segunda-feira, 11 de abril de 2011

Marcelo Santa Cruz participa de homenagem ao preso político João Leonardo

No dia 04 de abril a cidade de Itapetim – PE, viveu um dia de homenagem ao militante de esquerda João Leonardo da Silva Rocha, popular ZÉ CARECA, nascido em 04 de agosto de 1939, na cidade de Salvador – BA, dirigente da organização denominada: Movimento de Libertação Popular (Molipo). Seu nome integra a relação das pessoas desaparecidas e mortas reconhecidas pela lei 9.140/95, em razão de participação, ou acusação de participação política no período de 02 de setembro de 1961  a 15 de agosto de 1979.

A homenagem  foi promovida pelo Prefeito de Itapetim Adelmo Moura e pela Câmara Municipal. O nome da praça central da cidade foi mudado para Praça João Leonardo da Silva Rocha e houve uma visita, em comitiva, ao sítio onde Zé Careca viveu escondido da ditadura e contou com a participação do ex-ministro José Dirceu. O evento contou com as presenças do Prefeito Adelmo Moura, da Secretária de Direitos Humanos do Recife, Amparo Araújo; o jornalista e professor universitário Ivan Seixas, Maurice Politi, diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política do Fórum de Ex-Presos Políticos do Estado de São Paulo e do Vereador Marcelo Santa Cruz.

Zé Careca- Foi preso no final de janeiro de 1969, estudante do curso de direito e militante da organização ALN, sendo brutalmente torturado. No final do mesmo ano foi um dos 15 presos políticos trocados pelo embaixador norte americano. Seguiu para Cuba onde participou de treinamento militar. Voltou para o Brasil em 1971, construindo várias bases rurais de resistência, entre elas a base rural em Itapetim, distrito de São Vicente, sertão do Pajeú – PE. Adotando o nome de ZÉ CARECA, a base serviu de apoio para garantir a vida de muitos companheiros perseguidos como foi o caso de JOSÉ DIRCEU ex- ministro da Casa Civil do governo Lula. Zé Careca acabou sendo localizado pela repressão no interior da Bahia sendo morto em junho de 1975.

.  

Nenhum comentário: