/30/manifestacao-em-sao-paulo-critica-moldes-da-comissao-da-verdade/

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Justiça - dois pedidos de anistia são julgados e deferidos no Recife

Foi emocionante o julgamento dos pedidos de anistia procedido pela Comissao da Anistia ocorridos aqui em Recide no ultimo dia 30 de Setembro. Entre os casos que se fez justiça foi o de nosso comum amigo João Francisco da`Silva. Coube a minha pessoa a honra de fazer a sustentaçao oral de seu pedido, deferência toda especial autorizada pelo seu advogado Dr. Fabio Luis Santos da Silva, com a concordância  de Dª. BIBI (Severina Barbosa da Silva) sua viúva.

O pedido estava muito bem instruido pelo seu advogado e a rica história de luta de João Francisco  facilitou e motivou o deferimento do pedido: a viúva recebera R$ 92.000,00 (noventa e dois mil reais) em uma única vez e  RS 800,00 (oitocentos reais) mensais, correspondente ao salário de um tecelão. Ressaltei a sua atuaçao junto a Dom Hélder Câmara, na fundaçao do CENDHEC, inclusive sua participaçao no Conselho Deliberativo e finalmente, na ACO/MTC, local onde respaldava sua atuação politica na luta sindical contra os pelegos da ditadura.

Tive, ainda, a honra de fazer a sustentaçao oral do pedido de anistia do músico e compositor Geraldo Azevedo, tendo em vista que sua advogada do Rio de Janeiro, ANA MULLER estava impossibilitada de comparecer, encontrava-se em viagem, motivo pelo qual atendi solicitaçao de sua filha Gabriela e de sua ex-companheira, minha amiga Vitória Lúcia Pamplona, a qual era da Ação Popular - AP e foi várias vezes presa e torturada nos anos 70. Também teve o seu pedido deferido. Receberá indenizaçao única, reparadora, no valor máximo permitido de RS 100.000,00 (CEM MIL REAIS)