quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vereador Marcelo Santa Cruz participa de missão em Portugal sobre erosão do mar




Os Vereadores Marcelo Santa Cruz e Fábio Barros, respectivamente, de Olinda e Paulista, acompanhados do engenheiro civil, Marcos Lyra, especialista em erosão costeira participaram representando o Parlamento Metropolitano do Recife, no dia 15 de abril, do Encontro Internacional sobre Erosão Costeira a convite da Câmara Municipal de Ovar – Portugal. Na ocasião os vereadores fizeram uma exposição de como vem sendo abordado tecnicamente no Brasil essa questão e debateram as experiências adotadas na Europa. Ficou acertado que Portugal possivelmente enviará seus Técnicos para troca de experiência.
               O Encontro Internacional – ANCORIM é um projeto europeu que associa 19 parceiros de 07 regiões Atlânticas em 04 países ( Irlanda, França, Espanha e Portugal), cujo o líder é Conselho Regional D’Aquitetaine.
                A parceria assenta num binômio de autoridades públicas e cientificas (universidades, laboratórios, centros de investigação).
                   O projeto é co-financiado pela comissão européia no Programa Interreg IVB Espaço Atlântico.
                  O projeto desenrola-se durante 03 anos, de 01 de maio de 2009 a 30 de abril de 2012.
                  Os 03 temas prioritários: 1- a dinâmica costeira e a erosão; 2 – a qualidade das águas costeiras e as atividades econômicas; 3- a gestão dos territórios litorais urbanos e rurais.
                   Objetivos:
1-   Facilitar as decisões em domínios do ordenamento do litoral, em termos de prevenção e gestão de situações de crise, graças ao desenvolvimento de ferramentas que permitam “traduzir” a informação cientifica, por um lado e antecipar os riscos por outro lado.
2-   Colocar em rede as competências disponíveis sobre o espaço atlântico a fim de possibilitar respostas aos riscos litorais de forma rápida e eficaz.
3-   Reforçar o conceito de GIZC e de governança no arco atlântico, através de uma colaboração reforçada entre autoridades públicas e organismos científicos de uma parte e entre diferentes Estados da União Européia por outro lado.     

Nenhum comentário: