quarta-feira, 3 de setembro de 2014

AÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA

O texto abaixo é do jornalista Nagib Jorge Neto e elogia Marcelo Santa Cruz, sua conduta ética, transparente e de compromisso com o social. Não deixe de ler e divulgar.

AÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA
Nagib Jorge Neto

É constante, insistente, o discurso sobre inclusão social, direitos humanos e sociais, educação e saúde, segurança, reforma urbana, meio ambiente e qualidade de vida. As propostas, promessas, críticas e soluções marcam debates, palestras, notícias na mídia, com teses, teorias que são importantes, mas na prática não se tornam concretas. Elas não vingam como projetos e opções claras de mudanças que assegurem as aspirações de melhoria das condições de vida, paz social, que deve ser a tônica da política econômica, ambiental, social e cultural em qualquer sistema, seja socialista, capitalista ou de “estado do bem estar social”.
Nesse universo, com juras de políticos e empresários, lideranças da comunidade, quase sempre há referência à educação, a formação de quadros, de sorte a favorecer um avanço no desenvolvimento profissional, pessoal, e ter pessoas e grupos que sejam esclarecidas, coerentes, integrantes de uma cultura de paz e justiça social. É uma forma de criar expectativas, de acenar com um processo complexo e longo de combate à pobreza, a exclusão social e afirmação da cidadania. Enfim, haja tempo para fazer ascender social e culturalmente os milhões de pobres, vítimas de injustas condições de trabalho e vida, que sonham com uma sociedade justa, fraterna e solidária.
Nessa área, a ação política de Marcelo Santa Cruz, do Partido dos Trabalhadores, vai além das intenções, afirmações, com projetos e ações concretas de inclusão social e afirmação da cidadania. Como militante dos Direitos Humanos, Sociais, atuante desde o golpe de 1964, Marcelo tem sido um combatente como advogado, político, vereador em Olinda, engajado na luta por anistia, política cultural, medidas em favor dos deficientes, crianças e idosos. Assim está em vigor em Olinda a Lei do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas, do incentivo à leitura, com acesso às pessoas com deficiência. Mais: a Lei do Táxi, que regulamenta a aquisição de veículos adaptados para o transporte de deficientes e a lei que regulamenta normas para construção e reforma de edifícios, assegurando a acessibilidade.

Nessa linha, Marcelo tem defendido o direito de cidadãs e cidadãos a serviços públicos de qualidade, com cidades democráticas e justas, prevalência do respeito à memória e a verdade. Na prática, cidades que tenham espaços urbanos que preservem o meio ambiente, sem espigões, ocupação de áreas vitais como o Estelita, no Recife, que prejudica o bairro de São José e a cidade, e a destruição de reservas ecológicas que avançam comprometendo o meio ambiente e a qualidade de vida. Daí apóia a reforma política, a realização de um plebiscito e Constituinte exclusiva, com sua história, compromisso político e ético, coerência, determinação, sempre ao lado de outros combatentes na luta para desenvolver o país, fortalecer a inclusão social, a cidadania e o avanço cultural. É um apoio claro, coerente, à reeleição de Dilma Rousseff, que ampliou as conquistas do Governo Lula, e aumentou a geração de empregos, a renda, com a redução da pobreza e da desigualdade social. Nesta luta defende mudanças no Estado, com Armando Monteiro Neto e Paulo Rubem Santiago para o Governo Estadual e João Paulo no Senado da República.

Nenhum comentário: