terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Diretoria do Conselho Municipal de Saúde de Olinda toma posse



A nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde de Olinda (CMS), composta por 40 integrantes, entre eles titulares e suplentes tomou posse no último dia 26.01, na sede da Prefeitura da Cidade, assinado pelo Prefeito Renildo Calheiros.

Esse Conselho é muito representativo, pois é formado pelo governo, servidores, mulheres das 10 RPAs e sociedade civil organizada, dando assim legitimidade a todas as camadas da sociedade, fortalecendo e implementando as políticas públicas necessárias. A eleição foi realizada em 20 de novembro passado, quando decidiu pelos novos representantes titulares e suplentes do segmento gestão (10), trabalhador (10) e usuários (20).



Para o vereador Marcelo Santa Cruz que prestigiou o evento, a eleição e a posse do Conselho são frutos de um esforço coletivo para a melhoria da qualidade de vida dos olindenses, além de representar o fortalecimento das ações da atual gestão municipal.

Também estiveram presentes no ato de posse, o vereador Enildo Arantes, Manuel Sátiro - Sec. de Governo de Olinda, a Secretária da Mulher de Pernambuco - Cristina Buarque; Marluce Ferreira - Delegada de Policia e Assessora do Departamento de Polícia da Mulher, Eliane Cavalcante - Sec. da Mulher de Olinda, André Candido - Sec. de Des. Social, Cidadania e Dir. Humanos de Olinda, a Deputada Estadual Teresa Leitão, Paulo Valença - Sec. deEducação de Olinda, além de representantes da sociedade civil.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Germano Coelho reconhecido como Cidadão de Olinda, através de resolução de autoria do vereador Marcelo Santa Cruz

Projeto de Resolução nº ____/2012
Autor: Vereador: Marcelo Santa Cruz – PT


Ementa: Concede Título honorífico de Cidadão
de Olinda a Germano de Vasconcelos Coelho.

Art.1º - Fica concedido o Título honorífico de Cidadão de Olinda a Germano de Vasconcelos Coelho.


Art.2º -  A presente resolução entra em vigor na data de sua publicação

                                              
Olinda, 26 de Janeiro de 2012

                                               Marcelo Santa Cruz
                                               Vereador-PT/Olinda



                                       JUSTIFICATIVA


        É uma grande honra ter Germano de Vasconcelos Coelho reconhecido como Cidadão de Olinda.

        Não há nenhuma dúvida, todos imaginavam, inclusive o autor dessa proposição, que Germano Coelho já era há muito, Cidadão de Olinda.Esta homenagem é reservada as pessoas que prestam relevantes serviços a nossa cidade. Ninguém mais do que Germano Coelho, tem essa legitimidade, resultado de uma larga folha de serviços prestados a esta cidade. Foi distinguido por duas vezes Prefeito desta cidade pela vontade soberana de sua gente. Destacam-se muitas realizações e obras de pedra e cal, no entanto, sua marca maior, foi o zelo com a coisa pública, todas suas contas foram aprovadas sem nenhuma ressalva pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Essa Casa Legislativa, a mais antiga do Brasil, sempre vigilante e a própria imprensa, que também prestam importantes serviços na fiscalização nos gastos públicos, nunca houve nenhum fato apontado pelos vereadores ou denunciados na imprensa questionando a honorabilidade deste homem público. Germano, é exemplo nos dias de hoje, quando políticos são colocados na vala comum da corrupção, o mesmo sobressai e deixa todos os seus concidadãos orgulhosos de tê-lo sempre como homem probo e digno, comprovado no exercício de inúmeros cargos públicos pelo mesmo exercidos.

         A concessão a Germano Coelho, do Título de Cidadão de Olinda, faz parte das comemorações aos 30 (trinta)anos que Olinda foi contemplada com o seu mais prestigioso e meritório Título – Patrimônio Cultural da Humanidade. Também é o reconhecimento e a alegria do povo de Olinda, igualmente, pela sua escolha como homenageado do Carnaval 2012.

         Por fim, a Câmara Municipal de Olinda, através de seus pares declaram o seu maior benfeitor Germano Coelho, Cidadão de Olinda, reparando um grande equivoco histórico de não tê-lo concedido esta homenagem há mais tempo, por uma questão de justiça.

                               Olinda, 26 de Janeiro de 2012

                                     Marcelo Santa Cruz
                                    Vereador-PT/Olinda

O vereador Marcelo Santa Cruz (PT) propôs na Câmara de Olinda a entrega do título de cidadão honorífico ao ex-prefeito Germano Coelho

marcelo santa cruz_divulgacao
O vereador Marcelo Santa Cruz (PT) propôs na Câmara de Olinda a entrega do título de cidadão honorífico ao ex-prefeito Germano Coelho (PSB), que será um dos homenageados deste ano do carnaval olindense.
Segundo o vereador, ninguém mais do que Germano Coelho tem legitimidade para receber a cidadania olindense, “resultado de uma larga folha de serviços prestados à cidade”.
“Ele foi eleito duas vezes para o cargo de prefeito pela vontade soberana de sua gente”, declarou, acrescentando que, além das obras de pedra e cal, que foram muitas, “a sua marca maior foi o zelo com a coisa pública”.
“Todas as suas contas foram aprovadas sem nenhuma ressalva pelo Tribunal de Contas do Estado. E além disso, nunca houve nenhum fato apontado pelos vereadores ou denunciados pela imprensa questionando a honorabilidade deste grande homem público”.
“Germano é um exemplo de honradez nos dias de hoje, quando políticos são colocados na vala comum da corrupção”, afirma Marcelo Santa Cruz.
A concessão da cidadania olindense ao ex-prefeito faz parte das comemorações dos 30º aniversário do mais honroso título conferido pela Unesco à Marim dos Caetés: Patrimônio Cultural da Humanidade.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Marcelo Santa Cruz prestigia Jornada Mundial da Juventude

Pernambuco recebeu essa semana, a cruz e o ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que farão peregrinação por todas as dez dioceses (Palmares, Nazaré, Olinda e Recife, Caruaru, Garanhuns, Pesqueira, Floresta, Petrolina, Salgueiro e Afogados da Ingazeira), até o dia 1º de fevereiro.
O Vereador Marcelo Santa Cruz prestigiou o evento na passagem pela Diocese de Olinda, na última terça- 17.01. Esse que é o maior evento católico realizado desde a visita do Papa João Paulo II em 1980. Santa Cruz destaca a importância de eventos dessa natureza a fim de refletir a cerca da juventude.

Fórum da Cidade debate Mobilidade Urbana

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Marcelo Santa Cruz recebe homenagens em seu aniversário

Alegria, diversão e muita emoção marcaram o aniversário do Vereador Marcelo Santa Cruz, no útlimo dia 14.01. A Sede da Pitombeira dos Quatro Cantos, onde ocorreu o evento ficou pequena.
Familiares e amigos estiveram presentes para comemorar e prestigiar a data.
 
Registramos a presença de Padre Vito Miracapillo, o Deputado Federal Fernando Ferro, do Vice Prefeito de Olinda Horácio Reis, Joao Roberto Peixe, Primeiro Presidente do PT, hoje no Ministério da Cultura, Leta, viúva de Evandro Cavalcante, advogado e defensor dos direitos humanos, assassinado em 1987 pelos Latifundiários de Surubim entre outros queridos e tão importantes amigos e parceiros. Marcelo Santa Cruz recebeu inúmeras homenagens em forma de poesia,  cordel e reconhecimento pelo importante trabalho de toda uma vida na luta pelos Direitos Humanos.

Um dos pontos mais emocionantes do evento foi da participação do Padre Vito Miracapillo, expulso do Brasil durante a Ditadura Militar. E agora, após 31 anos, decide voltar a Recife para revalidar seu visto permanente no Brasil – direito reconquistado em novembro passado, com a autorização do Ministério da Justiça.







sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

TENDÊNCIA CONSTRUINDO UM NOVO BRASIL - CNB OLINDA SE POSICIONA QUANTO ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012

A TENDÊNCIA CONSTRUINDO UM NOVO BRASIL - CNB PROTOCOLOU NO DIRETÓRIO MUNICIPAL DE OLINDA, HOJE, 13/01, DOCUMENTO REFERENTE A SUCESSÃO MUNICIPAL. LEIA NA ÍNTEGRA.
                        A tendência interna Construindo Um Novo Brasil – CNB / Olinda, em cumprimento ao art.2º do Regulamento de Prévias e Encontros 2012 - calendário eleitoral - estabelecido pelo Diretório Nacional do PT, vem apresentar a proposta de apoio à reeleição do atual Prefeito de Olinda, RENILDO CALHEIROS – PCdoB, considerando os seguintes motivos:
1-  A manutenção da unidade da Frente Popular que governa Olinda desde 2001, representada pelo PCdoB e o PT, vem promovendo um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social no município de Olinda, contando com o apoio do governador Eduardo Campos, do ex- Presidente LULA e da Presidenta Dilma Rousseff. Temos o entendimento da necessidade política e estratégica da manutenção da Frente Popular, por considerar ser este o conjunto de forças políticas capaz de continuar promovendo as mudanças necessárias para aprofundar as transformações sociais em Olinda, em Pernambuco e no Brasil.
2-  A fragilidade da proposta de candidatura própria que não obteve respaldo na Frente Popular ao não agregar nenhum partido que a compõem para este debate, não  conseguiu alicerçar e unificar a base partidária e social e nem sensibilizou as lideranças petistas estaduais e nacionais.
                   Desta forma, a tendência interna Construindo Um Novo Brasil, apresenta a proposta de manutenção da aliança com os partidos da Frente Popular, tendo  Renildo Calheiros – PCdoB, encabeçando a chapa majoritária na eleição municipal de 2012, por considerar ser imprescindível neste momento a manutenção da Frente Democrática e Popular, para avançarmos nas transformações necessárias em 2012 e, conseqüentemente em 2014, com a reeleição do projeto político capitaneado pelo PT, pela presidenta Dilma Roussef e pelo ex-presidente Lula.
                                Olinda, 12 de janeiro de 2011.
Subscrevem:
- Marcelo Santa Cruz – Vereador – PT,  FONE: 9971-0147
- Júnior Leite – primeiro suplente de vereador – PT. FONE: 88992566
- Humberto de Jesus – Comissão Executiva Municipal, - FONE: 92771430
- Áurelina Farias do Nascimento  – Comissão Executiva Municipal;
- Luiz Gonzaga Júnior – Comissão Executiva Municipal,
- Dominici Sávio Ramos Mororó – Diretório Municipal,
- Vivian Farias – Comissão Executiva Estadual do PT,
- Edineide César dos Santos,
- Antonio Carlos Teixeira da Silva,
- Gilson Jorge da Silva,
- Maria Clarice Sales de Albuquerque,
- Andréia Barbosa da Silva,
- Alexandro Soares de Souza,
- Elzita Santos de Santa Cruz Oliveira,
- José Júlio da Silva Filho
- Abelardo Duarte Pereira,
- André Luiz Sales de Souza,
- Rafael Crispim,
- Alba Valéria  Soares,
- Elizabete Costa de Albuquerque Melo,
- Maria das Graças Soares Dias,
- Paula Roberta Goiana da Rocha,
- Lincoln de Santa Cruz Oliveira,
-Joaquim Marcos Valença Coorêa,
- Ivison Marcelino da Silva Júnior,
- José Roberto dos Santos,
- Juliana de Almeida Bezerra,
- Valdecy Teixeira da Silva,
- Amada Ramalho Ramos,
-Ana Carolina Valença de Santa Cruz, Oliveira
- Ricardo Correia de Amorim,
- Valdérico Alves de França,
-  Helena do Socorro Azevedo Matne,
- Viviane de Santa Cruz Guerra,
-  Heldany Azevedo Matne,
- Gabriel Valença de Santa Cruz,
- Sueli  Freire Caldas Heracito do Rego,
- Rita de Cassia Fonseca Lessa,
- Fernando Augusto  de Santa Cruz Oliveira,,
-  Marden Azevedo Matne,
-  Sérgio Murilo Caetano Matne,
- Antonio Augusto Santa Cruz
- Anneliese do Rego Valença,,
- Lieudes Batista  Vilaça,
- Flávia Valença de Santa Cruz,
- Thatiane Teixeira França,
- Sérgio Murilo Caetano Matne Júnior,
 
Coordenação da CNB – Olinda:
- Marcelo Santa Cruz – Vereador – PT,  FONE: 9971-0147
- Júnior Leite – primeiro suplente de vereador – PT. FONE: 88992566
- Humberto de Jesus – Comissão Executiva Municipal, - FONE: 92771430
- Áurelina Farias do Nascimento  – Comissão Executiva Municipal;
- Luiz Gonzaga Júnior – Comissão Executiva Municipal,
- Dominici Sávio Ramos Mororó – Diretório Municipal, 
- Antonio Carlos  Teixeira da Silva.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO MINISTRO - Fernando Bezerra Coelho


MARCELO SANTA CRUZ, na condição de nordestino e Vereador do PT-Olinda, vem manifestar de público sua irrestrita solidariedade ao Ministro Fernando Bezerra Coelho, argüindo que uma catástrofe da dimensão da que ocorreu em Pernambuco, provocada pelo rigoroso inferno, resultando na última cheia, a qual atingiu cidades da Zona da Mata deste estado, tendo como conseqüência centenas de desabrigados, não tem parâmetro de comparação com as que ocorrem no Sul do País. É sabido por todos, exceto aqueles aproveitadores de Má-fé, que o Nordeste tem inúmeras dificuldades econômicas e financeiras, que sua gente deten os menores índices de desenvolvimento humano, especialmente, aqueles que são domiciliados na Zona da Mata e sobrevivem da monocultura da Cana de açúcar. Dito isto, gostaria de justificar que o Nordeste e em especial, Pernambuco, deve receber um tratamento do Governo Federal, diferenciado do Sul do País.
Foi esta a visão do estadista Juscelino Kubitschek que nos anos 60, permitiu idealizar à SUDENE, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da região Nordeste e diminuir a desigualdade. Pernambuco tem se desenvolvido e isto tem causado grande ciumeira e descontentamento ao Sul Maravilha que costumava amealhar grande parte dos recursos da União e desprezava o nordeste e os pobres. O Governo Federal tinha por muito tempo, como diretrizes beneficiar os ricos e pobres, agravando a disparidade econômica e social entre as pessoas e regiões. A concepção desenvolvimentista com justiça social e equilíbrio entre as regiões foi retomada através do Governo LULA e tem tido continuidade com Dilma Rousseff.
Diante de tudo que foi exposto, hipotecamos publicamente irrestrita solidariedade ao Ministro Fernando Bezerra Coelho.
Olinda, 10 de Janeiro de 2012
Marcelo Santa Cruz .
Vereador-PT/Olinda

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

MARCELO SANTA CRUZ EM FOCO - PAVIMENTAÇÃO DA ORLA MARÍTIMA DE OLINDA

Uma reivindicação antiga dos moradores de Olinda e do vereador Marcelo Santa Cruz - PT, agora está sendo atendida. A ordem de serviço para a pavimentação da orla marítima de Olinda foi assinada no último dia 07-01-2011 pelo Prefeito Renildo Calheiros. Acompanhe as observações feitas pelo Vereador Marcelo Santa Cruz a cerca da importância da obra em questão.

Acompanhe, Divulgue e Fortaleça esse Mandato!

Acesse: PAVIMENTAÇÃO DA ORLA MARÍTIMA DE OLINDA - http://www.youtube.com/watch?v=_9bgv62IZPI

MARCELO SANTA CRUZ EM FOCO entra no ar com notícias sobre o Mandato

O vereador Marcelo Santa Cruz tem agora mais uma ferramenta de comunicação para que o cidadão olindense acompanhe a sua atuação parlamentar. MARCELO SANTA CRUZ EM FOCO. Serão notícias em formato de vídeo que serão disponibilizados aqui no blog, assim como em sua página do facebook e mala direta.

A primeira notícia é sobre a Lei que será sancionada pelo prefeito Renildo Calheiros, nesta terça- 10.01.12, às 16h, do Taxi Acessível. Um projeto amplamente discutido no Plenário da Câmara  dos Vereadores.
Para saber mais sobre o Projeto assista ao vídeo acessando o link abaixo.

Acesse: TAXI ACESSÍVEL - http://www.youtube.com/watch?v=gyFSO0jjgkg

Fique por dentro, divulgue e fortaleça esse mandato!!!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Emoção na chegada do padre Miracapillo



Jornal do Commercio - 04.01.2012

PERSONAGEM Mais de três décadas depois de sua expulsão, padre italiano desembarcou ontem à noite no Recife. Hoje, concede entrevista e se reúne com o governador Eduardo
Paulo Augusto pauloaugusto@jc.com.br 


Choro, alegria, solidariedade. Dezenas de pessoas – entre amigos, fieis e militantes dos direitos humanos que aguardavam o padre italiano Vito Miracapillo – não contiveram a emoção quando o religioso apareceu no saguão do Aeroporto Internacional dos Guararapes, ontem à noite, vindo da Itália, para dar entrada na revalidação de seu visto permanente no Brasil. 
Vito Miracapillo foi expulso do País em outubro de 1980, em plena ditadura militar, por ter se recusado a celebrar uma missa em homenagem ao Dia da Independência, na cidade de Ribeirão (Mata Sul), onde era pároco. Em novembro passado, 31 anos depois, o Ministério da Justiça concedeu novamente o direito do religioso de, caso queira, permanecer definitivamente no Brasil.
Sorridente, feliz com a recepção, o padre italiano afirmou que agora, após revalidar seu visto, ficará na expectativa acerca de seu destino. “É uma felicidade voltar. Agora, temos que ver com os bispos como vai se dar a volta. É claro que o bispo da Itália também tem que decidir me mandar. Eu sempre me senti em casa no Brasil, mesmo depois da expulsão”, disse Miracapillo, que em sua agenda de hoje irá conceder entrevista coletiva e, no fim da tarde, será recebido pelo governador Eduardo Campos (PSB) no Palácio do Campos das Princesas. 
Ao desembarcar, Miracapillo reencontrou muitos dos amigos que cultivou nos cinco anos vividos em Ribeirão, antes da expulsão. Incluindo o casal Norma Sueli e Oscar Tavares de Melo, cujo matrimônio foi celebrado justamente pelo religioso no mesmo ano em que ele foi expulso do País. “Não gosto nem de lembrar da expulsão dele, para nós foi a morte”, afirma Norma, que também estava com o neto Vitor Gabriel, cujo nome foi uma homenagem ao padre. 
Presente no aeroporto, o vereador de Olinda e membro do Comitê Memória, Verdade e Justiça de Pernambuco, Marcelo Santa Cruz (PT), acredita que foi feita “a reparação de uma injustiça grande”. “Não deixa de ser um fato histórico ele estar, 30 anos depois, resgatando todos os seus direitos. É mais um anistiado que chega”, ressaltou.

Em entrevista na Rádio Universitária, Vereador Marcelo Santa Cruz abordou o tema direitos humanos



O Vereador Marcelo Santa Cruz foi o entrevistado do Programa Conexão UFPE Saúde, na Rádio Universitária FM, no último dia 30.12.11, com os comunicadores Ismael e Paula.

Com grande participação dos ouvintes, a entrevista abordou a Campanha dos Bons Tratos, do Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social- CENDHEC.  Em sua 7ª edição, a ação traz o tema “Bons Tratos: Plante essa ideia” e está ligada ao programa “Criança com todos os Seus Direitos”, promovido pela União Europeia e a ONG internacional Save The Children.  Marcelo Santa Cruz é Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Olinda, Coordenador do Comitê pela Memória, Verdade e Justiça, advogado e coordenador adjunto do CENDHEC.

A pauta foi ampla abordando violência física e psicológica contra crianças e adolescentes, a atuação do Comitê, homicídios contra mulheres, o papel das ONGs no exercício da democracia, formação na área de direitos humanos, segurança pública e cidadã, além do Programa Nacional dos Direitos Humanos - PNDH-3 e redução da maior idade penal.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Aniversário de Marcelo Santa Cruz

É com muita alegria que aguadamos a presença de todos no aniversário de Marcelo Santa Cruz, no dia 14 de janeiro, a partir das 12h, na sede da Pitombeira dos Quatro Cantos, rua 27 de janeiro, nº 128, Carmo, Olinda.