quarta-feira, 27 de abril de 2016

Debate - Marcelo Santa Cruz fala sobre a participação estudantil na luta contra a ditadura

O Movimento Estudantil na resistência à ditadura foi o tema do debate apresentado pelo vereador Marcelo Santa Cruz na tenda da Juventude - no Acampamento da Democracia Contra o Golpe, na Praça do Derby, na tarde de ontem (26).




A diretora da UNE Jesse abordou o Movimento Estudantil hoje e os seus desafios, sob Coordenação da representante da UEP Flor Ribeiro. O debate foi muito participativo e as intervenções dos estudantes foram excelentes. Na ocasião ficou selado o compromisso de que o GOLPE não passará nas ruas e haverá muita luta. Foram reverenciados os estudantes assassinados e desaparecidos pela ditadura civil/militar. Além disso, Bolsonaro assim como todos os deputados que votaram com o mesmo, sob a liderança do Deputado Eduardo Cunha foram repudiados, uma vergonha para o Parlamento brasileiro.




DOAÇÕES PARA O ACAMPAMENTO NO DERBY!

URGENTE
Companheir@s a Frente Brasil Popular PE e a Frente Povo Sem Medo lançou nessa segunda feira dia 25/04/2016 o Acampamento Popular Permanente em Defesa da Democracia , na praça do Derby Recife - PE. Estaremos com cerca 700 lutador@s da classe trabalhadora acampados, entre Sem Terra e Teto, Mulheres, Juventude, Sindicalistas, entre outros seguimentos.
Não temos prazo para sair, por isso precisamos muito de doações solidárias para conseguirmos manter a militância mobilizada em luta pela democracia .
Nossas Prioridades são carne, água, frutas e outros alimentos. Materiais de higiene pessoal e coletivo entre outros que forem passiveis de Doação.
Para aqueles e aquelas que quiserem doar recursos segue uma conta que está recebendo doações.
Conta para doações para o acampamento :
Associação de cooperação Agrícola do Nordeste - ACANOR
Banco do Brasil
Agência: 0159-7
Conta / corrente: 62053-X
CNPJ: 16.937.263/0001-61
Convidamos todos a visitarem o acampamento e participarem das atividades que estamos realizando o dia todo.
Certo de vossa ajuda, agradecemos.
Coordenação do Acampamento Popular em Defesa da Democracia PE FAVOR REPASSAR PARA SEUS AMIGOS

terça-feira, 26 de abril de 2016

Lançamento - Publicação debate Constitucionalismo Contemporâneo

O vereador Marcelo Santa Cruz prestigiou o lançamento do livro do Professor Associado da Faculdade de Direito do Recife/UFPE BRUNO GALINDO, IMPEACHMENT - A Luz do Constitucionalismo Contemporâneo, incluindo Análises dos Casos Collor e Dilma. O evento ocorreu na OAB/PE, nesta quinta-feira (25).

A questão dos fundamentos jurídicos no processo de impeachment da Presidente Dilma tem sido objeto de grande controvérsia na comunidade jurídica. Juristas renomados têm defendido teses completamente opostas a respeito. Elucidá-la implica discutir a natureza de tal processo, se predominantemente política ou jurídica.


segunda-feira, 25 de abril de 2016

Marcelo Santa Cruz faz palestra no Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)

Convidado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), o vereador Marcelo Santa Cruz participou do Encontro dos Familiares de Pessoas Desaparecidas do "Caso Vala de Perus", nos dias 22 e 23 de Abril.



O evento ocorreu no Hotel Pestana, em São Paulo. A Cruz Vermelha Internacional acompanha como observador das atividades do Grupo de Trabalho de Perus (PTP).
Na ocasião, Marcelo Santa Cruz fez uma análise de Conjuntura Política e debateu sobre providências a serem colocadas em prática.


domingo, 24 de abril de 2016

Vereador Marcelo Santa Cruz debate saneamento básico

O Vereador Marcelo Santa Cruz participou de debate sobre o saneamento básico, na última quarta-feira (20) para discutir a Cidade que Temos e a Cidade que Queremos.



O encontro ocorreu na paróquia de São Sebastião - Olinda e foi promovido pelo Vicariato de Olinda, sob a Coordenação do Monsenhor Albérico Bezerra. A ação tem como base a Campanha da Fraternidade 2016 “Casa comum, nossa responsabilidade”.



O objetivo principal da iniciativa será chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos.

sábado, 23 de abril de 2016

23 de Abril - Dia Mundial do Livro

No Dia Mundial do livro, lembramos da Lei Nº 5752, que estabelece a Política Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas (PMLLLB), de Olinda, de autoria do vereador Marcelo Santa Cruz, foi aprovada pela Câmara Municipal, corroborada e sancionada pelo Prefeito Renildo Calheiros no dia 13 de dezembro de 2011.



A lei é formada por 17 artigos que apresentam como principais fundamentos ter a leitura e a escrita como meios principais de difusão de cultura e a transmissão do conhecimento, construir uma sociedade leitora, incentivarem a produção literária, autoral e editorial de autores e escritores do município, o fortalecimento das bibliotecas, espaços de leituras e outros centros de difusão do livro, da leitura e da literatura. O artigo 9º destaca que o objetivo principal da política é assegurar e democratizar o acesso ao livro, à leitura e à leitura para a população olindense.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Plano de Mobilidade de Olinda (PLAMOB) é debatido em Olinda



Na última sexta-feira (15), a Prefeitura de Olinda debateu o Plano de Mobilidade Urbana da Cidade com gestores públicos, técnicos e a sociedade civil. O Vereador Marcelo Santa Cruz participou do evento. O Plano de Mobilidade de Olinda (PLAMOB) tem como finalidade preservar os direitos dos cidadãos no ir e vir e melhorar a acessibilidade, preservando o meio-ambiente e o patrimônio cultural e histórico.

Mobilidade é um direito humano e como tal deve ser amplamente debatido entre gestão e sociedade para melhoria na qualidade de vida.



O prefeito Renildo Calheiros assinou uma ordem de serviço para a empresa Tectran Systra Group dar início à elaboração do PLAMOB. Também foi celebrado um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura, a WRI Brasil e o Centro de Transporte Sustentável do Brasil (Embarq Brasil).



Para incentivar a participação social na elaboração do plano, será lançado nas próximas semanas um canal de diálogo na internet, através de um site, para que a população possa dar suas sugestões.

*Com informações da prefeitura de Olinda.

domingo, 17 de abril de 2016

Em carta, família Santa Cruz defende a democracia em memória dos desaparecidos políticos durante a Ditadura

Nós, familiares de Fernando Santa Cruz, desaparecido político, morto sob torturas, assim como mais de uma centena de brasileiros (as), vimos de público, em memória deles, proclamar que não podemos permitir mais um golpe contra a democracia.
Não há base legal para sustentar jurídica e politicamente o impedimento da Presidenta da República. 

É rigorosamente necessário que a mesma tenha cometido crime de responsabilidade. Em relação às chamadas pedaladas que não foram ainda apreciadas pelo Congresso, o que há é um parecer do Tribunal de Contas da União, o qual não caracteriza em sua inteireza os elementos que tipificam o crime de responsabilidade.

Por outro lado, é constrangedor verificar uma Presidenta honesta, honrada, sem nenhuma acusação direta na chamada Operação Lava Jato contra a mesma, enfrentar um processo de IMPEACHMENT, comandado pelo campeão de falcatruas e roubalheiras e seu vice Michel Temer, por uma questão de vingança pessoal e no desejo de sepultar os processos de corrupção contra o mesmo e mais de 200 parlamentares investigados na Operação Lava Jato como Bolsonaro, Marcos Feliciano, Heráclito Forte e tantos outros golpistas.

Fico a lembrar dos companheiros e companheiras que em defesa da democracia, assim como a Presidenta Dilma tiveram seus mandatos interrompidos, presos, torturados, exilados, sequestrados, assassinados e muitos desaparecidos e desaparecidas políticos, os mortos sem sepultura, aqueles e aquelas que como nosso irmão Fernando Santa Cruz foi negado aos seus familiares o direito que se encontra erigido nas mais antigas das civilizações, o de sepultar e cultuar os seus mortos.

É em memória dos mártires da democracia e dos sobreviventes que fazemos um veemente apelo à consciência dos parlamentares, no sentido de que não permitam que o mal vença o bem, que o ódio e a intolerância prevaleçam. Queremos paz e harmonia. Viva a democracia, conquista do povo brasileiro. Ditadura Nunca Mais. Presentes todos os companheiros, companheiras e Fernando Santa Cruz, Agora e Sempre.


Assinam ELZITA Santa Cruz (mãe de Fernando Santa Cruz - 102 anos) e os seus irmãos (ãs) Rosalina Santa Cruz/Marcelo Santa Cruz/Maria Auxiliadora/Celia/Elzita/Eleonora/João Arthur e Lincoln, em memória de Marcia e Fernando Santa Cruz.

sábado, 16 de abril de 2016

"A palavra golpe estará para sempre gravada na testa dos traidores da democracia" Dilma Rousseff.

Sem crime de responsabilidade não há impeachment.
O Brasil e a Democracia não merecem tamanha farsa.
Os golpistas estão insatisfeitos com as conquistas sociais e o projeto de inclusão do nosso povo. A comunidade internacional está mobilizada em defesa do Governo.
‪#‎naovaitergolpe‬ ‪#‎vaiterresistencia‬ ‪#‎respeitoaordemdemocratica‬

Confira o pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff divulgado nas redes sociais


#vaiterresistência #naovaitergolpe

Vai ter resistência.
Vai ter luta em defesa da democracia.
Vai ter o povo na rua pacificamente.
Vai ter cultura. Vai ter militância.
‪#‎naovaitergolpe‬ ‪#‎naovaiterodio‬

"Sem a legitimidade do voto popular, ninguém consegue governar. Não se pode brincar com a democracia." Lula
Assista ao pronunciamento completo de Lula


Vereador Marcelo Santa Cruz presente na vigília em defesa da democracia

Vereador Marcelo Santa Cruz presente na Vigília, na Praça do Derby, ontem (15). Reforçando a luta, o grande Frei Aloisio Fragoso, Professor Itamar e a feminista combativa Rosalina Santa Cruz presentes ato cultural, contra o Impeachment da Presidenta Dilma, a favor a Democracia e Contra o Golpe.





quarta-feira, 13 de abril de 2016

Reunião do Conselho Nacional das Cidades conta com a presença do vereador Marcelo Santa Cruz

O vereador Marcelo Santa Cruz participa até amanhã(14), em Brasília, da 48ª reunião do Conselho Nacional das Cidades, do qual é membro. A pauta incluiu debates sobre o panorama dos planos municipais de saneamento básico e as ações necessárias.



segunda-feira, 11 de abril de 2016

Vereador Marcelo Santa Cruz compareceu ao lançamento do livro de Crônicas de D Helder Câmara




O vereador Marcelo Santa Cruz prestigiou neste domingo (10), o lançamento da publicação Meus Queridos Amigos - As Crônicas de D Helder Camara. Livro apresenta uma compilação de crônicas lidas por dom Helder em programa de rádio quando o religioso era censurado. O lançamento ocorreu na Igreja das Fronteiras, na Rua das Fronteiras, na Boa Vista, onde ele viveu por 31 anos.


O nome do livro, organizado por Tereza Rozowykwiat é inspirado no programa Um olhar sobre a cidade, que dom Helder manteve na Rádio Olinda, de segunda a sábado, entre os anos de 1974 e 1983. Era lá onde as suas palavras poderiam ecoar após a ditadura militar proibir até a menção ao nome dele nos meios de comunicação. A rádio era uma exceção porque pertencia à Arquidiocese de Olinda e Recife, mas os temas abordados por ele tinham de ser mostrados ao público de forma mais velada, pois o local chegou a sofrer ameaça de fechamento.


Ato - Sítio Novo a favor da democracia

Ato a favor da Democracia e Contra o Golpe em Sítio Novo - Olinda. A mobilização foi organizada pelo Presidente da Associação Caranguejo, o companheiro Gilson Goes.



quinta-feira, 7 de abril de 2016

Audiência pública debateu violência contra a mulher



A Câmara de Olinda foi palco, na manhã de hoje (07), de audiência pública que debateu a violência contra as mulheres.

O vereador Marcelo Santa Cruz, um dos autores da audiência, falou sobre a necessidade da união entre os poderes para contenção do problema. “Temos que tratar a questão da violência contra as mulheres dentro de uma amplitude e ver quais propostas que temos para combater o problema. Essa questão deve ser tratada como responsabilidade da União, do Estado e do Município”, ressaltou.



Segundo a secretária de Saúde de Olinda Tereza Miranda, as comunidades que mais registram casos de violência contra a mulher são Águas Compridas e Peixinhos. Para ela, as comunidades que há menos casos notificados é onde mais precisa trabalhar, porque o silêncio pode significar o medo. “Fazemos alerta para nossas equipes que a violência também precisa ser observada em âmbitos como o da violência psicológica e o abandono”, pontuou Tereza Miranda.



O secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, Humberto de Jesus destacou a importância do Centro de Referência da Mulher Márcia Dangremon, que atua na prevenção e enfrentamento a violência contra a mulher em Olinda. “Temos o único centro desse tipo no estado que funciona com atendimento 24h. Só nesses três primeiros meses do ano, já registramos 52 mulheres vítimas de violência doméstica”, ressaltou.


Prestigiaram o evento, representantes da União Brasileira de Mulheres (UBM), Núcleo de Apoio das Mulheres de Rio Doce (NAM), Rede de Mulheres Produtoras (RMP), Rede das Mulheres de Terreiro (RMT), Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Olinda (Sinpmol), Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco (SINPRO), União Metropolitana das Estudantes Secundaristas (UNES), União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), União Nacional dos Estudantes (UNE), União da Juventude Socialista (UJS), Central dos Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil (CTB-PE), União das Associações e Conselhos de Moradores de Olinda (UNACOMO). Além dos vereadores, registrou-se a presença do secretário de Educação de Olinda, Luciano Moura, e a jornalista Jô Mazzarolo, diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste.

* Com informações da Câmara de Olinda.

Ditadura - Caso do desaparecido político Ezequias Bezerra da Rocha é defendido pelos advogados Marcelo Santa Cruz e Frederico Barbosa


Os Advogados Marcelo Santa Cruz e Frederico Barbosa são os patronos da Ação de Responsabilidade Civil da família de Ezequias Bezerra da Rocha, desaparecido político em 1972.  Na ocasião com 28 anos, era professor, geólogo, trabalhava na Fábrica de Cimento Itapessoca (pertencente ao Grupo João Santos). Era antes de tudo, um sonhador.

O julgamento do recurso de Agravo de Instrumento estava colocado na pauta de ontem (05), 4ª Turma do Tribunal Federal da 5ª Região. Entretanto, foi retirado tendo em vista que o Desembargador Relator Lázaro Ramos se encontra em Brasília.
A família de Ezequias está inconformada com a morosidade da justiça e os mesmos se sentem insultados com o argumento de que o valor da indenização é alto e se trata de enriquecimento sem causa.

Os fatos- Com promissora carreira profissional, Ezequias Bezerra da Rocha foi sequestrado junto com sua jovem esposa, Guilhermina Beserra da Rocha, assistente social. A mesma foi testemunha de suas torturas e morte nos porões do DOPS em Recife, e após ter sido libertada veio a falecer na cidade de Picos - Piauí, em um acidente até hoje não esclarecido.

Em 1991, quando houve a abertura dos arquivos do DOPS, determinada pelo então Gov.  Carlos Wilson Campos, ficou constatado que Ezequias havia sido sequestrado, morto sob torturas e seu cadáver ocultado no açude do Engenho Massauassu, com uma pedra de 30 kg amarrada ao corpo. Com a descoberta, seu nome começou a constar na longa lista de desaparecidos políticos.
Face ao sofrimento e a busca incessante empreendida para localizar Ezequias, seus pais, não suportando aquela situação faleceram logo depois desses fatos.


Outras testemunhas ouvidas neste processo, a exemplos da educadora Adozinda Monteiro e o ex-deputado Federal Pedro Eugênio faleceram por morte natural, assim como cinco irmãos de uma família de oito, diante do longo percurso que medeia este processo, também faleceram.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Marcelo Santa Santa Cruz proferiu palestra no Grêmio Estudantil do IFPE




O vereador e militante dos Direitos Humanos Marcelo Santa Cruz ministrou palestra no Instituto Federal de Pernambuco, em Recife no último dia (01), atendendo ao convite do Grêmio Estudantil - gestão Nova Geração, desta instituição de ensino.



A programação foi composta por um dia de palestras e debates sobre a Ditadura do Brasil, Golpe Militar de 1964, democracia e Anistia.



O evento contou também com a participação do Ex-prefeito e atual superintendente da Sudene João Paulo; o ex-preso político e sociólogo Edval Nunes Cajá; o professor universitário, sociólogo e cientista político Manoel Morais; o historiador, publicitário e escritor José Nivaldo Júnior, entre outros.

domingo, 3 de abril de 2016

Marcelo Santa Cruz divulga carta de Bibi Ferreira contra o impeachment e exalta a sua altivez

"Bibi Ferreira, na altura de seus 93, anos continua lúcida e altiva falando para o Brasil em defesa da Democracia, você tem a minha admiração" Marcelo Santa Cruz

Bibi Ferreira

Todos me conhecem e sabem que nos meus 93 anos de vida nunca fui dada a emitir opiniões de cunho político. Contudo, enquanto cidadã brasileira e mulher sinto obrigação de alertar as pessoas sobre o que está acontecendo. Muito do que vemos é o mais puro e repugnante machismo. Pois, tristemente muitos conseguem cultivar a ideia de que as mulheres não são capazes de ocupar cargos de importância e por isso na primeira dificuldade já querem substituí-la. Só assim pode ser explicada a falta de respeito não só com uma presidenta que obteve nas urnas mais de 54 milhões de votos e com toda população.  Querer retirá-la da presidência sem que ela tenha praticado qualquer crime é inaceitável.  É muito triste constatar que muitas pessoas não conseguem enxergar que as emissoras de TV são empresas, e como qualquer empresa, o seu compromisso maior é com quem lhe garante vultuosos recursos financeiros e não com o povo.  Confio que a presidenta representa hoje os valores da Democracia e do Estado Democrático de Direito no só no nosso querido Brasil como no mundo.
Viva a Democracia e abaixo o golpe.

Bibi Ferreira.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

"Os Anos de Chumbo" - Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça!


Há 52 anos foi quebrada a Ordem Constitucional. O Presidente da República, Governadores e Parlamentares foram depostos, presos e exilados.

Quero homenagear as duas primeiras vítimas da repressão, em Pernambuco, os estudantes Jonas de Albuquerque Barros e Ivan da Rocha Aguiar, assassinados por que participavam de uma manifestação pacífica contra a deposição do então Governador Arraes, legitimamente eleito pelo voto popular.

Estava presente naquela manifestação. Sou testemunha perante a história. Presencie, na Avenida Dantas Barreto, próximo à Guararapes, quando aqueles estudantes tombaram, dando início à Ditadura Civil Militar que perdurou por tantos anos.

Não fico surpreendido com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo- FIESP, da Rede Globo e dessa gente, tendo em vista que financiaram e apoiaram a repressão política, resultando em prisões ilegais, torturas, exílios, assassinatos e desaparecimentos forçados. Quem não lembra quem financiou a máquina repressiva, os Destacamentos de Operações de Informação – Centros de Operações de Defesa Interna (DOI/ CODI)? Conforme revelados nos relatórios da Comissão da Verdade, aparecem as grandes empresas e a mídia escrita, radiofônica e televisiva, que hoje lideram o movimento de IMPEACHMENT sem que a Presidente tenha cometido o CRIME DE RESPONSABILIDADE.

O que marca e define o prazo de mandato de seus governantes é o rigoroso respeito à soberania do voto popular e em especial no regime presidencialista.
Jonas e Ivan, Presentes Agora e Sempre!

E em memória desses companheiros, respeitem meu voto.
Não ao Golpe!

Ditadura Nunca Mais!

Marcelo Santa Cruz
Advogado, militante dos Direitos Humanos e vereador de Olinda

A luta começou na rua

Assista ao vídeo divulgado pelo Jornalista Paulo Henrique Amorim através da sua rede Conversa Afiada, onde mostra depoimentos e relatos dos cidadãos que estão nas ruas em defesa do Estado de Direito, Conquistas Sociais e uma sociedade mais justa e igualitária.