segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vereador Marcelo Santa Cruz entrega esta noite o título de Cidadã Olindense a angolana Amélia Chitunda

Hoje- 28.11 será uma noite de honra e alegria na Cidade Patrimônio, pois será condedido a angolana Amélia Guilherme Sicato Chitunda,  o Título de Cidadã  de Olinda, pessoa querida na comunidade da Cidade Alta Olinda-PE. A honraria foi proposta pelo Vereador Marcelo Santa Cruz.
Sobre Amélia Chitunda- Nascida no interior de Angola – África no ano de 1939, filha de Guilherme Abel Sicato e Helena Alice Sicato, casou no inicio da década de 1960 com o jovem Professor Teodoro Chitunda com quem partilhou a vida a dois e a militância no Movimento de Independência de Angola – UNITA da dominação de Portugal, sua luta foi fundamental para que Angola conseguisse sua independência política no ano de 1975.
Após a Independência de Portugal, Angola divide-se em uma guerra civil entre os grupos que lutaram pela liberdade, UNITA, a MPLA e FNLA fato que motivou a família Chitunda sair de Angola para o Brasil com a ajuda de Freiras beneditinas brasileiras em 1976 chegando no Rio de Janeiro resolveram posteriormente se transferir para Pernambuco, vindo residir em Olinda cidade onde nasceu a sua ultima filha Tilovita que em língua Angola significa fugitiva da guerra.
Amélia Chitunda será cidadã de Olinda
Dia 28.11.2011
Hora: 19 horas
Câmara Municipal de Olinda
Rua 15 de Novembro, nº 93
Varadouro, Olinda-PE

domingo, 13 de novembro de 2011

Livro Guerra dos Mascates é lançado na VII Fliporto



A VII Festa Literária Internacional de Pernambuco - Fliporto está fervilhando com grandes obras e o evento confirma mais uma vez sucesso absoluto. A Fliporto recebeu entre outras atrações, no último sábado - 12.11, às 19h, na tenda da UBE, o lançamento do livro "Guerra dos Mascates", revisto e adaptado por Paulo Santos de Oliveira.

Na ocasião ocorreu uma mesa redonda com as escritoras Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque e Socorro Ferraz, o próprio Paulo Santos, tendo como mediador Marcelo Mário de Melo. O momento foi de uma grande riqueza em torno da história do Recife e da obra em questão, baseada no livro de José de Alencar.

A obra tem o apoio da Câmara Municipal Olindense, em comemoração aos 300 anos de República na Cidade Patrimônio. O vereador Marcelo Santa Cruz prestigiou o evento, assim como os vereadores da Casa Bernardo Vieira de Melo.





segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Comissão da Verdade no Brasil

A Comissão da Verdade, grupo federal criado para investigar, durante dois anos, as violações aos direitos humanos cometidos entre 1946 e 1988, incluindo o período da ditadura militar, enfrenta obstáculos para realizar, com êxito, a apuração dos casos. Atualmente, recebe críticas ferrenhas acerca da quantidade de membros que formará o grupo. O projeto, aprovado pela Câmara no último mês e que, atualmente, aguarda votação no Senado, autoriza apenas sete pessoas para a comissão, indicados pela presidente da República, além de 14 assessores.

Leia mais em: http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-cidadania/675637?task=view

Fonte: Jornal Folha de PE - Edição desta segunda (07.11.2011)
Caderno Cidadania
Autor: Antônio Campos - Advogado, Escritor e Membro da Academia Pernambucana de Letras

O Clube Carnavalesco Misto Lenhadores Olindenses - 104 anos de alegria no carnaval de Olinda

O Clube Carnavalesco Misto Lenhadores Olindenses, uma das agremiações mais tradicionais do nosso carnaval, fundado em 17 de setembro de 1907, completa 104 anos de existência. O aniversário foi festejado em sua sede, na Rua São Miguel, nº. 47, no Amaro Branco.
Na foto (da esquerda para a direita), Sr. João, Presidente da LOA e do Clube Elefante de Olinda, Tomáz, Presidente da Associação de bonecos de Rio Doce, Sr. Adelino, Presidente do Clube Lenhador, o Sr. Erivelton, Presidente do Clube Vassourinhas de Olinda e o Vereador Marcelo Santa Cruz.
A festa foi prestigiada pela Sra. Clarice Andrade, Secretária Executiva de Cultura de Olinda, também por Carlinhos do Afoxé, Presidente da Associação Carnavalesca de Olinda, além de muitos amigos e carnavalescos da cidade.
História - Sua sede social, construída por Zé de Kitute, um pedreiro que presidiu a Sua origem está ligada à troça “Viúvas Destroçadas” que reunia pescadores e peixeiros do bairro do Amaro Branco, na qual só desfilavam homens com fantasias femininas.

Na época, as poucas casas que existiam na cidade não tinham fogão a gás e, dessa forma, um grupo de pescadores do local costumava colher lenha e achou que deveria batizar o bloco de Lenhadores.
A figura-símbolo do clube carnavalesco é São Pedro, santo católico protetor dos pescadores. “Que São Pedro continue a nos proteger e a brindar com muitos carnavais pelos próximos 100 anos”, completa emocionado o presidente da troça, José Idalino de Oliveira.

A rivalidade com o clube Vassourinhas motivou "duelos musicais" históricos, como era costume no início do século, entre os compositores Americano (do Lenhadores) e Lídio Macacão (Vassourinhas).
Zé de Lúcia foi o primeiro presidente do clube.
E para recordar fica aqui a marchinha, de autoria de Clídio Nigro, cantada desde o começo do século:

“Eu sou leão de toda aldeia,
no mundo inteiro não há igual.
Tenho dinheiro para gastar
Eu sou rico,
eu sou rico,
eu sou rico
e não posso me conformar...”

Marcelo Santa Cruz participa do Lançamento da Campanha Natal Sem Fome



A campanha NATAL SEM FOME, do comitê da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida foi lançado no domingo – 23.10, no Parque Treze de Maio, e contou com as presenças de várias comunidades da Região Metropolitana.

Em Pernambuco, o Comitê é coordenado pelo jornalista Anselmo Monteiro. O Vereador Marcelo Santa Cruz participa ativamente desde o início desta campanha, sendo um dos organizadores em 1994 na cidade de Olinda. “É fundamental a participação de todos para obtermos um sucesso ainda maior do que o ano passado” destaca Marcelo Santa Cruz.

Seminário planeja o carnaval de 2012 na Cidade Patrimônio


No dia 22 de outubro, na AESO, ocorreu o II Seminário preparatório para o carnaval de Olinda. Na ocasião foi feito um balanço dos acertos e erros do carnaval 2011 e foram aprovadas várias propostas para o carnaval 2012.

O evento foi realizado pela Secretaria de Patrimônio e Cultural de Olinda e Entidades Carnavalescas de Olinda como a Associação Carnavalesca de Olinda, a Liga das Agremiações de Fantasia – LOA a Associação de Bonecos de Olinda, Associação das Orquestras de Olinda e a Associação dos Maracatus de Olinda.

O debate contou com a participação da Secretária de Patrimônio e Cultura, Márcia Souto, a ex- Prefeita e Deputada Federal Luciana Santos, representando a Frente Parlamentar Nacional em Defesa da Cultura, o ator Sérgio Manberte, diretor de Políticas Culturais do MINC e demais autoridades, além do Vereador Marcelo Santa Cruz.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ditadura - Vergonha brasileira

Revista Carta Capital
Política

Por Gabriel Bonis / 01.11.2011


Enquanto Argentina e vizinhos sul-americanos julgam e condenam agentes do Estado responsáveis por crimes durante a ditadura, País opta por esquecer seus torturadores. Foto: Ag. O Globo

Leia mais em: http://www2.cartacapital.com.br/blog/politica/vergonha-brasileira/