terça-feira, 24 de dezembro de 2013

MOÇÃO: MEMORIAL DA DEMOCRACIA

         Câmara de Olinda aprova requerimento de autoria do vereador Marcelo Santa Cruz de Moção ao Exmo. Sr. Governador do Estado de Pernambuco, Dr. Eduardo Campos no sentido de destinar o prédio, situado na Rua da Aurora, ao MEMORIAL DA DEMOCRACIA local onde foi estabelecido o Departamento Ordem Político Social - DOPS, desde o Estado Novo e durante todo o período que a Nação Brasileira foi infelicitada pela ditadura Civil Militar, implantada a partir de 1964.

Esta solicitação está de acordo com o Movimento Memória, Verdade e Justiça e campanhas desenvolvidas por vários estados da federação, entre eles o Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, no sentido de utilizar como espaço para estabelecer o Memorial da Democracia e da Resistência prédios públicos que serviram a repressão, onde muitos foram torturados e assassinados, assim como foram Ódijas de Carvalho, Anatalia Alves, Ezequias Bezerra da Rocha, e Luiz, não suportando o infortúnio das torturas, jogou-se pela janela do DOPS, tendo ficando  paraplégico  até  sua morte, estes são os casos mais  conhecidos.

É importante, registrar ainda, que centenas de cidadãos(as) foram barbaramente torturados nas dependências da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Pernambuco, onde funcionava o famigerado DOPS, de trágicas memórias e, em outras oportunidades seus agentes e funcionários articularam operações criminosas e clandestinas como ficaram constatadas através da Comissão da Memória e da Verdade Dom Helder Câmara, o assassinato do Padre Antônio Henrique Pereira Neto e o atentado ao Estudante Cândido Pinto de Melo, Presidente da União dos Estudantes de Pernambuco(UEP)

  Senhor Governador, Eduardo Campos, a Câmara Municipal de Olinda, vem se juntar, mobilizar e associar-se a campanha destinada a fazer com que V.Exa., destine o Prédio da Rua da Aurora, local onde ficou por muito tempo o DOPS, que inclusive foi extinto no segundo Governo de Dr. Miguel Arraes.


  No próximo 31 de março faz  50 anos do Golpe Civil Militar, sugiro que a decisão histórica de V.Exa. destinando esse prédio ao Memorial da Democracia, seja efetuado nesta data.

Nenhum comentário: