quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Carnaval de Olinda deve movimentar R$ 60 milhões


Do NE10
Pelo menos dois milhões de foliões devem brincar as 243 horas de atrações do Carnaval de Olinda, no Grande Recife. É o que espera a Prefeitura da cidade. Com isso, a estimativa é que a movimentação durante os cinco dias de festa seja de R$ 60 milhões.

Leia mais:
http://ne10.uol.com.br/canal/carnaval-2013/pernambuco/noticia/2013/01/31/carnaval-de-olinda-deve-movimentar-r-60-milhoes-396492.php

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Habeas Corpus - Justiça para Roberto Monte





Os advogados Frederico Barbosa Oliveira e Marcelo Santa Cruz impetraram uma Ordem de Habeas Corpus contra a juíza auditora da 7ª Circunscrição da Justiça Militar em favor do economista e militante dos Direitos Humanos, Roberto de Oliveira Monte que está sendo processado com base no Código Processo Penal Militar por ter realizado uma palestra na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN sobre o papel das Forças Armadas.

A Justiça Militar entendeu que o civil Roberto Monte e mais 13 militares presentes à referida palestra teriam incitado a formação de motim e denegrido as Forças Armadas e por isso estão sendo alvo de processo. Perante a Justiça Militar local onde à época da Ditadura, civis eram julgados com base na Lei de Segurança Pública Nacional e processados através do Código Processo Penal Militar.

Os advogados Frederico Barbosa Oliveira e Marcelo Santa Cruz entendem que não se justifica civis serem julgados pela Justiça Militar. Inclusive, em vários países da Europa, a Justiça Militar já foi extinta, justificando a sua manutenção apenas em época de Guerra e mesmo assim, com competência exclusiva para julgar crimes militares, estando, portanto, excluídos os civis.

Além disso, a Constituição de 1988 não contempla o delito de opinião, motivo pelo qual o Código Processo Penal Militar, a Lei de Segurança Nacional e outras legislações infraconstitucionais devem ser revogadas, tendo em vista que vão de encontro à Constituição Federal.

Essas legislações representam os chamados “Entulhos autoritários”, conseqüências da Ditadura Militar. A auditora da 7ª CJM, em uma atitude autoritária, contrariando o próprio Código Processo Penal Militar fixou o prazo de cinco dias para apresentação das razões finais de defesa do acusado Roberto Monte, quando o este fixa um prazo de 12 dias quando há no processo mais de cinco réus, como é o caso.

Frederico Barbosa Oliveira e Marcelo Santa Cruz entendem que houve cerceamento de defesa e abuso de poder por parte da Juíza, motivo pelo qual impetraram habeas corpus junto ao Supremo Tribunal Militar.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


FALECIMENTO DE ZÉ DE NÉ

Morre em Caetés um dos personagens da história de Lula
Faleceu, no município de Caetés, um importante personagem da história política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). José Francisco dos Santos, popularmente conhecido como “Zé de Né”, foi o homem que, em 1952, transportou em seu caminhão Dona Lindu e seu filho, o pequeno Lula.

Ex-vereador em Garanhuns, Zé era dono de uma propriedade em Caetés, terra natal no ex-presidente. Pai de oito filhos, todos radicados em São Paulo, José Francisco costumava passar temporadas na capital paulista junto aos seus familiares.

O corpo de Zé de Né foi velado e sepultado em Caetés.

Com informações do blog de Roberto Almeida.

NOTA DE SOLIDARIEDADE - TRAGÉDIA EM SANTA MARIA - RS


TRAGÉDIA EM SANTA MARIA - RS

Estamos todos solidários, mas isto somente não basta. É necessário que seja apurado com todo rigor a responsabilidade daqueles que concorreram para que essa tragédia acontecesse. Fico a imaginar a dor destas famílias, seus filhos, irmãos, companheiros (as), amigos (as), colegas e conhecidos (as). Vão se divertir, curtir a vida e inesperadamente acontece essa tragédia. Recebam todos os meus irrestritos votos de solidariedade e como cristão colocarei todos em minhas orações

Marcelo Santa Cruz.

Comunidades do Recife e Olinda recebem ação de prevenção ao abuso e exploração sexual

O período de Carnaval se aproxima, e com ele os efeitos positivos e negativos em grandes cidades como o Recife e Olinda. No intuito de alertar pais e familiares de crinças residentes próximas aos focos de folia, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) firmou parceria com as prefeituras das duas cidades para realizar uma ação porta a porta em três comunidades.

Leia mais:

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2013/01/28/comunidades-do-recife-e-olinda-recebem-acao-de-prevencao-ao-abuso-e-exploracao-sexual-71544.php

NOTA – OAB/PE, IMPRENSA E ENTIDADES SOCIAIS
 
      Em razão da Juíza–Auditora da 7ª CJM – Circunscrição da Justiça Militar haver restringido o prazo de defesa no Processo Penal Militar que responde o civil, economista e defensor militante dos direitos humanos Roberto Monte, os advogados que patrocinam sua defesa e representam a OAB/PE,  Frederico Barbosa e Marcelo Santa Cruz, vão impetrar uma ordem de Habeas Corpus junto ao Superior Tribunal Militar em Brasília–DF, arguindo ilegalidade, cerceamento de defesa e abuso de autoridade. O ato será realizado amanhã (terça feira) dia 29.01.2013, na sede da OAB/PE, (auditório)  Rua Imperador Dom Pedro II, 235 - Santo Antônio, Recife-PE, ás 14: 00 horas.
      
       Fones para contato: Frederico Barbosa (081) 99556967/99689221,Marcelo Santa Cruz (081) 99710147.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Projeto Ausências



Fernando Santa Cruz com a sua namorada, futura esposa e viúva Ana Lucia, Ana Carolina, (irmã de Ana Lucia) e namorada e posteriormente esposa de Marcelo, (irmão de Fernando) e sua cunhada Ana Maria. Foto efetuada na praia de bairro novo, ano de 1966 e a atual efetuada em 2012 no mesmo local. Destinada ao projeto ausência.

Manoel Matos, Presente, Agora e Sempre!!


Homenageamos o advogado Manoel Matos, assassinado em 24 de janeiro de 2009, lembrando da sua luta em defesa dos Direitos Humanos, justiça e Cidadania. Parte de sua vida Manoel Mattos dedicou à defesa de trabalhadores rurais e à denúncia incansável da atuação de grupos de extermínio na região da divisa entre os estados de Pernambuco e Paraíba, participando ativamente em duas CPI’s em âmbito estadual e uma em âmbito nacional. Continuamos cobrando punição dos responsáveis. A justiça precisa ser feita para que crimes como esse nunca mais aconteçam.


Na imagem em anexo registramos Manoel Matos acompanhado do Ministro dos Direitos Humanos - Paulo Vannuchi e do vereador olindense Marcelo Santa Cruz no Encontro Nacional de Direitos Humanos, realizado na Câmara dos Deputados em Brasília - DF.

Assista também à matéria que registra informações a cerca da morte do ex-vereador, advogado e presidente do PT em PE à época - Manoel Mattos.

http://youtu.be/d4r3XdXnW30