quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Documentário “Verdade 12.528” mantém viva memória da ditadura


Filme resgata as violações dos direitos humanos investigadas pela Comissão Nacional da Verdade, ainda impunes e até hoje presentes no Brasil.


Quase 50 anos depois do golpe militar que instaurou uma ditadura no País (1964-1985), foi criada, em 2012, a Comissão Nacional da Verdade. A lei que a criou (12.528/2011) dá nome ao documentário “Verdade 12.528”, lançado na 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Dirigido por Paula Sachetta e Peu Robles, o filme busca manter viva na memória uma das fases do Brasil que até hoje não é uma página virada.

“Afinal, que crimes daquele período ainda estão sem averiguação e continuam impunes? Quantos foram mortos, como foram mortos, quem os assassinou? Onde estão os corpos de pais, irmãos, irmãs, filhos e filhas de centenas de cidadãos brasileiros? Até onde chegará o trabalho da Comissão da Verdade e o que a população espera dela?”


Leia mais:
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=227593&id_secao=11

terça-feira, 22 de outubro de 2013


A revista Carta Capital desta semana traz uma entrevista 

(pág. 10) com mamãe - D. Elzita Santa Cruz.

Recomendo.


http://www.cartacapital.com.br/revista/771


Registro de hoje durante a entrevista no Programa Samir Abou Hana abordando política, 

direitos humanos e o centenário de mamãe (Elzita Santa Cruz).



ENTREVISTA

Companheiros e Companheiras

Acompanhem a entrevista do Vereador Marcelo Santa Cruz – PT, no programa Samir Abouana.
Data: terça-feira,  22/10/13,
Horário: às 13h30
Canal  22,  TV Nova Nordeste.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Dona Elzita, o centenário de uma guerreira

PERSONAGEM

Aniversário da mãe do desaparecido político Fernando Santa Cruz será celebrado nesta segunda-feira (14), na Igreja do Carmo


Publicado em 13/10/2013, às 06h00

Orkut

Beatriz Albuquerque

Dona Elzita completa 100 anos nesta segunda-feira (14) / Hélia Scheppa/JC Imagem

Dona Elzita completa 100 anos nesta segunda-feira (14)

Hélia Scheppa/JC Imagem

Quem vê o doce sorriso de Dona Elzita Santa Cruz pode não imaginar a dor de sua perda e a luta que travou durante anos para preservar a memória e da verdade do País. Amanhã (14), a mãe do desaparecido político Fernando Augusto de Santa Cruz celebra 100 anos de vida, ainda sem resposta para a pergunta que fez ao longo dos anos: onde está meu filho? Há dez meses, suas lembranças estão mais distantes, mas a memória preservou uma poesia. “Hei de vê-lo voltar, ela dizia, o meu doce consolo, o meu filhinho. Passam-se anos, e o véu do esquecimento baixando sobre as coisas tudo apaga. Menos da mãe, no triste isolamento, a saudade que o coração lhe esmaga”, recita, com os olhos embargados.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Coleta seletiva do óleo de cozinha será aplicada em Olinda

Olinda passa a adotar o programa socioambiental de coleta seletiva do óleo de cozinha usado. O prefeito Renildo Calheiros assinou nesta segunda-feira (07), um acordo de cooperação com a empresa “ASA indústria e Comércio”, relativo ao programa socioambiental de coleta seletiva do óleo de cozinha usado.
Este programa denominado “Mundo Limpo, Vida Melhor”, é uma iniciativa da empresa ASA que coleta e recicla óleo utilizado em bares, restaurantes e domicílios de municípios pernambucanos. Um percentual do que é coletado é revertido em doações financeiras para a Fundação Alice Figueira, de apoio ao IMIP.