quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Homenagem a Marcelo Santa Cruz nos seus 70 anos




OS MENINOS DE ELZITA
 Agassiz Almeida



Existem certos homens que não comemoram datas natalícias. Não são muitos. Eles celebram a história que vivem, os sonhos que sonharam e os ideais que defendem. Assim estes homens olham a vida. Não se deixam vencer pelas adversidades. São intimoratos em desafiar tempestades.
Marcelo Santa Cruz é um destes. Faz história e não aniversário.
Algumas décadas passadas, pelas ruas de Olinda, entre velhos casarões, casebres humildes e mosteiros povoados de fé, os meninos de Elzita e Lincoln brincavam de bola de gude e jogavam pelada. Cresceram, vestiram a armadura que o destino da vida lhes impôs.
O que sonharam os irmãos Marcelo e Fernando? Um Brasil mais brasileiro, menos injusto, em que a saúde não fosse privilégio de alguns poucos e nem o saber, dádiva dos que nasceram em berço de ouro.

No fatal dia 23 de fevereiro de 1974, a Ditadura Militar, nos porões da tortura e da covardia, matou Fernando e o fez desaparecido; mas não matou os seus sonhos e nem os seus ideais. Hoje, como no amanhã dos tempos, eles estão presentes como uma chama viva em Marcelo Santa Cruz.
Companheiro Marcelo, não olhes o calendário, não olhes o tempo que passa e nem a vida como uma mera condição biológica, mas, sim, as causas que defendeste e a história que estás vivendo.
O verdadeiro presente de aniversário que os teus companheiros oferecem é estarem ao teu lado nesta caminhada.
Percorres um caminho cuja data de chegada está nos amanhãs que se renovam.

Marcelo Santa Cruz é vereador por Olinda há várias legislaturas, ativista dos direitos humanos, combatente na luta contra a ditadura militar.

Agassiz Almeida é escritor, ativista dos direitos humanos, ex-deputado federal constituinte, autor das obras: “A república das elites”, ”500 anos do povo brasileiro”, “A ditadura dos generais” e recentemente lançou “O fenômeno humano”.



Nenhum comentário: