segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Audiência Pública Comemorativa à Semana das Pessoas com Deficiência

C  O  N  V  I  T  E 

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Olinda, através dos Vereadores Marcelo Santa Cruz, Arlindo Siqueira e Fernando MJ, convidam V.Sa. para Audiência Pública Comemorativa à Semana das Pessoas com Deficiência. 

Data: 27 de agosto de 2013  (terça - feira)
Horário: 15:00 horas,
Local: Plenário da Câmara Municipal de Olinda.
Rua Quinze de Novembro, nº. 93, Varadouro, Olinda – PE.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Comissão da Verdade do Rio é proibida de visitar antiga sede do DOI-Codi


Acabou frustrada a visita da Comissão da Verdade do Rio ao antigo Destacamento de Operações de Informações-Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), principal centro de tortura na época da ditadura, que funcionava no 1º Batalhão da Polícia do Exército, na Tijuca, zona norte da cidade. O Exército proibiu a entrada dos membros da comissão, que tinham como objetivo reivindicar o tombamento do local para a criação de um centro de memória, a exemplo do que foi feito em São Paulo com o prédio do antigo Dops e em Buenos Aires com a Escola de Mecânica da Armada.

Leia mais: http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/nacional/noticia/2013/08/21/comissao-da-verdade-do-rio-e-proibida-de-visitar-antiga-sede-do-doicodi-437873.php

Fonte: JC

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

DEBATE: A REFORMA POLÍTICA

CONVITE 
                                                                                                                                               
 O Vereador Marcelo Santa Cruz e o Vice-Prefeito Enildo Arantes convidam V.Sa. a participar de debate:  
                            
                         A REFORMA POLÍTICA
 
Presenças: Dr. Carlos da Costa Pinto Neves Filho – OAB/PE.
                    Dep. Federal João Paulo – PT.
                    Dep. Federal Luciana Santos – PCdoB.
                    Vereador Jayme Asfora – PMDB/Recife     
 
DIA: 12 de Agosto (segunda-feira)
HORÁRIO: 19 Horas
LOCAL: Plenário da Câmara Municipal de Olinda
Rua 15 de novembro, Nº 93, Varadouro, Olinda-PE
 

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Vereador de Olinda, Marcelo Santa Cruz recebe convite para inauguração da exposição “Ausências Brasil”, em Brasília



Publicado em: 06-08-2013 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Blog, O Brasil, Pernambuco

O coordenador do Projeto “Direito à Memória e à Verdade” da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Gilney Viana, convidou o advogado e vereador em Olinda, Marcelo Santa Cruz Oliveira (PT), para participar da inauguração da exposição “Ausências Brasil” que retrata a ausência deixada por 12 brasileiros e 05 argentinos, assassinados durante as ditaduras militares nos dois países.
A amostra foi realizada pelo fotógrafo argentino Gustavo Germano, em parceria com Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
O evento será realizado em Brasília, no próximo dia 29, às 19 horas, no Museu Nacional da República.
Marcelo Santa Cruz é irmão do estudante Fernando Santa Cruz Oliveira, que desapareceu no Rio de Janeiro em 1973 e nunca mais foi encontrado.
Há evidências de que ele foi sequestrado, torturado e assassinado por agentes da repressão política, porém o seu corpo nunca foi encontrado.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Porque Bruno Ribeiro na presidência regional do PT


Publicado em: 04-08-2013 | Por: Inaldo Sampaio | Em: BlogR. Metropolitana

0

Do vereador Marcelo Santa Cruz (PT), líder do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) na Câmara Municipal de Olinda, o Blog recebeu o texto, abaixo, defendendo a indicação do advogado Bruno Ribeiro para a presidência do PT Pernambucano:
I) Prezado INALDO SAMPAIO, estamos muito satisfeitos com a escolha de Bruno Ribeiro de Paiva para ser candidato a presidente do PT Estadual. Trata-se de um militante que tem lastro nos movimentos sociais. O seu nome mobiliza a juventude, encontra-se sintonizado com os recentes movimentos de rua, é um reencontro com o PT militante.
II- Além de sua vinculação com os trabalhadores rurais, ele faz parte do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, da Rede dos Advogados Populares, do Instituto Dom Helder Câmara e do Gabinete de Assessoria das Organizações Populares (GAJOP).
III- É sem dúvida o melhor e mais comprometido quadro de que o PT dispõe e eu sou um dos muitos entusiastas de sua candidatura. Em Olinda, ele tem o meu apoio declarado, vice-prefeito ENILDO ARANTES, do secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos HUMBERTO DE JESUS, do secretário do Meio Ambiente ROBERVAL VERAS, da secretária-executiva de Educação, EDINEIDE CÉSAR, do secretário-executivo da Secretaria de Assuntos Jurídicos DOMINICI MORORÓ e do secretario-executivo do Meio Ambiente, HOZANILDO, entre outros.
IV- Até agora, não vi ninguém dizer que sua indicação não passou pelos movimentos sociais, inclusive quando o mesmo foi convidado para a assessoria do senador HUMBERTO COSTA. Ele foi indicado pelos movimentos sociais e tem compromisso com os Direitos Humanos.