terça-feira, 30 de junho de 2015

Audiência na Alepe - Vereador Marcelo Santa Cruz reforça a luta contra a redução da maioridade penal

Presente na Audiência Pública, na tarde de ontem(29), na Assembleia Legislativa, contra a Redução Maioridade Penal de 18 para 16 anos, o Vereador Marcelo Santa Cruz destaca que não podemos criminalizar a juventude brasileira. "É preciso aprimorar as medidas socioeducativas já previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente", pondera Santa Cruz.

Dom Fernando Saburido fez um duro discurso contra a PEC 171/93. Representantes do movimento estudantil, como a UNE, UJS e UEP deram um tom aguerrido em grande manifestação na Alepe. A OAB reforçou que a maioridade é uma cláusula pétrea da Constituição Federal, e que a Instituição zela pelo cumprimento da lei e dos direitos humanos.

A PEC da redução da maioridade penal será votada em primeiro turno na Câmara nesta terça-feira (30).



sábado, 27 de junho de 2015

Vereador Marcelo Santa Cruz participa da 45ª Reunião do ConCidades

O Vereador Marcelo Santa Cruz participou entre os dias 15 e 17 de junho da 45ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Cidades - ConCidades, em Brasília, da qual também estiveram presentes representantes de todo o País.

A cada três meses, o grupo se encontra para debater as políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento urbano. O Vereador Marcelo Santa Cruz  faz parte dos Conselhos Nacional e Estadual representando o Poder Público Municipal Legislativo na Frente Nacional Pela Reforma Urbana - FRENAVRU.

A pauta de trabalhos contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que também é presidente do conselho. Além do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, também ocorreu o debate sobre o calendário de realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades, prevista para abril de 2017. Na ocasião, também foi discutida terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), a ser realizada no próximo ano


Com o Ministro das Cidades Gilberto Kassab e o Secretário das Cidades André de Paula


quinta-feira, 25 de junho de 2015

Justiça e apuração... É o que reivindicamos ao governo brasileiro

Carta aberta
Nós, familiares de Fernando Santa Cruz, preso em Fevereiro de 1974 e desaparecido até hoje estamos mais uma vez chocados e revoltados ao ver mais um militar diretamente ligado ao assassinato e a ocultação, não só do cadáver de meu irmão como das circunstâncias da sua covarde morte sendo enterrado com honras militares quando devia estar na cadeia, denunciado como assassino e torturador que era.
Pois, afinal, quem comanda e permite o terrorismo de Estado e adota a tortura como uma pratica corriqueira em seus quarteis é tão responsável ou até mais que aqueles que a executam.
Uma, das primeiras noticias que tivemos sobre o desaparecimento de Fernando, foi dada pelo sargento Marivaldo Chaves que declarou que Fernando e Eduardo Collier (preso na mesma ocasião com Fernando - os dois são desaparecidos até hoje) haviam sido esquartejados na Casa da Morte de Petrópolis no Rio, onde haviam sido presos e onde o Sr. Leônidas poucos dias depois era nomeado Comandante.
Uma nova noticia nesta mesma direção vem pelo delegado Claudio Guerra que afirma que Fernando e Eduardo foram levados por ele da Casa de Petrópolis para serem cremados na Usina de Campos.
A Comissão Nacional da Verdade em seu relatório final, também não deixa claro onde e em que circunstancia tanto Fernando quanto Eduardo foram assassinados e como desapareceram com seus restos mortais.
A Comissão Nacional da Verdade conclui que pode ter sido no DOI-Codi de São Paulo ou na Casa da Morte de Petrópolis. Mas, uma vez estamos no mesmo lugar com as mesmas informações que nós mesmos enviamos para a CNV, aliás muito mais reduzidas, incompletas e com erros foram colocadas naquele relatório.
Até onde veremos militares assassinos e torturadores com seus nomes sendo homenageados em praças, ruas, avenidas, viadutos etc ou enterrados como heróis como estamos vendo agora, enquanto que nossos heróis continuam insepultos?
Justiça e apuração... É o que reivindicamos ao governo brasileiro.

Rosalina Santa Cruz
Marcelo Santa Cruz

Mensagem da CNBB sobre a Redução da Maioridade Penal

cnbb  CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
  Presidência

P. Nº: 0326/15
Mensagem da CNBB sobre a Redução da Maioridade Penal 
“Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados” (Mt 5,6).
 
Temos acompanhado, nos últimos dias, os intensos debates sobre a redução da maioridade penal, provocados pela votação desta matéria no Congresso Nacional. Trata-se de um tema de extrema importância porque diz respeito, de um lado, à segurança da população e, de outro, à promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. É natural que a complexidade do tema deixe dividida a população que aspira por segurança.  Afinal, ninguém pode compactuar com a violência, venha de onde vier.
 
É preciso, no entanto, desfazer alguns equívocos que têm embasado a argumentação dos que defendem a redução da maioridade penal como, por exemplo, a afirmação de que há impunidade quando o adolescente comete um delito e que, com a redução da idade penal, se diminuirá a violência. No Brasil, a responsabilização penal do adolescente começa aos 12 anos. Dados do Mapa da Violência de 2014 mostram que os adolescentes são mais vítimas que responsáveis pela violência que apavora a população. Se há impunidade, a culpa não é da lei, mas dos responsáveis por sua aplicação.
 
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), saudado há 25 anos como uma das melhores leis do mundo em relação à criança e ao adolescente, é exigente com o adolescente em conflito com a lei e não compactua com a impunidade. As medidas socioeducativas nele previstas foram adotadas a partir do princípio de que todo
adolescente infrator é recuperável, por mais grave que seja o delito que tenha cometido. Esse princípio está de pleno acordo com a fé cristã, que nos ensina a fazer a diferença entre o pecador e o pecado, amando o primeiro e condenando o segundo.
 
Se aprovada a redução da maioridade penal, abrem-se as portas para o desrespeito a outros direitos da criança e do adolescente, colocando em xeque a Doutrina da Proteção Integral assegurada pelo ECA. Poderá haver um “efeito dominó” fazendo com que algumas violações aos direitos da criança e do adolescente deixem de ser crimes como a venda de bebida alcoólica, abusos sexuais, dentre outras.
 
A comoção não é boa conselheira e, nesse caso, pode levar a decisões equivocadas com danos irreparáveis para muitas crianças e adolescentes, incidindo diretamente nas famílias e na sociedade. O caminho para pôr fim à condenável violência praticada por adolescentes passa, antes de tudo, por ações preventivas como educação de qualidade, em tempo integral; combate sistemático ao tráfico de drogas; proteção à família; criação, por parte dos poderes públicos e de nossas comunidades eclesiais, de espaços de convivência, visando a ocupação e a inclusão social de adolescentes e jovens por meio de lazer sadio e atividades educativas; reafirmação de valores como o amor, o perdão, a reconciliação, a responsabilidade e a paz.
 
Consciente da importância de se dedicar mais tempo à reflexão sobre esse tema, também sob a luz do Evangelho, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, reunido em Brasília, nos dias 16 a 18 de junho, em consonância com a 53ª Assembleia Geral da CNBB, dirige esta mensagem a toda a sociedade brasileira, especialmente, às comunidades eclesiais, a fim de exortá-las a fazer uma opção clara em favor da criança e do adolescente. Digamos não à redução da maioridade penal e reivindiquemos das autoridades  competentes o cumprimento do que estabelece o ECA para o adolescente em conflito com a lei.
 
Que Nossa Senhora, a jovem de Nazaré, proteja as crianças e adolescentes do Brasil!
Brasília, 18 de junho de 2015.
 
Dom Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília-DF
Presidente da CNBB
 
Dom Murilo S. R. Krieger
Arcebispo de São Salvador da Bahia-BA
Vice-presidente da CNBB
 
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília-DF

Em carta, governadores do Nordeste criticam redução de maioridade penal


Publicado por Alex Ribeiro, em 19.06.2015 às 21:00

Os governadores do Nordeste divulgaram uma carta aberta, nesta sexta-feira (19), sobre a redução da maioridade penal.

O documento é assinado por seis dos nove gestores da região, entre eles o governador Paulo Câmara (PSB). Eles afirmam estar convictos de que a decisão preliminar da Comissão da Câmara dos Deputados não vai contribuir para diminuir a criminalidade, mas gerar uma “ilimitada espiral de repressão ineficaz”.

O texto ainda relata que a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil violaria a Convenção Internacional dos Direitos da Criança, assinada pelo Brasil em 1990 e apontam uma eventual revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente como um caminho mais indicado para aperfeiçoar as reinserção social de jovens que tenham cometido delitos.

Leia a Carta na íntegra:

Carta de Governadores contra a Redução da Maioridade Penal
“Os governadores signatários desta Carta, à vista da aprovação em uma Comissão da Câmara dos Deputados da proposta de redução da maioridade penal, vêm convidar os Senhores Parlamentares e a sociedade a uma maior reflexão sobre o tema.
Temos convicção de que a redução da maioridade penal não irá contribuir para diminuir as taxas de criminalidade. Na verdade, o que ocorrerá é que crianças de 13 ou 14 anos serão convidadas a ingressar no mundo da criminalidade, sobretudo tráfico de drogas, desse modo alimentando-se uma ilimitada espiral de repressão ineficaz. Todos que lidamos com os sistemas de segurança pública e penitenciário, sabemos que cada vez há mais encarceramento no país, sem que a violência retroceda, posto que dependente de fatores diversos, sobretudo econômicos, sociais e familiares.
Acreditamos que a proposta vulnera direito fundamental erigido à condição de cláusula pétrea pela Constituição, sujeitando-se à revisão pelo Supremo Tribunal Federal. Além disso, implica descumprimento pelo Brasil de Convenção Internacional alusiva aos Direitos da Criança, a qual nosso país se obrigou a atender por força do Decreto 99.710/90.
Lembramos que o Brasil adota um sistema especializado de julgamentos e medidas para crianças acima de 12 anos, o que está em absoluta sintonia com a maioria e as melhores experiências internacionais. Neste passo, cremos que eventual revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente é o caminho mais indicado para que alguns aperfeiçoamentos possam ser efetuados, preservando-se contudo a Constituição e as Convenções Internacionais.

Assim, dirigimo-nos à Nação com esse chamamento ao debate e a um movimento contrário à redução da maioridade penal, passando-se a priorizar medidas que realmente possam enfrentar a criminalidade e a violência.

Flávio Dino – Governador do Estado do Maranhão
Paulo Câmara – Governador do Estado de Pernambuco
Camilo Santana – Governador do Estado do Ceará
Ricardo Coutinho – Governador do Estado da Paraíba
Wellington Dias – Governador do Estado do Piauí
Rui Costa – Governador do Estado da Bahia”

DIA 13 DE JULHO, VAMOS OCUPAR AS RUAS EM DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE!!!


CARTA DE SUGESTÕES AOS/AS CONSELHEIROS/AS E EX CONSELHEIROS/AS TUTELARES NAS SUAS DIVERSAS FORMAS DE ORGANIZAÇÕES REPRESENTATIVAS
 
A Frente Nacional Contra a Redução da Maioridade Penal é um mutirão composto por uma imensidão de ativistas, defensores, militantes de direitos humanos, profissionais do sistema de garantia de direitos, fóruns, coletivos, movimentos e organizações da sociedade civil de todos os estados brasileiro que usa as redes sociais e os grupos do WhatsApp para articular e encaminhar as suas proposições.
 
Em meio a essa imensa FRENTE, existe uma participação massiva de militantes que já passaram ou estão em atividades nos Conselhos Tutelares, órgão composto por indivíduos importantes na defesa dos direitos inerentes a população em fase peculiar de desenvolvimento.
 
Em função disso resolvemos criar a FRENTE NACIONAL DE EX E ATUAIS CONSELHEIRO/AS CONTRA A REDUÇÃO DA IDADE PENAL
 
Em todo o território brasileiro já foram desenvolvidas diversas ações contra a redução da idade penal, porém em âmbito nacional nenhuma delas foram protagonizadas, ou proposta por um dos principais órgãos de defesa que é o Conselho Tutelar. Por isso várias lideranças que compõem as associações estaduais, fóruns regionais e nacionais, estão sugerindo em todo o território nacional uma grande mobilização com as seguintes reivindicações:
 
Aplicação Integral do Estatuto da Criança e do Adolescente!
 
Não a Redução da Idade Penal!
 
Não ao Aumento de Internação!
 
Não a Ofensiva Letal Contra a Juventude Brasileira!
 
Na data de 13 de julho de 2015, segunda-feira, dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 25 anos o Colegiado deste Conselho Tutelar se compromete com a não interrupção do atendimento da população mantendo atendimento mínimo através de sobreaviso/ plantão, porém ocupar as ruas cobrando que a politica de atendimento tenha maior eficiência.
 
Através desta FRENTE Contra a Redução da Idade Penal, este Colegiado quer reiterar o apoio a luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, em defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente numa grande manifestação aderindo a GRANDE FRENTE CONTRA A REDUÇÃO DA IDADE PENAL, contra a redução de direitos, por mais oportunidade e menos cadeia.
 
Defendemos e apoiamos que todo o sistema de garantia de direito se organize contra a redução de direitos, pelos 25 anos do Estatuto da Criança, contra a redução da idade penal e o período de internação.
 
ALMEJAMOS QUE OS DEMAIS SEGMENTOS DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS, ADEQUEM  ESSE TEXTO A SUA REALIDADE E CONVOQUEM  A SUA BASE PARA A LUTA CONTRA A REDUÇÃO DA IDADE PENAL!!!
 
DIA 13 DE JULHO, VAMOS OCUPAR AS RUAS EM DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE!!!
 

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Criança e Adolescente é tema de Audiência Pública em Olinda

O Presidente da Câmara Municipal de Olinda, Vereador Marcelo Soares e o Vereador Marcelo Santa Cruz, autor do requerimento, convidam para AUDIÊNCIA PÚBLICA, no dia 06 DE JULHO DE 2015, às 9h, no plenário, onde o tema será: "CRIANÇA E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO PESSOAL E SOCIAL NO MUNICÍPIO DE OLINDA".

terça-feira, 16 de junho de 2015

Projeto de Lei do Vereador Marcelo Santa Cruz visa regulamentar comercialização de alimentos em vias públicas

O Vereador Marcelo Santa Cruz apresentou, no último dia (09), o Projeto de Lei que estabelece regras para o comércio de alimentos de rua, atividade praticada cada vez mais nos municípios. Este Projeto encontra-se em tramitação. O parlamentar deseja abrir uma ampla discussão em relação ao mesmo, motivo pelo qual remete a todos, aguardando valiosas contribuições.
Marcelo Santa Cruz pretende designar uma data para realização de Audiência Pública e assim aprofundar o debate, obviamente, aperfeiçoando o mesmo.

Leia o projeto na íntegra.
Projeto de Lei nº____ /2015.
Autor: Vereador Marcelo Santa Cruz- PT 

          
                                                    Ementa:” Dispõe sobre as regras para comercialização de alimentos em trailers, vans e veículos similares, efetuadas em vias e áreas públicas – Comida de Rua e dá outras providências’’.
  
Art.1º.- O comércio e a doação de alimentos em vias e áreas públicas- Comida de Rua- devem atender aos termos fixados na presente lei, excetuadas as feiras livres

Art.2º-  Esta lei objetiva fomentar o empreendedorismo, propiciar oportunidades de formalização e promover e disciplinar o uso democrático e inclusivo do espaço público.  

Art.3º-  Nos ternos desta lei considera- se comércio ou doação de alimentos em vias e áreas públicas, as atividades que compreendam a venda direta, ou a distribuição gratuita ao consumidor de caráter permanente ou eventual e de modo estacionário.  

 Parágrafo único: O comércio de alimentos de que trata esse artigo será realizado conforme as seguintes categorias de equipamentos:  

          I - Categoria A: alimentos comercializados em veículos automotores, assim considerados os equipamentos montados sobre os veículos a motor ou rebocados por estes, desde que recolhidos ao final do expediente, até o comprimento máximo de 6 (seis) metros; 

                    II  -     Categoria B: alimentos comercializados em carrinhos, assim considerados os equipamentos montados em estrutura tracionada pela força humana,     

        III - Categoria C: alimentos comercializados em barracas desmontáveis.  

Art. 4º- Será admitida a colocação de equipamentos das categorias A e B em bens privados de uso comum, assim definidos aqueles que a população em geral tem livre acesso, mediamente termo de anuência do proprietário do imóvel.   

Art.5º-   Os grupos de alimentos autorizados a serem comercializados por cada   categoria serão definidos em decreto regulamentador  
       
Art.6º- Fica proibida a comercialização de bebidas alcoólicas pelos equipamentos das categorias A, B, C, excerto em casos de eventos mediamente autorização específica do Poder Executivo  

Art.7º-  As atividades disciplinadas na presente lei, realizadas nas vias públicas, praças e terrenos devidamente autorizados, respeitado o estacionamento e a circulação de outros veículos.   

            §1º-  A instalação de equipamentos de apoio, quando permitidos, mesas e cadeiras, em passeios públicos, deverá respeitar a faixa de 1,20 cm (um metro e vinte centímetros) para não prejudicar a circulação do pedestre.
  
             §2º-  As atividades realizadas nos horários destinados a área de lazer e no período noturno, devem ser restritas, de forma a privilegiar a livre circulação e o lazer das pessoas, sujeitas à legislação no que diz respeito ao controle da poluição sonora, Lei Municipal nº. 5455/2005, devidamente disciplinada na regulamentação promovida pela Prefeitura.

       Art.8º-  Fica criado o Comitê de Comida de Rua, cuja a composição é a seguinte:  


                     I–Um representante da Secretaria de Planejamento e   Controle Urbano.

                     II- Um representante da Secretária Municipal de Saúde, preferencialmente vinculado a Vigilância Sanitária.
                               
                           III- Um representante da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento           Econômico e Tecnologia.  

                IV- Um representante da Secretaria de Meio Ambiente.

                 V - Um representante da Secretaria de Transporte e Trânsito.
              
§1º- Caberá a secretaria de Controle Urbano presidir o Comitê/ convocar reuniões, distribuir processos para relatoria e decidir de forma colegiada, cabendo recurso da decisão para o Chefe do Poder Executivo Municipal no prazo de 30 /trinta/) dias, a contar do conhecimento formal do indeferimento.

              §2º- Os membros do Comitê ficam impedidos de obter para si próprio, para seu cônjuge e filhos e filhas, Termo de Permissão de Uso no âmbito de competência do Município.

Art.9 - Será regulamentado por decreto o funcionamento e prioridades do Comitê, complementada caso necessário, por ato administrativo do Secretário de Planejamento e Controle Urbano. 

Art.10 - A ocupação dos espaços públicos ou privados de uso comum destinados ao comércio de que trata essa lei será permitida na forma do Termo de Permissão de Uso- TPU, outorgado á título precário e intransferível, oneroso e por prazo de 2 (dois) anos, renovado por igual período, a critério e conveniência da administração,
§1º- O Termo de Permissão de Uso- TPU, para equipamentos instalados para atender evento ou calendário de eventos do mesmo gênero ou local não será superior a um período de 12(doze) meses.
§2º-  É vedado a concessão de mais de um Termo de Permissão de Uso á mesma pessoa, cônjuge, filhos e filhas.
§3º-  A emissão do Termo de Permissão de Uso- TPU, de que trata esse artigo deverá ter parecer favorável do Comitê de Comida de Rua.
           §4º- Poderá a Secretaria de Planejamento e Controle Urbano, negar, motivadamente, a emissão de Termo de Permissão de Uso – TPU, sendo-lhe vedada a emissão de Termo sem parecer favorável da Comissão.
Art.11- O Comitê ao apreciar o Termo de Permissão de Uso, deverá levar em consideração:
        I.-  A existência de espaço físico adequado para receber o equipamento e consumidores;


                     II.- A adequação do equipamento quanto as normas sanitárias e de segurança dos alimentos que serão comercializados.

                   III.-  A qualidade técnica da proposta  

                            IV- A compatibilidade entre o equipamento e o local pretendido, levando em consideração as normas de trânsito, o fluxo seguro de pedestre e automotores, as regras de uso e ocupação do solo urbano.

                V.- O número de permissão já expedidas para o local e período pretendidos.

                 VI.- As eventuais incomodidades geradas pela atividade pretendida   


              VII- A qualidade do serviço prestado, no caso de permissionário que pleiteia novo Termo de Permissão de Uso para o mesmo ponto.  


Art.11-  Fica vedada a instalação de equipamentos de qualquer categoria nas Zonas Estritamente Residenciais- ZER   


Art.12-  A instalação de equipamentos em passeios públicos deverá respeitar a faixa livre de 1,20m (um metro e vinte centímetros) destinado a circulação de pedestres.


Art.13-  As solicitações de permissão que incidem sobre a utilização de vias públicas no interior de parques municipais serão analisadas pela Secretaria de Planejamento e Controle Urbano, a vista do Parecer Técnico da Secretaria de Meio Ambiente do Município, submetido a apreciação do Comitê.


 Parágrafo Único: Poderá o Secretário de Planejamento e Controle Urbano, negar, motivadamente, a emissão de Termo de Permissão de Uso - TPU, sendo-lhe vedada a emissão de Termo, sem parecer favorável da Comitê de Comida de Rua.    

Art.14º-  O Poder Executivo Municipal regulamentará esta Lei no prazo de 60 (sessenta) dias, contados da data de sua publicação.

Art. 15º- Esta Lei entra em vigor na data desta publicação.

         
           Casa Bernardo Vieira de Melo, 09 de junho de 2015.


Marcelo Santa Cruz
Vereador-PT/Olinda


domingo, 14 de junho de 2015

Se vivo estivesse, Che Guevara faria 87 anos, hoje(14 de junho)




"No dia 14 de Junho de 1928 nascia em Rosário, Argentina, Ernesto Guevara de la Cerna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che, devido ao seu constante uso do vocativo gaúcho “che”.

Os seus restos mortais, descobertos, em 1997, numa vala comum na cidade de Vallegrande, cerca de 50 Km de La Higuera, foram trasladados para Cuba e enterrados com honras de chefe de Estado, na presença de membros da família e de Fidel Castro.

Hoje, o incomparável revolucionario CHE GUEVARA estaria fazendo 87 anos de vida. Obrigado pelo legado de dignidade amor a causa revolucionária, ídolo de minha geração. Continua atual o seu pensamento: PRECISAMOS ENDURECER SEM PERDER A TERNURA.

CHE GUEVARA PRESENTE AGORA E SEMPRE

quinta-feira, 11 de junho de 2015

GRANDE VITÓRIA DO MOVIMENTO POPULAR DE CULTURA




O deputado Ricardo Costa (PMDB) declarou hoje (10) na Assembleia Legislativa que, diante da repercussão negativa do fato, já apresentou um projeto de lei tornando sem efeito uma lei de sua autoria que limitava o horário de apresentação de artistas populares nas ruas de Pernambuco.

A comunicação foi feita na Comissão de Constituição e Justiça perante o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja e de diversos representantes da classe artística.
Leia, abaixo, a nota divulgada pelo deputado peemedebista, que foi bastante elogiada por sua humildade em reconhecer um erro praticado:

I) Quero mais uma vez afirmar: ao criar a Lei 15. 516 não foi minha intensão restringir a liberdade de expressão e nem tão pouco proibir as manifestações populares e artísticas de rua. Pelo contrário, tive o intuito de dar mais reconhecimento e valorização aos artistas de rua que fazem a cultura acontecer nos semáforos.

II) A iniciativa com o projeto foi também preservar nossas crianças que, muitas vezes fora da escola, arriscam as suas vidas e são “exploradas” rodando paus de fogo, enquanto seus pais ou parentes entocados ficam à sombra das árvores esperando para receber os “trocados” arrecadados nos sinais de trânsito. Isso me lembrou dos tempos de infância e do quanto é dura a vida, como foi a minha foi. E me levou a propor uma Lei que minimizasse esse problema.

III) Agora, indago: quem teria coragem de ser contra a cultura popular? Que interesses econômicos ou sociais alguém atenderia prejudicando um dos maiores patrimônios imateriais do nosso estado? A quem interessaria ir de encontro a uma das mais importantes cadeias produtivas de Pernambuco que rende divisas, gera empregos, amplia o turismo e promove nosso povo? Isso não interessa a ninguém, nem tampouco a mim.

IV) Como alguns quiseram dar a entender o contrário, em nenhum momento me recusei a ouvir e colher sugestões. Prova disso é que participei de encontros e manifestações sobre o tema. Em sua grande maioria, as solicitações foram pela revogação da Lei. Diante do fato, optei pelo caminho da maioria. Por isso, democraticamente, dei entrada no Projeto de Lei 271/2015 que revoga por completo a Lei 15.516.

V) Assim sendo, zero o processo para que seja iniciada uma nova etapa, um novo desafio: construir uma nova lei que atenda aos diversos matizes culturais em sua plenitude. Conclamo todos os presentes, a classe artística, os movimentos populares, os órgãos competentes que gerem a cultura e a sociedade interessada para construirmos juntos essa nova lei.

VI) Sem imaginarmos, este debate, estabeleceu uma grande oportunidade a todos, e só por isso ele já serviu a um grande propósito. Que é importante nos organizarmos, é importante lutarmos e, acima de tudo, construirmos o que é melhor para todos nós, exercitando o diálogo de forma franca e objetiva.

VII) Vamos construir esta nova lei. Contem comigo nessa empreitada porque acredito em vocês e nessa causa. Por isso se reúnam, debatam, formulem e construam esta nova sugestão. A Casa de Joaquim Nabuco orgulha Pernambuco ao longo dos seus 180 anos e tenho certeza de que teremos mais este motivo para nos orgulharmos dela.
Que Deus nos proteja a todos.

Fonte: Blog Inaldo Sampaio

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Alepe discute projeto que prevê notificação prévia à SDS de manifestações de rua

090615 - foto Rinaldo Marques
A Assembleia Legislativa fez uma audiência pública nesta terça-feira (9) para debater o projeto de autoria do deputado Antonio Moraes (PSDB) que prevê a obrigatoriedade de notificação prévia à Secretaria de Defesa Social e ao Detran de todo e qualquer tipo de manifestação de rua com, pelo menos, 48 horas de antecedência.
Segundo o parlamentar, o projeto visa a garantir o direito à reunião pacífica, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.

“O projeto não tem o objetivo de proibir nem de cercear a livre manifestação de reunião que é assegurada pela Constituição. Mas diante do aumento do número de manifestações realizadas em Pernambuco, gerando problemas de mobilidade, o nosso propósito é assegurar o direito de locomoção das pessoas”, disse ele.
Integrante do movimento “Ocupe Estelita”, Tereza Cristina Mansi classificou o projeto como uma “afronta” aos movimentos sociais.

“Entendemos que a regulamentação irá limitar direitos, por exemplo, ao estipular um prazo que não está previsto na Constituição”, disse ela.
Já Paulo Monteiro, coordenador da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife, destacou os prejuízos que o comércio tem sofrido com o número de protestos que têm ocorrido no centro da cidade.
Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, a deputada Raquel Lyra (PSB) afirmou que vai buscar um meio termo para conciliar o direito à livre manifestação com o direito de ir e vir do cidadão.

terça-feira, 9 de junho de 2015

CARTA DE SUGESTÕES A MILITÂNCIA BRASILEIRA



Conforme divulgado nos meios de comunicação, o Presidente da Câmara dos Deputados, Dep. Eduardo Cunha, pretende antecipar a votação da PEC 171 para os próximos dias. A Frente Nacional Contra a Redução da Idade Penal está sugerindo a todos/as os/as defensores/as dos direitos das crianças, dos adolescentes e da juventude brasileira uma grande corrente através das redes sociais e dos meios de comunicação alternativos com o objetivo de mostrar para a sociedade que existe uma parte da população que não compactua com o senso comum e diz não à redução da idade penal! 

Precisamos continuar o trabalho de mobilização social, sensibilização e disputa de opinião com a sociedade, quebrando mitos sobre a violência e sobre a responsabilização de adolescentes que cometem ato infracional, principalmente explicitando os desafios da implementação integral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, o SINASE. Dia 13 de julho, o ECA completará 25 anos e em repúdio à possibilidade de REDUÇÃO DA IDADE PENAL E DO AUMENTO NO PERÍODO DE INTERNAÇÃO, afronta e retrocesso aos direitos das crianças e adolescentes, propomos que nesse dia todos/as militantes planejem ações coletivas que ocupem as ruas e praças, reunindo crianças, adolescentes, jovens, trabalhadores/as e quem mais estiver contra os retrocessos de direitos, em um grande mutirão pela efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente e contra a subtração de direitos. De imediato sugerimos que troquem a capa do perfil do Facebook pela imagem disponibilizada no seguinte link: https://www.facebook.com/events/1597728480475486/ em um ato simbólico em defesa dos/as nossos/as filhos/as, em defesa dos/as filhos/as da classe trabalhadora. 

Enquanto a matéria estiver na Câmara precisamos cobrar dos/as deputados/as federais em nossos estados um posicionamento contrário ao encarceramento da população pobre, preta, da periferia e filhos/as da classe trabalhadora, através do site: www.maioridadepenal.org.br/pressione.html

Seguimos em FRENTE, unidos, fortes, articulados coletivamente contra à redução!


Frente Nacional Contra a Redução da Idade Penal

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Exposição fotográfica “Fidel es Fidel”

Hoje(04), Inauguração de exposição fotográfica “Fidel es Fidel”, na Prefeitura de Olinda, esta tarde.
Evento que faz parte da programação da XXII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba em Recife.


quarta-feira, 3 de junho de 2015

XXII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba em Recife‏

Você e seus amigos não podem perder esta oportunidade de participar dessa grande oportunidade de intercâmbio cultural entre o povo do Brasil e de Cuba.
Participe! Seja bem vindo!
Comitê Coordenador: Edival Nunes Cajá, Roberto Arrais e Eduardo Matos.
Mais informações: http://conasolcuba.blogspot.com.br/


Atração/Atividade    -   PROGRAMAÇÃO
                    Data / Local / Horário
Primeiro dia – Quinta
Inauguração de exposição fotográfica “Fidel es Fidel”.
04.06.15 / Prefeitura de Olinda, Rua São Bento, 123  / 16:00h
Solenidade de abertura
Palavras de Marielena Ruiz Capote, Embaixadora de Cuba
Palavras de Roberto Hamilton Diretor de América Latina y Caribe do ICAP
04.06.15 / Faculdade de Direito de Olinda AESO, Rua São Bento, 200 - Olinda / 18:00h
Bloco carnavalesco da Convenção
04.06.15 / no Páteo em frente da Prefeitura / 20:00h
Segundo dia – Sexta
Inauguração de exposição de pinturas Bien Venidos! do pintor pernambucano Helder Beserra e a exposição filatélica da médica Maria das Graças de Oliveira Silva: “A História de um povo”. A história do povo cubano através de selos.
05.06.15 / Auditório da FCAP / 9h00
Rua Sport Club do Recife, 252 - Madalena, Em frente do Clube do Sport. 

Palestra “O bloqueio Financeiro, Económico e Comercial dos Estados Unidos contra Cuba. Acabou?” Marilena Ruiz Capote, Embaixadora de Cuba
05.06.15 / Auditório da FCAP / 09h15

Debate sobre o tema acima
05.06.15 / Auditório da FCAP / 09h45
Cuba Solidaria Mesa Redonda sobre a cooperação médica Internacional de Cuba. Cristina Luna, chefe daBrigada Médica Cubana no Brasil
05.06.15 / Auditório da FCAP / 10h00
Debate sobre o tema acima
05.06.15 / Auditório da FCAP / 10h30
Coffe
15 min
Palestra A atualização do modelo socialista cubano. Mudanças em Cuba? Qual finalidade?
José Luis Rodríguez, Economista Cubano
05.06.15 / Auditório da FCAP / 10h45
Debate sobre o tema acima
05.06.15 / Auditório da FCAP / 11h45
Encerramento da manhã - Show cultural (Marron Brasileiro com o show: “Simplesmente chico na voz de um brasileiro”)
12h30
Painel com as principais ações do movimento de solidariedade do Brasil com Cuba, nos últimos 2 anos e projeções do futuro com a participações das entidades de solidariedade dos diferentes Estados
05.06.15 / Auditório da FCAP / 14h30
Troca de experiências sobre a necessidade de organização de brigadas e o fortalecimento das ações de intercâmbio com Cuba.
05.06.15 / Auditório da FCAP / 15h30
Discussão da próxima sede da convenção de solidariedade
05.06.15 / Auditório da FCAP / 16:30h
Terceiro dia – Sábado
Abertura e formação da mesa
06.06.15 / Auditório da FCAP / 09h00
Painel “Mídia, Internet, Redes Sociais, um novo espaço de solidariedade com Cuba” Altamiro Borges Jornalista, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Rafael Freire jornalista do jornal A Verdade, Presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba e Diretor da FENAJ, Roberto Arrais, jornalista responsável do jornal O Poder Popular, Valter Pomar, Jornalista.
06.06.15 / Auditório da FCAP / 09h15
Debate sobre o tema acima
06.06.15 / Auditório da FCAP / 09h45
“Fechamento de Guantánamo— Devolução para Cuba”Painel sobre o fechamento da base militar de Guantánamo conduzido por Maria do Socorro Gomes Coelho – Presidente CEBRAPAZ
06.06.15 / Auditório da FCAP / 10h15
Debate sobre o tema acima
06.06.15 / Auditório da FCAP / 10h45
Discussão da próxima sede da convenção de solidariedade e Aprovação da Declaração de Recife
12h
Encerramento manhã
12h30
Painel Cuba, a juventude e o socialismo. Conduzido por Ricardo Guardia Lugo. Presidente OCLAE
06.06.15 / Auditório da FCAP / 14h15
Debate sobre o tema acima
06.06.15 / Auditório da FCAP / 14h45
Coffe
06.06.15 / Auditório da FCAP / 15:00h
Palestra A libertação dos cinco heróis cubanos e o movimento internacional de solidariedade com Cuba; mesma luta, novos desafios.
Roberto Cesar Hamilton, Diretor para América Latina e Caribe do ICAP
06.06.15 / Auditório da FCAP / 15h15
Show artístico de encerramento com Nonô Germano, Claudionor Germano, Guazapa, Liv Moraes e a atração Cubana Alexey Martinez.
06.06.15 / Estacionamento da FCAP / 17:00h em diante. No mesmo endereço.
Noite Cubana (Show com Salsamerica, Sonora de Cuba e Dj NK Cumbia)
21h / Calidus Recepções – Av. Rio Branco, 66, Recife Antigo.