segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vereador Marcelo Santa Cruz entrega esta noite o título de Cidadã Olindense a angolana Amélia Chitunda

Hoje- 28.11 será uma noite de honra e alegria na Cidade Patrimônio, pois será condedido a angolana Amélia Guilherme Sicato Chitunda,  o Título de Cidadã  de Olinda, pessoa querida na comunidade da Cidade Alta Olinda-PE. A honraria foi proposta pelo Vereador Marcelo Santa Cruz.
Sobre Amélia Chitunda- Nascida no interior de Angola – África no ano de 1939, filha de Guilherme Abel Sicato e Helena Alice Sicato, casou no inicio da década de 1960 com o jovem Professor Teodoro Chitunda com quem partilhou a vida a dois e a militância no Movimento de Independência de Angola – UNITA da dominação de Portugal, sua luta foi fundamental para que Angola conseguisse sua independência política no ano de 1975.
Após a Independência de Portugal, Angola divide-se em uma guerra civil entre os grupos que lutaram pela liberdade, UNITA, a MPLA e FNLA fato que motivou a família Chitunda sair de Angola para o Brasil com a ajuda de Freiras beneditinas brasileiras em 1976 chegando no Rio de Janeiro resolveram posteriormente se transferir para Pernambuco, vindo residir em Olinda cidade onde nasceu a sua ultima filha Tilovita que em língua Angola significa fugitiva da guerra.
Amélia Chitunda será cidadã de Olinda
Dia 28.11.2011
Hora: 19 horas
Câmara Municipal de Olinda
Rua 15 de Novembro, nº 93
Varadouro, Olinda-PE

Nenhum comentário: