sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Foro para debater Olinda e a sua sustentabilidade causa polêmica

O Jornal Folha de Pernambuco, dia 30.11.2011 veiculou na página 5, matéria assinada pela jornalista Monaliza Brito, que traz versão unilateral de um debate travado na Câmara Municipal de Olinda entre os vereadores, destacando apenas o pronunciamento do vereador Jorge Federal. É importante ressaltar que as colocações do referido vereador foram contestadas pelos vereadores do PT Marcelo Santa Cruz e Enildo Arantes. Esses vereadores alegaram que o vereador Jorge Federal está fazendo uma tempestade em um copo d'água. O que houve foi um convite amplo promovido pela Executiva Municipal do PT para criar um foro com o objetivo de debater a cidade e sua sustentabilidade.

Acontece que lá se encontravam a Presidente Executiva do PT, Dep. Teresa Leitão e o Vice Prefeito Horácio Reis, e vários petistas, o Presidente do PC do B de Olinda, Ex-deputado Luciano Moura, acompanhado de outros comunistas, quando também compareceram pessoas e lideranças vinculadas à oposição.

É bom ressaltar que se tratava de uma reunião ampla, cujo objetivo, reafirmo, era discutir a cidade e suas potencialidades, o seu desenvolvimento econômico, a questão da mobilidade e sua vocação turística, na perspectiva de sua sustentabilidade.

Não é um espaço para tratar da questão de postulações de candidaturas. Essa matéria será discutida e abordada com os partidos que fazem parte da frente que dão sustentação a administração municipal. É óbvio, que essa convocação deverá ser de iniciativa do PC do B, a quem cabe a condução do processo sucessório, tendo o Prefeito Renildo Calheiros a prevalência entre os postulantes.

No caso especifico do PT, o debate vem ocorrendo em suas instâncias próprias, inicia-se na executiva, prossegue no diretório e tem sua resolução no Encontro de Definição da Tática Eleitoral. Além disso, o debate envolve outras lideranças do PT, exemplificando o Prefeito do Recife, João da Costa, o Senador Humberto Costa, os deputados Federais João Paulo, Fernando Ferro, o Presidente do Diretório Estadual, Deputado Pedro Eugênio e a direção Nacional do Partido. Costumo dizer, Olinda não é uma ilha e o PT é um partido de âmbito nacional, sendo o maior da América Latina. Talvez seja esta sua dimensão, instâncias democráticas de decidir, que fazem com que pessoas filiadas em outros partidos desavisadamente, não percebam a importância do debate democrático, e a forma do PT fazer política.

Marcelo Santa Cruz

Vereador - PT/Olinda


Nenhum comentário: