segunda-feira, 30 de abril de 2012


Diario de Pernambuco

Disputa no Recife reflete em Olinda
 
JÚLIA SCHIAFFARINO juliaschiaffarino.pe@dabr.com.br
Recife, sábado, 28 de abril de 2012

Divergências petistas na capital do estado estão influenciando no debate eleitoral olindense


Tereza tem a missão de contornar a situação. Imagem: BLENDA SOUTO MAIOR/DP/D.A PRESS
As disputas internas do PT no Recife contagiaram o núcleo do partido na vizinha Olinda. Três nomes brigam pela candidatura à vice do atual prefeito Renildo Calheiros (PCdoB), que busca a reeleição. São eles Horácio Reis, atualmente no cargo, e os vereadores Marcelo Santa Cruz e Enildo Arantes. Com a missão de amenizar os ânimos, a presidente do partido na cidade, Tereza Leitão, pretende resolver tudo na base do diálogo, evitando assim levar o assunto para uma votação interna. 

De acordo com Santa Cruz, a postulação tanto do nome dele quanto do de Arruda foi consequência das discussões do PT sobre apoiar a reeleição de Renildo ou apresentar candidato próprio. “A partir do momento que Horácio foi contra a continuidade do projeto com Renildo, tivemos que pensar em um nome para vice que não fosse o dele”, falou. Arantes confirma o estopim da disputa. 

Apesar de ambos os vereadores defenderem a continuidade da parceria com os comunistas, na ocasião, cada um deles encabeçou uma chapa independente, isso já com vistas em, posteriormente, fortalecer o nome para concorrer à vice. Juntos, os dois grupos confirmaram apoio ao prefeito, vencendo a chapa de Horácio, que pretendia ter Tereza Leitão como candidata à prefeitura. 

Os motivos, entretanto, não se resumem a isso. Horácio Reis, assim como Tereza Leitão, são ligados à tendência petista do prefeito do Recife João da Costa. Por outro lado, Marcelo Santa Cruz faz parte da Corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) do senador Humberto Costa, e Arantes integra o grupo do deputado federal João Paulo. Ambos são defensores da candidatura de Maurício Rands na capital.

“As forças políticas se comunicam. Olinda não é uma ilha, e o PT é articulado. Achar que uma coisa não tem a ver com a outra é ingenuidade”, afirmou Santa Cruz. Mais comedido, Horácio Reis diz que esse fato não teria sido o motivo para a multiplicação de nomes em oposição ao dele, mas concorda que a questão é uma razão para um forte acirramento dos ânimos. 

terça-feira, 24 de abril de 2012

Marcelo Santa Cruz se destaca entre os vereadores mais atuantes de Olinda segundo pesquisa

 O Vereador Marcelo Santa Cruz será homenageado no 50º Simpósio Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Secretários e Assessores Municipais, evento realizado pelo Instituto Tiradentes, nos dias 27 e 28 de Abril, no Auditório Brum do Centro de Convenções de Pernambuco, à Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho, Olinda - PE. Santa Cruz se destaca entre os três mais atuantes vereadores olindenses.
Além das homenagens, o evento também irá debater temas da mais alta relevância para o Legislativo Municipal como: A CPI como Instrumento de Apuração da Corrupção, Prestação de Contas Eleitorais, Ética na Política, Propaganda Eleitoral Permitida e Vedada, O Futuro das Candidaturas e a Lei Ficha Limpa, e, O Papel do Vereador e do Gestor da Saúde na Gestão do SUS.

O Simpósio contará com a presença de: Dr. Maviael de Souza Silva, Dr. Bruno de Albuquerque Batista, Dep. Federal Augusto Rodrigues Coutinho de Melo, Dr. Antônio Carlos Palhares Moreira Reis, Dr. Walber de Moura Agra, e, do Dr. Marcos Aurélio Farias da Silva.
Condecoração - Em sessão solene serão condecorados com a Medalha Imperador Dom Pedro II, os vereadores mais bem votados na enquete de opinião popular realizada através da pagina do Instituto na internet: www.institutotiradentes.com. A pesquisa foi feita via internet, com participação espontânea da população. A “Medalha Imperador Dom Pedro II” é conferida apenas mediante criteriosa seleção de políticos com aprovação na mencionada enquete e que possuam ilibada reputação ético-moral e significativos trabalhos prestados à comunidade.



Instituto Tiradentes
Sua sede fica em Viçosa-MG e que possui destacada atuação na área de cursos de capacitação para gestores públicos, tendo realizado eventos em todas as regiões brasileiras.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Marcelo Santa Cruz debate Direitos Humanos no Rio Grande do Sul

O vereador Marcelo Santa Cruz participará nesta sexta- 20.04.12, do V Colóquio Nacional de Direitos Humanos, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Santa Cruz será painelista com o tema: Desafios à luta pelo Direito à Memória, à Verdade e à Justiça.

O evento que é aberto à participação de todos teve início ontem- 17.04, segue até 20.04 e já tem uma trajetória consolidada como espaço aberto, plural e amplo de reflexão sobre concepção, fundamentação e realização dos direitos humanos.


PROGRAMA
17/04 – Terça Feira
19:30 – Sessão Solene de Abertura – Presença de Autoridades e Lideranças Sociais
20:00 – Entrega do Prêmio Direitos Humanos
20:30 – Conferência 1: Compromisso com o direito à Memória, à Verdade e à Justiça
Conferencista: Gilles Gomes, Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos da Secretaria dos Direitos Humanos
Ementa: Visa situar o sentido da memória, da verdade e da justiça como parte dos compromissos com a realização dos direitos humanos e a maneira como a sociedade e o Estado brasileiros vêm assumindo este compromisso, mostrando os principais desafios para avançar na efetivação destes direitos. Visa também esclarecer e mostras o significado e as diferenças de cada um dos aspectos implicados: a memória, a verdade e a justiça.

18/04 – Quarta Feira
08:00 às 12:00 – Minicursos e Oficinas
14:00 às 16:00 – Painel Temático 1: Dimensão ético-política do direito à memória, à verdade e à justiça
Painelistas: Paulo César Carbonari (IFIBE; MNDH)
Ementa: Visa aprofundar a reflexão para compreender o sentido ético e político da luta pelo direito à memória, à verdade e à justiça ressaltando sobretudo o posicionamento dos sujeitos implicados em processos de exceção e as formas de resistência e de enfrentamento da barbárie e da injustiça ressaltando sua centralidade ética.
16:00 às 18:00 – Comunicações
19:30 – Atividade Cultural
20:00 às 22:00 – Conferência 2: Motivos para Lutar por Memória, Verdade e Justiça
Conferencista: Cecilia Pires (PPG Filosofia Unisinos)
Ementa: Visa tomar conhecimento de experiências de outros países acerca da temática e identificar de forma consistente e sistemática os principais motivos e razões práticas para que cada um e cada uma se engaje na luta pela memória, pela verdade e pela justiça como direitos humanos.

19/04 – Quinta Feira
08:00 às 12:00 – Minicursos e Oficinas
14:00 às 16:00 – Painel Temático 2: Porque fazer justiça às vítimas: experiências históricas
Painelistas: Enrique Serra Padrós (UFRGS) e Suzana Lisboa, familiares de mortos e desaparecidos
Ementa: Visa promover a reflexão sobre a dimensão da justiça às vítimas como elemento substantivo e necessário ao direito à memória e à verdade, refletindo sobre os aspectos histórico-políticos implicados neste processo, inclusive com confrontos com experiências históricas em vários lugares do mundo, de sorte a apontar para centralidade da luta pela justiça como parte da luta pelo direito à memória e à verdade.
16:00 às 18:00 – Comunicações
19:30 – Atividade Cultural
20:00 às 22:00 – Conferência 3: Memória das vítimas, das lutas, das organizações e dos sujeitos de luta
Conferencista: Amelinha Telles, familiares de mortos e desaparecidos, SP
Ementa: Visa alargar o conceito de memória coletiva como processo de identificação da construção de identidades em processos de luta nos quais as vítimas de violações de direitos se organizam em processos de luta constituindo dinâmicas de afirmação de sujeitos individuais e coletivos que consolidam bandeiras que demandam bens e reconhecimento.

20/04 – Sexta Feira
08:00 às 12:00 – Minicursos e Oficinas
14:00 às 16:00 – Painel Temático 3: Desafios à luta pelo Direito à Memória, à Verdade e à Justiça
Painelistas: Marcelo de Santa Cruz Oliveira (MNDH, PE) e Leandro Scalabrin (CDHPF)
Ementa: Visa identificar os principais desafios concretos para que a luta pelo direito à memória, à verdade e à justiça se constituam em um processo social significativo e com amplo envolvimento dos diversos grupos e setores sociais, especialmente dos movimentos sociais.
16:00 às 18:00 – Comunicações
19:30 – Atividade Cultural
20:00 às 22:00 – Conferência 4: Memória e Verdade: a Comissão Nacional da Verdade
Conferencista: Roberta Baggio, Comissão Anistia e Secretaria de Segurança Pública/MJ
Ementa: Visa apresentar os desafios para a implementação da Comissão Nacional da Verdade criada pela Lei nº 12.528, de 18/11/2011, para a realização da memória e da verdade e dos limites para a realização da justiça no contexto da luta pelos direitos humanos.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Comissão começa a ser definida


Jornal do Commercio - 16.04.12

BRASÍLIA – Cinco meses depois da sanção da lei que criou a Comissão da Verdade, a presidente Dilma Rousseff iniciou o processo de escolha dos sete integrantes deste colegiado. O propósito é fechar  esses nomes até o final deste mês e iniciar os trabalhos até o final de maio. No mais tardar, em junho. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou, na semana passada, que a instalação da comissão será ainda neste primeiro semestre.

Dezenas de indicações estão sobre a mesa da presidente Dilma, que já teria iniciado essas consultas. Um dos nomes cotados para integrar a comissão é o de Nilmário Miranda, ex-ministro dos Direitos Humanos no governo de Luiz Inácio Lula da Silva e um militante histórico, que foi perseguido e preso pela ditadura. Nilmário preside até outubro a Fundação Perseu Abramo, vinculada ao PT, e também é um dos primeiros suplentes de deputado federal por Minas.
Mas o petista diz que não foi sondado pelo governo. “Não tenho notícia. Não fui consultado”, disse ontem Nilmário, que também integra a Comissão de Anistia, onde vai cuidar da criação do Memorial da Anistia, que ficará em Belo Horizonte.

Chegaram várias indicações às mãos da presidente. Uma relação de 50 nomes elaborada por comitês da Memória e da Verdade e Justiça de todo o País foi protocolada na Presidência. A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, tentou agendar encontro desses grupos com Dilma, mas a reunião não aconteceu.
Nesta lista constam as indicações do procurador de São Paulo Marlon Weichert – que trabalha em processos contra militares que atuaram no regime militar, como Carlos Brilhante Ustra – e de Belisário dos Santos Júnior – da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos e ex-advogado de perseguidos pela ditadura.
Também estão na relação Clarice Herzog, viúva de Vladimir Herzog, e Vera Paiva, filha de Rubens Paiva, que foi vetada para fazer discurso na solenidade da criação da Comissão da Verdade, no Palácio do Planalto, em 2011.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Olinda exigirá segurança nos bancos

Fonte: Folha de PE (Grande Recife)



Vereadores do município vão solicitar que leis municipais sejam cumpridas
12/04/2012 02:11 - DIEGO MENDES

Gabi Vitória



PARLAMENTARES realizaram uma audiência pública ontem para discutir o tema

Os vereadores de Olinda vão entrar na briga para forçar os bancos a cumprirem as leis municipais que visam mais segurança nos estabelecimentos financeiros que funcionam naquele município. Ontem, parlamentares da Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade realizaram uma audiência pública para discutir o tema com membros do Poder Legislativo do Recife, que também lutam com o mesmo objetivo. Na Capital pernambucana, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do promotor Ricardo Coelho, assegurou que até o próximo dia 20, a legislação vai ser cumprida. Caso a desobediência continue, serão aplicadas multas diárias de R$ 2 mil e haverá o fechamento das agências que estiverem irregulares.

De acordo com Ricardo Coelho, no Recife, não tem mais para onde os bancos “correrem”. “Entramos com uma ação civil pública e o juiz nos deu parecer favorável à aplicação da lei. As instituições financeiras, em breve, vão ter que respeitar à legislação municipal. Caso contrário, vamos fazer interdições já a partir do final deste mês e aplicaremos multas aos desobedientes”, enfatizou o promotor. A possibilidade de fechar agências bancárias causa divergência até entre os coordenadores do Procon-Recife e Pernambuco, Cleide Torres e José Rangel, respectivamente. “Se paralisarem as atividades, vão prejudicar a população”, alega Rangel. “O prejuízo será causado à imagem dos bancos. Não faremos essas ações no período de pagamento e nem em qualquer bairro. Os banqueiros precisam respeitar nossa legislação, pois é isso que fazem no Sul e Sudeste. Devemos ser duros aqui também. Nem a Lei da Fila (que determina 15 minutos para a realização do atendimento) é respeitada”, rebateu Cleide Torres.     

Divergências à parte, o fato é que essa discussão está atraindo outros municípios. Os vereadores de Olinda, por exemplo, querem, assim como os do Recife, a instalação de biombos nos caixas, câmaras, garagem para carro-forte, bloqueadores de celulares, blindagem dos vidros e das cabines dos vigilantes, entre outros dispositivos. No entanto, diferente da Capital, que já tem leis sancionadas nesse sentido, os parlamentares olindenses precisam avançar no tema. “Já é obrigatória a colocação de divisórias nos terminais eletrônicos (biombos), a destruição de cédulas, estacionamento para carros-forte e detectores de metais. Vamos trabalhar para essas determinações sejam seguidas e para que novos dispositivos sejam criados”, disse o vereador Marcelo Santa Cruz.  

Observando o “cabo-de-guerra” entre os parlamentares e os banqueiros está a sociedade, que, infelizmente, já viu vários processos como este terminarem engavetados. Para afastar a ideia de que tudo “acabará em pizza”, o promotor Ricardo Coelho parece ter o remédio certo. “Desejo que cada município repita o trabalho que estamos fazendo no Recife. Se cada um desses atores (policias, órgãos de defesa do consumidor, parlamentos e MPPE) cumprirem suas funções, a população vencerá essa batalha”, ponderou. Hoje, todos os envolvidos nesse embate vão se reunir com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) para discutir o andamento das negociações.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Recuperação da Orla Marítima é tema de audiência pública

Deputado Sérgio Leite e o Vereador Olindense Marcelo Santa Cruz


Nesta terça-feira (10), uma audiência pública discutiu os impactos das obras do Projeto de Recuperação da Orla Marítima dos Municípios de Paulista, Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes, que abrangerá uma extensão de 48 quilômetros. Muita gente foi ao auditório Tabocas, no Centro de Convenções para acompanhar os projetos. As obras devem começar no início de 2013 e durar em torno de um ano e meio. O vereador Marcelo santa Cruz esteve presente no evento e está empenhado nessas ações de recuperação.

A audiência é uma etapa obrigatória do processo de licenciamento da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) a partir da conclusão do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da obra, que integra a política pública de controle dos efeitos causados pelas mudanças climáticas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). O Estudo de Impacto Ambiental foi elaborado pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), com base no projeto básico da empresa CPE Brasil.

Imagem: Asse. Dep Sérgio Leite

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Audiência Pública na Câmara de Olinda irá debater aplicação das leis de proteção e segurança na rede bancária

A aplicação das leis de proteção e segurança e de atendimento aos clientes pelas instituições bancárias estabelecidas na Região Metropolitana do Recife será tema de Audiência Pública no dia 11 de abril, às 10h, na Câmara de Olinda.

A resolução é de autoria do vereador Marcelo Santa Cruz e a audiência será realizada junto com o Parlamento conjunto com o Parlamento Metropolitano do Recife, tendo em vista que se trata de matéria que vem sendo discutida em várias Câmaras Legislativas, motivo pelo qual requer um tratamento comum.

É do conhecimento de todos que a Câmara do Recife e Olinda são autoras de leis neste sentido. Essa questão tem sido objeto de preocupação e debate de todos os vereadores nas mais variadas Câmaras além do Ministério Público, na coordenadoria de defesa do consumidor. Além disso, o Sindicato dos Bancários do Estado de Pernambuco tem liderado campanha no sentido de melhorar a prestação de serviços ao consumidor e a segurança de clientes e empregados que prestam serviços nas instituições bancárias.

Cerimônia da Comissão da Verdade no Palácio do Governo de PE

O governador Eduardo Campos encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado, no último dia 30 de março/12, em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, o Projeto de Lei para a criação da Comissão Estadual da Memória e da Verdade.

A comissão vai garantir o acesso às informações públicas referentes ao período das ditaduras militares no país, entre os anos de 1946 a 1988. A ação visa fortalecer o cumprimento de normas e princípios de convenções internacionais de Direitos Humanos, ratificadas pelo Estado Brasileiro.

Acesse os links abaixo:

Discurso do Governador Eduardo Campos

http://www.youtube.com/watch?v=IB4_DQch3Fs

Discurso do Vereador Marcelo Santa Cruz

http://www.youtube.com/watch?v=mEPjrN025GM

Entrevista de Marcelo Santa Cruz

http://www.youtube.com/watch?v=ojywLY9Dmuw

OUTRO LADO: MILITARES REPUDIAM TORTURA E DEFENDEM COMISSÃO DA VERDADE


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Militares comemoram golpe de 64 e causa revolta

Enquanto militares comemoravam o golpe de 64, em uma grande reunião, na sede do Clube Militar, no Rio de Janeiro, vítimas das torturas praticadas durante a ditadura no Brasil e seus familiares realizavam grande protesto, no último dia 02.04.
O Programa CQC registrou o momento.

Acompanhe: http://www.youtube.com/watch?v=d6v8A4teJBM

FELIZ PÁSCOA!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Academia Santa Gertrudes: compromisso com a educação

Segue na íntegra o discurso do vereador Marcelo Santa Cruz proferido na homenagem feita pela Câmara de Olinda ao Centenário da Academia Santa Gertrudes, no último dia 29 de março.


É com muita emoção que nesta noite saúdo a Academia Santa Gertrudes pelo transcurso de seu centenário. Não é fácil uma Instituição de ensino fazer cem anos, prestando relevantes serviços a sociedade.A transitoriedade da vida é fato incontestável. A história da Academia Santa Gertrudes permanece viva e atual através de sucessivas gerações, mas o tempo passa de forma inexorável. Esta Casa Legislativa, o  parlamento mais antigo do Brasil, não poderia deixar de homenagear esta renomada Instituição de Ensino, sediada no Município de Olinda, Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.

      Nesta oportunidade, manifesto meus agradecimentos aos meus colegas vereadores que aprovaram por unanimidade essa resolução, permitindo a realização dessa justa e merecida louvação, destacando o reconhecimento pela boa qualidade do ensino cidadão, ministrado de forma continuado ao longo dos anos, até os dias de hoje. Essa caminhada, é como dizia Dom Helder Câmara:

      É graça divina começar bem, graça maior é persistir na caminhada certa. Mas graças das graças é não desistir nunca”.

      É óbvio que durante os 100 anos da Academia Santa Gertrudes ocorreram dificuldades, próprias da condição humana e histórica de cada povo, superadas pela fé em Deus, ajudados através da determinação e idealismo das irmãs beneditinas e de seus professores(as),alunos(as)e colaboradores(as).

Gostaria de homenagear as irmãs: Ir. Plácida Schaffner e  Ir. Marzella Leberfing,as primeiras que vieram da Alemanha para o Brasil no ano de 1903 e em 1912, iniciaram aqui em Olinda um modesto instituto de educação, que ao longo dos anos, transformou-se na Academia Santa Gertrudes, a qual reflete o compromisso da Congregação Beneditina com a missão educativa, responsável pela formação de inúmeras gerações atuantes nas mais diversas áreas do conhecimento, sem perder nunca os ensinamentos humanísticos aqui recebidos.

É verdade, que os primeiros passos da Academia foram dados no ano de 1915 quando foi fundado o Curso Primário, que por sugestão do Abade Dom Pedro Roeser, passou a denominar-se Academia Santa Gertrudes, justa homenagem a religiosa Gertrudes de Hleffa, nascida em Eislebem – Alemanha, canonizada pelo Papa Clemente XII, no ano de 1677, dedicada ao estudo das escrituras e teologia, autora de vários textos, dentre eles: Revelações do Amor Divino e Exercícios Espirituais, entre as várias visões que teve, destaca-se a que teve com Jesus a convidando para repousar sua cabeça no seu peito para o ouvir seu coração batendo no compasso do divino amor.

A primeira turma de professoras foi formada em 1925,quando 14 moças foram diplomadas como professoras. A partir de então, a Academia não parou de crescer sempre. Passou a ser educandário misto, em 1972,aberta ao mundo e ao mesmo tempo que se modifica não perde os seus princípios humanitários, tendo como missão educacional a VIDA e a FORMAÇÃO, ministrando uma Educação Evangélica Libertadora, tendo como proposta pedagógica a criticidade e a criatividade, de modo que quem lá estuda se torna um(a) cidadão(a) consciente do seu papel social e profissional.

A Academia Santa Gertrudes oferece serviços desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, entre outras atividades extracurriculares como gincanas, atividades esportivas, além de participar ativamente do carnaval de Olinda.

Ao completar 100 anos, a Academia  está consolidada como instituição religiosa de ensino, reconhecida em todo o Brasil, por lá passaram várias gerações, inclusive, recentemente, participei com minha irmã Rosalina das comemorações dos 50 anos da turma de ex-alunos que fez parte, foi emocionante o reencontro daquelas pessoas já com cabelos brancos, mas que ainda guardam com carinho os bons momentos e as amizades surgidas nos bancos escolares, os inesquecíveis mestres do passado, assim como tenho a mais absoluta certeza de que os atuais alunos não esquecerão os atuais mestres, como a dinâmica professora Márcia Almeida, a quem procuramos para promover esta sessão comemorativa, o meu amigo professor Artur Peregrino, pessoa que conheço faz muitos anos e sou testemunha do seu compromisso com a educação cidadã, o Prof. Luis Adolfo, identificado com a mais expressiva manifestação carnavalesca de Olinda, O HOMEM DA MEIA NOITE, e todas as demais queridas professoras e professores que formam o corpo docente.

Homenageio de forma especial in memoria o Prof Sebastião, primeiro homem a ensinar na Academia, a Diretora Irmã Maria Aparecida Mascarenhas e a grata e boa surpresa de reencontrar a irmã Vânia Maria Toscano de Brito, prioresa dessa instituição, pessoa que conheço desde a minha adolescência, filha do saudoso médico Dr. Dirceu Veloso, a quem também homenageamos com nossas lembranças,  Irmã de Tânia, e Vinício. Lembro-me dos anos 60, quando Vânia e Tânia eram estudantes da Academia Santa Gertrudes, e eu do Colégio São Bento, época dos sonhos juvenis, hoje represento no parlamento municipal o povo de Olinda, ostentando a bandeira dos direitos humanos e Vânia, representa com a força de  sua fé inabalável a construção de  um mundo de paz, onde somente é possível com a presença do Deus Pai Todo Poderoso, Justo e Misericordioso.

Finalmente, a Casa Bernardo Vieira de Melo, presta esta justa homenagem a Academia Santa Gertrudes exemplo de educandário que orgulha e enaltece a cidade de Olinda, ao lado de outros educandários religiosos como o Colégio São Bento e o Imaculado Coração de Maria, continuará formando nossa juventude, por mais cem ou mil anos, cumprindo até o fim a sua missão educadora designada por Deus e concluo sob a inspiração de  São Francisco de Assis:
Ninguém é suficientemente perfeito, que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão”.

Obrigado

Marcelo Santa Cruz
Vereador PT/Olinda