No último dia 31 de março, a Prefeitura do Recife realizou um evento, na Casa da Cultura – antiga Casa de Detenção que lembrou o início da Ditadura Militar no Brasil, há 47 anos e homenageou ex-presos políticos que lá estiveram. O vereador Marcelo Santa Cruz participou do evento e defendeu em seu pronunciamento, a aprovação da comissão da verdade e o acesso às informações para o resgate da cidadania dessas famílias.
A atividade faz parte da programação da semana Marcas da Memória de Pernambuco, através da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, Governo do Estado de Pernambuco e Ministério da Justiça.
Na ocasião foi descerrada uma placa em honra dos ex-presos políticos. O evento contou com a presença da secretaria de Direitos Humanos do Recife, Amparo Araújo; o Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão; o poeta Marcelo Mario Melo que ficou preso durante 8 anos; o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Paulo Moraes; além do consultor da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ivan Seixas.
Muitos ex-presos políticos prestigiaram a homenagem, além de militantes de movimentos sociais, partidos de esquerda e os alunos da Escola Municipal Vidal de Negreiros (agraciados com o quite da Cidadania).
Nenhum comentário:
Postar um comentário