segunda-feira, 27 de abril de 2015

MOÇÃO DE APOIO AOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO


Leia e divulgue a Moção de Apoio aos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, em greve, proposta pelo Vereador Marcelo Santa Cruz e aprovada pelo PT-Olinda. Texto este que foi lido na assembleia da categoria na tarde de hoje(27), no Clube Português.


O Partidos dos Trabalhadores de Olinda, por decisão unânime de todos os seu militantes presentes na Etapa Municipal do seu 5º Congresso Nacional, realizada no dia 23 de abril do corrente ano, no Instituto Histórico de Olinda, vem a público expressar todo o seu apoio e solidariedade a greve dos professores da rede pública estadual, bem como repudiar com veemência a postura autoritária e antidemocrática do Governo de Pernambuco, a qual é extremamente incoerente com o discurso de campanha proferido pelo então candidato a governador Paulo Câmara.

A posição do governo, além de bastante equivocada, constitui-se num exemplo extremamente antipedagógico de como se deve atuar para resolver conflitos trabalhistas, principalmente, quando o público alvo são profissionais de educação. Ao mesmo tempo em que expressamos nosso irrestrito apoio e solidariedade a luta dos professores, cobramos do Governo do Estado o fim de todas as formas de represálias e perseguições a esta categoria que está legitimamente reivindicando os seus diretos, bem como a retomada imediata das negociações, na qual devem prevalecer o diálogo e a transparência.

Olinda, 23 de abril de 2015
PARTIDO DOS TRABALHADORES DE OLINDA

sábado, 25 de abril de 2015

Debate mobiliza militância do PT em Olinda

PT de Olinda realiza debate rumo ao 5º Congresso Nacional do Partido e convoca a militância aguerrida a permanecer firme na luta em defesa do Brasil. Na ocasião, houve também um ato simbólico pelas 100 novas filiações ao partido.



Debates preparam para o 5º Congresso do PT


Com o tema: O papel do Brasil em um mundo em transformação: a ordem econômica e geopolítica internacional", a Fundação Perseu Abramo realizou o segundo debate preparatório ao 5º Congresso do Partido dos Trabalhadores (PT), ontem(24), no Golden Tulip Hotel, em Boa Viagem. Para Marcelo Santa Cruz, presente no evento, os debates estão ocorrendo em todo o Brasil e são essenciais não apenas para a militância petista, mas também para a toda a sociedade.

O 5º Congresso do Partido dos Trabalhadores (PT) será realizado em Salvador, na Bahia, de 11 a 13 de junho de 2015. Nele, os delegados e delegadas petistas vão discutir e deliberar sobre a atualização do projeto partidário, os desafios dos novos tempos, a situação nacional e internacional, as perspectivas de avanço do projeto político e a renovação do modelo de organização do PT, além da aprovação de um plano de ação partidária para os próximos quatro anos.

Serviço
“O papel do Brasil em um mundo em transformação: a ordem econômica e geopolítica internacional"
18h30 - Abertura
Iole Ilíada, vice-presidenta da Fundação Perseu Abramo
Mônica Valente, secretária de Relações Internacionais do PT
19h-20h30
Expositor
Marco Aurélio Garcia, assessor-chefe da Assessoria da Presidência da República e membro do Diretório Nacional do PT
Debatedores/as:
Maria Regina Soares de Lima, professora do IESP-UERJ
Víctor Baez, secretário-geral da Confederação Sindical de Trabalhadores das Américas/CSA
Fátima Mello, coordenadora da FASE e da Rebrip
Wladimir Pomar, cientista político
Coordenadora de mesa
Teresa Leitão, presidenta do Diretório Estadual do PT/PE e deputada estadual PT/PE
20h30-21h30: debate com o público

Mesa de debate



Com Paulo Ubiratan, Fernando Ferro e Marco Aurélio

Olinda em debate


Com o Senador Humberto Costa e o Sec. de Direitos Humanos olindense Humberto de Jesus debatendo a conjuntura política de Olinda.










segunda-feira, 20 de abril de 2015

Pedro Eugênio, Presente Agora e Sempre!

Pedro Eugênio faleceu hoje a noite. É mais uma grande perda para o povo brasileiro, o PT e porque não dizer para a Pátria Brasil e, em especial, neste momento político.

Estava impactado com a morte do companheiro MANOEL SANTOS e agora parte um companheiro de minha geração, 1968 com quem tive uma militância comum por mais de 50 anos. Pedro Eugênio, em 71/72 foi preso e torturado pela ditadura, eu cassado, expulso da Faculdade e exilado. Posteriormente, reencontramo-nos na luta pela ANISTIA E NAS DIRETAS JÁ. Enfim, no PT, quando fui seu liderado.

Pedro Eugênio, Presente Agora e Sempre!


domingo, 19 de abril de 2015

Biblioteca Municipal de Olinda comemora Dia do Índio

Hoje(19) é o Dia do Índio. Data para reflexão sobre a importância da preservação dos povos, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. Esta tarde o Vereador e defensor dos Direitos Humanos Marcelo Santa Cruz participou da programação realizada na Biblioteca Municipal de Olinda, em comemoração à data.

Durante o evento organizado pelo índio Boro e Gustavo Rosas tratou-se de dar importância ao resgate da cultura indígena, além do papel histórico desse Povo em nossa história. Ao final prestigiamos apresentações culturais.



MANOEL SANTOS - NOTA DE PESAR

Manoel Santos fez o bom combate, cumpriu a missão até o fim. Perdemos para eternidade um grande companheiro cuja a origem camponesa e sua consciência de classe fazia a diferença em nosso combativo PT. MANOEL SANTOS PRESENTE AGORA É SEMPRE.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

MANOEL MATTOS, PRESENTE AGORA E SEMPRE

O julgamento dos assassinos do companheiro Manoel Mattos foi muito emblemático. É o primeiro em que há o deslocamento da competência da Justiça Comum para Federal e isto ocorre quando há uma grave violação aos direitos humanos. Outro ponto a ser destacado foi a unidade entre nós, advogados assistentes de acusação e os Procuradores da República. Finalmente, fez-se JUSTIÇA. Antes tarde do que nunca.

MANOEL MATTOS, PRESENTE AGORA E SEMPRE.

Dois dos cinco acusados foram condenados pelo crime, ocorrido em 2009, na Paraíba. A justiça concluiu que o sargento reformado da PM, Flávio Inácio Pereira, foi um dos mandantes do crime. Já José da Silva Martins foi apontado como autor dos disparos. Ambos foram condenados a 26 e 25 anos de reclusão, respectivamente, em regime fechado por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil, sem dar chance de defesa a vítima. 
Já os outros réus, Cláudio Roberto Borges, José Nilson Borges e Sérgio Paulo da Silva foram absolvidos.

domingo, 12 de abril de 2015

ENTREVISTA COLETIVA: CASO MANOEL MATTOS.

Nesta segunda(13), às 15h, HAVERÁ UMA ENTREVISTA COLETIVA COM A IMPRENSA, na sede da OAB/PE, Rua do Imperador, 235, Santo Antônio - Recife, sobre o CASO MANOEL MATTOS.
Estarei presente representando O MOVIMENTO NACIONAL de DIREITOS HUMANOS - MNDH e na condição de advogado entre os constituídos pela família como Assistente de Acusação.
MANOEL MATTOS, PRESENTE AGORA É SEMPRE!

sábado, 11 de abril de 2015

Falecimento de MARCO ALBERTIN - MARCÃO

Lamento o falecimento do companheiro de muitas lutas MARCO ALBERTIN (MARCÃO) que sempre fez o bom combate. Aos seus familiares os votos de apreço neste momento difícil.
O velório ocorrerá na Casa Funerária São Sebastião e o sepultamento será neste domingo(12), às 16h, no Cemitério de Santo Amaro, no Recife.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Criança e Juventude em pauta no PT/PE

Em reunião realizada na tarde de ontem(08), na sede do PT, o Setorial da Criança e do Adolescente deliberou algumas ações.

1. Dia 10/04 Ato contra a maioridade penal - Concentração no Parque 13 de maio, às 15h 

2. Dia 17/04 Reunião no Morro da Conceição, às 19h, Local: Cebs - Comunidade Eclesial       de Base

3. Dia 18/04 Dia Nacional de Mobilização (Local e horas a serem divulgados)

4.Organizar um ato em Olinda(Local e horas a serem divulgados)

6. Marcar uma audiência pública na ALEPE.


Caso Manoel Matos

Participei esta tarde de audiência do Conselho Nacional da Pessoa Humana, na Faculdade de Direito do Recife. A pauta é o julgamento do Juri Manoel Matos e sou um dos advogados constituídos pela família Matos.


Ato contra o PL 4330/2004 tomou conta do Recife


Participamos na última terça(07) do ato contra o Projeto de Lei 4330/2004 que modifica a regulação da terceirização de trabalhadores dentro das empresas.

A manifestação reuniu, segundo a CUT, 2 mil trabalhadores que se concentraram no Parque 13 de Maio e seguiram em caminhada até a Praça da Independência.

Estiveram presentes também integrantes do MST, CUT-PE, metroviários, Federação de Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco (Fetape) e metalúrgicos, entre outros movimentos sociais.

Aproveitamos o ato público para reforçar a luta pela Reforma Política e pelo fim do financiamento privado das campanhas eleitorais.









domingo, 5 de abril de 2015

Vaticano recebe pedido de abertura de processo de beatificação de dom Helder

Presenciei e testemunhei muitas ações do Dom da Paz em defesa dos direitos humanos, suas lutas sociais e ensinamentos.
Que alegria receber esta notícia do processo de sua beatificação.
DOM HELDER, PRESENTE, AGORA E SEMPRE!



Ex-arcebispo, que atuou na Arquidiocese de Olinda e Recife de 1964 a 1985, também foi lembrado para o Nobel da Paz por sua defesa dos direitos humanos. Religioso foi ameaçado durante a ditadura

Leia mais:
http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2015/04/vaticano-recebe-pedido-de-abertura-de-processo-de-beatificacao-de-dom-helder-3223.html

Fonte: Rede Brasil Atual