quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Centro Popular de Formação da Juventude – Vida e Juventude lança edital para contratação de técnicos sociais

O Centro Popular de Formação da Juventude – Vida e Juventude divulgou nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, edital para contratação de quatro técnicos sociais, para atuar no Programa Nacional de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos Ameaçados de Morte, por tempo determinado.

Confira o edital no link: http://www.vidaejuventude.org.br/2014/wp-content/uploads/2016/02/Edital-PPDDH-T%C3%A9cnico-Social.pdf

A documentação deve ser enviada entre os dias 19 e 29 de fevereiro de 2016. O processo seletivo será composto de quatro etapas distintas – análise de cartas intenções, prova escrita (teórica/ prática) e entrevistas.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Vereador Marcelo Santa Cruz elogia organização da III Conferência LGBT de Olinda

Ocorreu ontem (18), a III Conferência Municipal de Políticas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (LGBT) de OLINDA, que ocorreu no Centro de Cultura Luiz Freire. O vereador Marcelo Santa Cruz representou a Câmara Municipal, na condição de Presidente da Comissão de Direitos Humanos.
"Gostaria de Parabenizar o Prefeito Renildo Calheiros, através do Secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social Humberto de Jesus, a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos DONANA e o coordenador da Coordenadoria LGBT de OLINDA, o companheiro Alexandro pelo brilhantismo desta Conferência. O evento contou com a presença de mais de 100 representantes da Sociedade Civil e do Poder Público, destacando a participação do Ministério Publico - Promotor Maxuel e da Polícia Militar Capitã LUCIA HELENA SALGUEIRO.

A programação incluiu debates sobre a construção de políticas públicas para a população LGBT, além da eleição de delegados para as atividades estaduais e nacionais sobre o tema.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Vereador Marcelo Santa Cruz adere à Campanha Dia D contra o Aedes Aegypti #ZIKA ZERO

O vereador Marcelo Santa Cruz participou no último dia (13), da Campanha Nacional "Dia D contra o Aedes Aegypti #ZIKA ZERO, enquanto representante da Câmara Municipal de Olinda e a Comissão de Direitos Humanos.  A Mobilização, na Cidade Patrimônio, contou com presença da Ministra do Desenvolvimento Social Tereza Campello. Estavam presentes a Secretária de Saúde do Município e a Adjunta, respectivamente, Tereza Miranda e Cristina. O Secretário de Assuntos Institucionais Roberval Veras, o Secretário de Segurança Urbana Ubiratan de Castro, o Comandante da Guarda Municipal Américo, o Comandante do Batalhão do Exército em Olinda Cel.  Liberato, a Secretária Executiva de Políticas Educacionais Edineide Cesar, a Secretária Executiva da Secretaria de Direitos Humanos E Desenvolvimento Social Vera Ferreira, o Vice-Prefeito do Recife Luciano Siqueira, a Secretária Executiva do Ministério de Desenvolvimento Social Ieda Castro.

A ação aconteceu em todo o território nacional e foi realizada pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os governos estaduais e municipais. Cerca de 200 pessoas, entre agentes de combate às endemias, guardas municipais, supervisores, gestores e integrantes das Forças Armadas visitaram e inspecionaram estabelecimentos comerciais e residências em toda a cidade, entregando material educativo e verificando possíveis focos.

*Olinda contra o Aedes – A Prefeitura de Olinda lançou o site www.olindacontraoaedes.com.br, para captação de informações sobre possíveis focos do mosquito na cidade. A ferramenta tem a finalidade de incentivar a comunidade a solicitar ações preventivas, assim como promover informações gerais sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti.
No ícone “Denunciar Foco” o morador poderá informar onde existem lugares com água parada, que possam servir de criadouro ou foco do mosquito, através de um formulário disponibilizado na página. Também é possível enviar fotos do local, e informar o endereço exato com latitude e longitude através da geolocalização do celular.

Os demais ícones (Gestantes com Sintomas, Solicitar Ação e Mais Informações) também oferecem formulários de solicitações para preenchimento, dando orientações importantes sobre o assunto, inclusive com telefones e emails para contato e esclarecimentos via vídeo.

*Informações do site da Prefeitura de Olinda

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Vereador Marcelo Santa Cruz participou da abertura do Ano Letivo do Município de OLINDA

Participei representando a Câmara Municipal junto com o Secretário de Educação Luciano Moura, do Adjunto André Cândido e a Secretária Executiva de Políticas Educacionais - a companheira Edineide Cesar.
O evento ocorreu hoje (12), no auditório Tabocas, do Centro de Convenções de Pernambuco - OLINDA. Contou com a presença do educador Dalmir Sant’Anna que ministrou palestra magna sob o tema Desafio de aplicar otimismo e motivação nas ações educacionais.

O ano letivo iniciou, oficialmente, para os alunos da rede municipal de Ensino de Olinda, na última quarta-feira (3). Na última semana de janeiro, a Secretaria de Educação, Esportes e Juventude do município realizou a primeira reunião do ano com todos os diretores e vice-diretores de suas 65 unidades educacionais.

CALENDÁRIO MUNICIPAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA - Todos os anos, Olinda trabalha com um calendário de formação continuada para os cerca de 1600 professores de suas unidades educacionais. As atividades acontecem em duas frentes: uma geral, compreendida nas conferências municipais de educação e nas aberturas de ano letivo, e outra por área de conhecimento. Entre os professores efetivos do município, 77,8% possuem pós-graduação. Durante os últimos quatro anos, Olinda reduziu o número de professores contratados, apresentando um atual quadro com quase 100% de professores efetivos por aquisição de concursos.  “Nos últimos anos, temos intensificado os momentos de formação continuada dos professores, priorizando o desenvolvimento integral das nossas crianças, além de fundamentar esses profissionais para o seu fazer pedagógico”, diz a diretora de ensino de Olinda, Edileuza Gomes.



* Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação, Esportes e Juventude de Olinda

Resposta àqueles que criticam o Carnaval de Olinda pela grande quantidade de vendedores ambulantes

Gostaria de trazer para o DEBATE uma questão importante para efeito de avaliação - muitas cidades, entre elas, algumas da Região Metropolitana, não conseguiram fazer o seu Carnaval, outras foram proibidas de realizar por determinação do Tribunal de Contas. Outro aspecto, a nossa festa se diferencia do Carnaval realizado pela Cidade do Recife – gestão do Prefeito Geraldo Júlio, auxiliado pelo Secretário de Controle Urbano - João Braga que colocam fiscais, muitos contratados sem nenhum critério e sensibilidade social e sua Guarda Municipal com o apoio da Polícia Militar para reprimir e criminalizar os ambulantes, fazendo o serviço sujo a favor dos empresários e das elites brancas, geralmente muito bem nutridas. Os mesmos não suportam conviver no mesmo espaço com o povo pobre, desdentados e sem empregos que aproveitam o Carnaval e as Festas de Fim de Ano para desempenharem algumas atividades econômicas.

Em OLINDA, é de iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, por determinação do Prefeito Renildo Calheiros, a criação do "Polo Folia Cidadã", que acolhe os filhos e filhas dos ambulantes e catadores, com atividades lúdicas, quatro refeições, acompanhados de pedagogos(as) educadores(as), psicólogos(as) e o profissionais de saúde. Tudo ocorre sob a supervisão da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, a qual tem como titular o companheiro Humberto de Jesus e a Secretaria Executiva da Mulher e dos Direitos Humanos, companheira Donana. Acompanhei de perto, na condição de Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, as atividades desenvolvidas por esta Secretaria, assim como as iniciativas de proteção aos ambulantes para que não viesse a acontecer a mesma prática nociva e violadora dos direitos humanos, que ocorre no Recife, a chamada HIGIENIZAÇÃO DA CIDADE.

Nesse sentido, gostaria que o companheiro Mardônio, com sua larga experiência profissional no quadro de fiscal da Prefeitura de OLINDA desse seu isento depoimento em relação à orientação recebida pela fiscalização, se há orientação no sentido de colocar a força repressiva da Guarda Municipal, mobilizada para reprimir os vendedores ambulantes e catadores, os excluídos de todos os direitos, inclusive de exercer o comércio irregular, tendo em vista que não conseguiu obter junto à Secretaria de Controle Urbano sua licença de ocupação do solo, mediante o pagamento da respectiva TAXA. Este é o debate que eu gostaria de fazer, muitas das vezes fico isolado, mas a luta pelos direitos humanos é assim, já estou acostumado com as críticas.

Por fim, nós que fazemos os direitos humanos no Carnaval de Olinda, ficamos sensibilizados com a presença e o apoio da Deputada Teresa Leitão, ao CAMAROTE da ACESSIBILIDADE, ao Pólo Folia Cidadã (Que Acolhe os Filhos (as) dos Ambulantes e Catadores), com o seu estímulo aos Conselheiros(as) Tutelares - Em atividades 24 horas até a quarta-feira de Cinzas e o seu comparecimento na RUA 13 de MAIO - CORREDOR DA DIVERSIDADE, fazendo parte da CAMPANHA CONTRA A HOMOFOBIA NO CARNAVAL DE OLINDA. Finalmente, é importante destacar a aprovação a essas iniciativas pelo Deputado Estadual Edilson Silva, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ressalto também a EXPRESSIVA HOMENAGEM que o BLOCO DO MST E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS prestaram diante do CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE, reverenciando a iniciativa cantando em plena folia - "PARABÉNS PRA VOCÊ ".

A minha avaliação do Carnaval de Olinda é de que foi um dos melhores de todos os tempos. Não houve registros de óbito em decorrência da folia, transcorreu com muita animação e tranquilidade, contando com excelentes apresentações, além das orquestras colocadas pela Prefeitura nos Pólos de Animação. O BLOCO e a BARRACA do MST E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS fizeram a diferença, encontrando-se consolidados. Tornaram-se os principais pontos de encontro daqueles que desejam fazer um Carnaval Politicamente Correto, Participativo, Socialista, Democrático e Pela Reforma Agrária Popular. Gostaria de receber a avaliação que vocês do MST fizeram coletivamente do Carnaval de Olinda, ano 2016.

Abraços
Marcelo Santa Cruz

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Os Irresponsáveis - Em Nota Pública PT denuncia agressão gratuita do bloco carnavalesco


Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores - PT (Diretório Regional de Pernambuco) divulga nota pública repudiando atitude descabida do bloco carnavalesco Os Irresponsáveis, que desfilou com um integrante fantasiado do Ex-Presidente Lula, em uma jaula.
Leia na íntegra!




"OLINDA realizou um dos melhores e mais tranquilos Carnavais dos últimos anos", pontua o vereador Marcelo Santa Cruz

A Polícia Militar, auxiliada com o esquema de Câmeras de Monitoramento na Prevenção à Violência, fornecidas pelo Governo Federal, realizaram um excelente trabalho para que não houvesse ocorrências de natureza grave. Essas foram as observações desse folião no meio do povo, brincando o Carnaval nas ruas e ladeiras de OLINDA", Vereador Marcelo Santa Cruz
“Mais uma vez conseguimos realizar um Carnaval tranquilo, sem ocorrências graves, e muito alegre. O personagem principal foi o folião que mostrou toda a riqueza da cultura pernambucana. O papel da prefeitura é dar a estrutura necessária para que as pessoas venham brincar em paz e segurança e encontre aqui o verdadeiro carnaval de rua”, exaltou o prefeito Renildo Calheiros.
Carnaval em números:
>> Nenhum óbito foi registrado pelas unidades de pronto atendimento da cidade.
>> Nenhum dano foi registrado contra o patrimônio histórico de Olinda.
>> 2,8 milhões de foliões.
>> 190 milhões injetados na economia da cidade.
>> Mais de 500 agremiações nas ruas e no polos de animação.
>> 1.386 pessoas perderam documentos e podem recuperar na sede da Guarda Municipal.
>> 2.075 atendimentos de saúde.
>> Mais de 20 mil preservativos distribuídos.
>> 670 toneladas de lixo recolhidas e a coleta seletiva recolheu 50 toneladas de material reciclável.
>> 480 mil litros de água utilizados para a limpeza da cidade.
>> 217 km de gambiarra e 79 refletores foram utilizados na iluminação.
>> 376 pessoas foram atendidas no camarote da acessibilidade na praça do Carmo.
>> 09 acidentes de trânsito sem vítima fatal.
>> Foram lavradas 200 multas de trânsito, em sua maioria por estacionamento irregular.
>> 3.746 carros utilizaram o estacionamento legal.
>> 13.111 mil pessoas utilizaram o ônibus do Estacionamento Legal.
>> Troca de mais de 10 mil garrafas de vidro por vasilhames de plástico.
>> 10 mil crianças foram identificadas no Pólo Infantil da Praça do Carmo durante os 4 dias.
Confira o balanço completo no Site Oficial
http://carnaval.olinda.pe.gov.br/noticias/olinda-comemora-carnaval-alegre-e-de-paz

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Marcus Vinicius, incansável defensor da Reforma Psiquiátrica e dos direitos indígenas é assassinado


O Vereador Marcelo Santa Cruz recebeu com indignação a notícia do assassinato do histórico defensor dos direitos humanos MARCUS VINICIUS, e cobra das autoridades mais rigorosa apuração. Marcelo santa Cruz presta sua irrestrita solidariedade a família enlutada e aos seus companheiros de lutas pelos direitos humanos. Marcus Vinicius Presente, Agora e Sempre.

Marcus Vinícius vinha atuando na mediação de conflitos de terra entre comunidades rurais e fazendeiros na Bahia. Ele foi assassinado na noite do dia 04 de fevereiro no povoado de Pirajuia, município de Jaguaripe, numa emboscada.
Desde o período da ditadura empresarial-militar, Marcus Vinicius lutava por democracia, igualdade e justiça. Tem um papel emblemático para a construção de uma psicologia comprometida com os direitos humanos e as lutas sociais, e foi um importante militante da luta antimanicomial. Sua contribuição foi fundamental para a primeira condenação do Brasil na Corte Interamericana, no caso Damião Ximenes – torturado até a morte em uma clínica psiquiátrica -, caso do qual a Justiça Global é peticionária e cuja sentença foi significativa para o processo da Reforma Psiquiátrica.

*Com informações da http://global.org.br/

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Carnaval de Olinda - Cidadania

Olinda sem Homofobia

Com a Embaixadora da Nicarágua Lorena Martinez, no carnaval de Olinda 2016



Encontrando os amigos

Bloco Eu Acho é Pouco com o Vereador de Recife Juradir Liberal (PT)

Polo Acessibilidade
Com Edineide Cezar e Humberto de Jesus

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Vereador Marcelo Santa Cruz Comparece à inauguração do Pólo Folia Cidadã - Olinda

Inauguração ontem (05), do Polo Folia Cidadã. É o Carnaval de Olinda resgatando a Cidadania e os direitos humanos. No local, os filhos dos ambulantes e catadores podem deixar seus filhos aos cuidados da Prefeitura, representando o compromisso da municipalidade contra o trabalho infantil e a exploração sexual de nossas crianças e adolescentes


.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Vereador Marcelo Santa Cruz Prestigia o desfile das Virgens do Bairro Novo

Prestigiando o desfile das Virgens do Bairro Novo, no último domingo e fazendo a entrega da premiação da Virgem Mais Luxuosa.

Cantor E Compositor ED CARLIS E O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA URBANA
E CIDADÃ UBIRATAN DE CASTRO

Comunicador Fabian Miranda do Cena Livre

Premiação a Virgem Mais Luxuosa

O artista plástico ceramista TIAGO AMORIM e o Secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social HUMBERTO DE JESUS