quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Conselho das Cidades ocorre em Brasília com a presença de Marcelo Santa Cruz




O vereador Marcelo Santa Cruz participa, como representante do poder legislativo, do Conselho das Cidades - ConCIDADES que tem início hoje- 29 e segue nos dias 30 e 31 de outubro. O evento será realizado no Ministério das Cidades, em Brasília.

Inicialmente serão apresentados o fluxograma e um relato sobre a tramitação das resoluções do Conselho Nacional das Cidades, um relato sobre o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU) e o conteúdo do Regimento Interno do Conselho Nacional das Cidades.
Haverá um debate cujo tema será ‘Desafios e perspectivas para o desenvolvimento urbano após o processo eleitoral’. Haverá também a indicação das entidades que integrarão o próximo mandato do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) entre outras discussões.

O dia 30 de outubro foi integralmente reservado para as reuniões dos Comitês Técnicos. No dia 31 de outubro, acontecerão, os relatos dos debates e encaminhamentos para votação de eventuais resoluções propostas pelos Comitês Técnicos. Na ocasião haverá também um relato do Grupo de Trabalho ONU-Habitat-III, sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Habitacional e Urbano Sustentável, marcada para 2016. Na parte final do dia haverá a leitura e aprovação das resoluções. 

O ConCidades é uma verdadeira instância de negociação em que os atores sociais participam do processo de tomada de decisão sobre as políticas executadas pelo Ministério das Cidades, nas áreas de habitação, saneamento ambiental, transporte e mobilidade urbana e planejamento territorial.

domingo, 26 de outubro de 2014

Dilma - Presidente (Festa da Vitória)

O Marco Zero vermelhou de amor, e desejo de um País mais justo e com menos desigualdades.











Dona Zita é notícia na imprensa nacional

OLINDA

Quase sem falar, mulher de 101 anos vai votar

Publicado em 26.10.2014, às 14h21
Atualizado em 26.10.2014, às 14h23

Já quase sem falar, Elzita Santa Cruz, de 101 anos, não abriu mão de votar neste domingo.
Vestida de vermelho, foi levada pelos filhos ao Colégio Imaculado Coração de Maria, no município
metropolitano de Olinda, onde mora. "Dilma!", revelou ela, baixinho. Para facilitar sua entrada
na seção de votação, usou uma cadeira de rodas disponibilizada pela escola.

Símbolo da luta pela resistência à ditadura militar, Elzita Santa Cruz é incansável na busca por
notícias do paradeiro do filho Fernando Augusto Santa Cruz, desaparecido em 1974, aos 26 anos,
durante confronto entre militares e militantes da Ação Popular Marxista-Leninista (APML).
Até hoje não se sabe o que aconteceu. De acordo com um dos seus oito filhos
vivos - ela teve dez -, o vereador Marcelo Santa Cruz, Elzita sempre valorizou a eleição e
o primeiro político a contar com seu voto foi Luiz Carlos Prestes, em 1945, no Rio de Janeiro.

Dona Zita, 101 anos - vota em Olinda

Resiliência »Eleitora de 101 anos vota em Olinda

Publicação: 26/10/2014 13:26 Atualização: 26/10/2014 14:53

(Crédito: Família Santa Cruz/Divulgação)
(Crédito: Família Santa Cruz/Divulgação)
Uma das eleitoras mais velhas de Pernambuco, dona Elzita Santa Cruz, de 101 anos, fez questão de comparecer ao Colégio Imaculado Coração de Maria, em Olinda, e votar. Vale lembrar que acima de 70 anos e abaixo de 18 anos, o voto é facultativo no Brasil.

Dona Elzita é mãe de Fernando Santa Cruz, militante do movimento estudantil desaparecido em março de 1973, durante a ditadura (o caso está na Comissão da Verdade) e do vereador olindense Marcelo Santa Cruz.

NOSSO COMITÊ AMANHECEU PICHADO!!!




O Comitê Eleitoral de Marcelo Santa Cruz amanheceu pichado. É a mesma prática cometida no passado pela direta, ou seja Comando de Caça aos Comunistas - CCC. Hoje muitos deles estão abrigados no PSB. Ontem, a vítima foi MARILIA ARRAES, hoje sou eu, amanhã será você. PENSE NISSO!

Vem com a gente fazer o Brasil seguir no caminho da mudança!!!!


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Caminhada de Dilma e Lula em Recife

A militância tomou conta do Recife nesta terça- 21.10, com a esperança renovada.
Mais amor, mais emprego, mais trabalho, mais educação, mais saúde
#dilmais #dilma13






terça-feira, 21 de outubro de 2014

Panfletagem em Olinda - em frente ao Bradesco de Bairro Novo

Companheiros e companheiras, não vamos nos iludir com pesquisas. A eleição se decide domingo. Por isso, convocamos todos e todas para panfletagem, as 9h, em frente ao Bradesco de Bairro Novo. Vamos garantir a vitória com muita luta. Contamos com voces. Vamos precisar de todo mundo. ‪#‎olindatacomdilma13‬

Chico César: Lula e Dilma levaram políticas públicas onde antes só havia ‘ermos e grotões’


Em entrevista à Fórum, cantor e compositor comenta recentes manifestações de preconceito contra nordestinos após o primeiro turno das eleições
Por Adriana Delorenzo
Nascido no município de Catolé do Rocha, interior da Paraíba, o cantor, compositor e poeta Chico César é um dos principais expoentes da cultura nordestina, valorizando ritmos como o frevo e o forró. Na entrevista a seguir, concedida hoje (8/10), Dia do Nordestino, o artista comenta as manifestações contra a região na internet. Para ele, trata-se de casos isolados. “Esse pensamento conservador e desmotivador da grande política, esse sim, tem se alastrado com o vasto apoio da mídia corporativa brasileira”, diz.
Leia mais:
http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/10/chico-cesar-lula-e-dilma-levaram-politicas-publicas-onde-antes-via-ermos-e-grotoes/

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Comissão Nacional da Verdade encerra audiências com coleta de depoimentos em PE

Direitos humanos »

Publicação: 13/10/2014

Em depoimento nesta segunda-feira (13), durante audiência da Comissão Nacional da Verdade (CNV), em Pernambuco, em parceria com a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara (CEMVDHC), o coronel José Carlos Acampora negou que tenha visto mortos. Entretanto, confirmou a ocorrência de práticas de tortura no local. Disse, inclusive, que participou de treinamentos de práticas como afogamento e choque, na Amazônia.

"Notícia de que morria? Tinha. Também que se jogava no mar e que se enterrava". A frase é posterior ao questionamento sobre possíveis mortes  no Destacamento de Operações e Informações (DOI) do IV Exército, com sede no Recife.

Além de Acampora, o tenente-coronel do Exército Joaquim Gonçalves Vilarinho Neto, que comandou a PM pernambucana entre 1971 e 1973, também foi inquirido. Vilarinho negou a participação em torturas e disse não conhecer as vítimas que tiveram nomes foram citados pelas comissões.

Coordenador da CNV, Pedro Dallari afirmou que Vilarinho usou um “silêncio seletivo”, já que falou sobre suposta amizade com Dom Hélder e outrostemas que lhe beneficiavam, mas negou-se a responder diversas perguntas dos integrantes da comissão.

Transmitidos ao vivo pela página da CNV, os depoimentos, conforme o coordenador, mostraram que os agentes públicos eram separados de acordo com as atividades. Uns participavam da captura de militantes, por exemplo, e outros os torturavam.

Realizada hoje à tarde, a audiência faz parte da série de atividades da CNV no estado. Logo na abertura da reunião, Dallari explicou que aquela seria a última audiência de instrução da comissão, já que o relatório final dos trabalhos deverá ser entregue à presidenta Dilma Rousseff no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Nesta terça-feira (14), a CNV e a CEMVDHC farão o reconhecimento dos locais onde funcionaram a Delegacia de Ordem Política e Social (Dops) de Pernambuco e o Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) do IV Exército. Em relatório preliminar da CNV, concluído em fevereiro, o DOI-Codi do Recife é uma das sete instalações militares descritas como lugar de práticas de tortura. Quatro ex-presos políticos participarão das diligências.

Segundo a CNV, das unidades listadas no relatório que motivou a sindicância para apurar desvio de finalidade no uso das instalações das Forças Armadas, apenas a Base Naval da Ilha das Flores, no Rio de Janeiro, ainda não foi objeto de visita da comissão. A ida ao local deve ocorrer antes do encerramento das investigações, mas ainda não há data confirmada.

A Marinha, o Exército e a Aeronáutica negam que tenha ocorrido desvio de função em suas unidades militares. 

domingo, 12 de outubro de 2014

FÉ E POLÍTICA


Marcelo Santa Cruz*

Não é hora de desencanto, descrença, pois um resultado eleitoral não deve abalar a fé e a crença na ação política como instrumento de mudanças e conquistas. Então nada de julgar que “a desilusão política pode ser maior que a do amor”, mas sim como um passo para fazer política com amor, ética, visando construir um regime de paz, justiça, bem estar e convivência fraterna e solidária.
É claro que o resultado não foi o esperado, contudo a nossa campanha foi vitoriosa por agregar práticas e valores que marcaram nossa luta por um mandato de deputado estadual. Assim não houve, em nenhum momento, qualquer atitude fora dos princípios éticos que fazem parte de nossa ação e história desde o início no movimento estudantil, quando lutamos contra a violência da ditadura, defendemos os direitos humanos e sociais, bandeiras defendidas por muitos integrantes daquela geração.
Alguns dos companheiros e companheiras eram de outros partidos e tendências, também de uma nova geração, que não viveu a ditadura, não sofreu as conseqüências da repressão, mas compreendeu que a nossa legenda, apoiando Armando Monteiro Neto para o Governo do Estado e Dilma Rousseff para a presidência da República, não tinha qualquer ligação com os remanescentes daquele período nefasto da vida brasileira, apoiados e aceitos por Marina Silva e Aécio Neves, cortejados pelo Clube Militar.
Esse fato fica mais evidente agora, quando lideranças militares festejam Aécio Neves e fazem campanha contra Dilma, por defender a Comissão da Memória e da Verdade, que apura as violências do regime militar e quer apontar os responsáveis pelas torturas, mortes, desaparecimentos, crimes contra a humanidade, que ninguém pode  esquecer, fazer de conta que não aconteceu. No nosso caso, por exemplo, até hoje nossa família nada sabe sobre Fernando Santa Cruz, preso e torturado, tido como “desaparecido”, sofrimento que também afeta tantas outras pessoas neste país, que ainda lutam para saber o que realmente aconteceu com seus entes queridos, vítimas da ditadura e que morreram lutando por democracia, justiça e paz.  
A todas e todos, de diferentes classes sociais, ideais e posições, queremos expressar a nossa gratidão por apoiar nossa candidatura para deputado, crer e aceitar  nossas idéias, princípios éticos, nossa disposição de fazer uma reforma política no país, capaz de combater a influência do poder econômico, que em Pernambuco foi ostensivo, com a força da máquina do Estado e das prefeituras controladas pelo partido no Estado.
Evidente que o uso de recursos do setor público, de empresas privadas, foi fator preponderante na derrota de candidatos de valor do nosso partido que pleiteavam mandatos na Assembléia, na Câmara dos Deputados e no Senado, tais como João Paulo, Fernando Ferro, Dílson Peixoto, Pedro Eugênio e outros, com os quais fizemos parceria por acreditar na lisura de suas ações e posições na vida política do Estado e do país. É uma perda lamentável para o avanço da nossa representação parlamentar, para um legislativo que necessita de quadros para promover reformas e mudanças, ou seja, uma casa do povo atenta às suas reivindicações e com independência para questionar atos do Executivo e do Judiciário.
Não temos dúvida, porém, que essa derrota episódica, reflexo de uma situação atípica em Pernambuco, vai terminar por fortalecer a nossa luta, nossa mobilização por reformas políticas, econômicas e sociais, que tendem a avançar em nosso país. É fundamental, portanto, ter fé na ação política, na democracia e no debate com as forças sociais, apesar da atual mobilização e correlação de grupos apoiada pela mídia e pela campanha ostensiva do sistema financeiro nacional e internacional que investe contra o Brasil, os paises do Merco Sul e os BRICS, um conjunto de nações, uma terceira força. voltada  para construir uma nova ordem internacional independente e humanista.      

*Marcelo Santa Cruz
Militante dos Direitos Humanos
Vereador do PT em Olinda.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Editorial do Jornal Folha de PE destaca atuação de Marcelo Santa Cruz

Editorial do Jornal Folha de PE desta sexta- 03.10 destacou a iniciativa do vereador olindense Marcelo Santa Cruz que em uma sessão solene, na Casa Bernardo Vieira de Melo, em 1º de abril deste ano restituiu, simbolicamente, os mandatos do prefeito Eufrásio Barbosa, do também prefeito Marcos Freire, que renunciou dois dias após ser eleito, devido às sérias ameaças, se não o fizesse. Na mesma oportunidade, restituiu, também simbolicamente, os mandatos dos vereadores Antônio Marques Dourado, Roberval de Souza Lopes Antônio Bezerra Gomes, além de homenagear os vereadores que votaram contrariamente àquelas cassações. Bernardo Vieira de Melo, em 1º de abril deste ano restituiu, simbolicamente, os mandatos do prefeito Eufrásio Barbosa, do também prefeito Marcos Freire, que renunciou dois dias após ser eleito, devido às sérias ameaças, se não o fizesse. Na mesma oportunidade, restituiu, também simbolicamente, os mandatos dos vereadores Antônio Marques Dourado, Roberval de Souza Lopes Antônio Bezerra Gomes, além de homenagear os vereadores que votaram contrariamente àquelas cassações.



Faltam 02 dias para votar 13.555 e confirmar