quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Vereador Marcelo Santa Cruz clarifica sua posição sobre a eleição de Olinda


Publicado em: 21-12-2011 | Por: Inaldo Sampaio | Em: BlogR. Metropolitana

0

marcelo_santa_cruz_divulgação
Do vereador de Olinda, Marcelo Santa Cruz (PT), o Blog recebeu hoje o seguinte documento:
I) Na reunião do Diretório Municipal do PT/Olinda ocorrida no dia 10 de dezembro foram apresentadas três propostas de resolução para a reunião: a posição da tendência Construindo um Novo Brasil, defendida pelo vereador Marcelo Santa Cruz;  a outra proposta  pelo vice-prefeito Horácio Reis e e a deputada estadual Teresa Leitão; e finalmente, a  apresentada pelo vereador Enildo Arantes.
II) Como nenhuma das três propostas de resolução tinha maioria para ser aprovada, foi acordada a sugestão dada pelo presidente municipal do PT, Teresa Leitão, no sentido de se elaborar uma resolução unificada das três posições, tendo sido aprovada pela unanimidade de todos os diretorianos.
III) Diante das matérias veiculadas na imprensa, achamos por bem divulgar o texto da resolução defendida na reunião do Diretório Municipal do PT pela tendência CNB. Ei-la:
Contribuição da corrente Construindo um Novo Brasil ao debate interno do PT
O ano de 2012 será, sem sombra de dúvida, decisivo para o fortalecimento do projeto político de transformação da realidade brasileira, capitaneada pelo PT a partir da eleição do companheiro Lula em 2002, durante seus dois mandatos e agora com a presidenta Dilma Rousseff. O que está em jogo nas eleições municipais são a manutenção e consolidação das bases políticas e da coalizão que dão sustentação ao nosso projeto e ao nosso governo.
O êxito eleitoral do PT e dos partidos aliados em 2012, além do sucesso do nosso governo, pavimenta o caminho para a disputa que já começou com os setores da elite, da grande imprensa, enfim, da direita que já não havia engolido a eleição de um peão torneiro mecânico para presidente da república e agora ataca sob todas as formas e com os métodos mais inescrupulosos o sucesso de um governo capitaneado por uma mulher, ex-guerrilheira, de esquerda, do PT, pela primeira vez na história eleita presidenta do Brasil.
É exatamente com o outro lado, com eles que sempre governaram para si, para as elites, que travaremos a disputa de hegemonia. Será com os grandes meios de comunicação, já engajados na campanha para desmoralizar o nosso governo com o intuito de nos derrotar em 2014 com uma candidatura do consórcio PSDB/DEM/PPS e tudo mais que houver de direita no país, que travaremos as mais duras batalhas pela manutenção e avanço deste projeto político.
Em Pernambuco, embora possa haver certo tensionamento entre os partidos que compõem a frente, há que se considerar que para além da disputa de espaço nos municípios, todos sabem que a eleição municipal influirá na eleição para o governo do estado. Neste aspecto o PT tem condição de dar um salto extraordinário no número de prefeituras, consolidando-se desta forma para ser protagonista na eleição de 2014.
Em Olinda, após três gestões consecutivas da aliança PCdoB/PT e partidos aliados, fazemos uma avaliação positiva dos avanços obtidos, especialmente nas duas secretarias que se encontram sob a responsabilidade do PT, Orçamento Participativo e Educação. Acreditamos que é necessário continuar avançando.
Entendemos também que é legitimo que na oportunidade certa, cada partido que compõem a aliança coloque na mesa suas propostas, apresentem suas divergências, e até mesmo apresentem nomes de suas lideranças para serem discutidos e avaliados pelo conjunto da frente de partidos que integram esse projeto político, levando em consideração que a primazia de conduzir o processo de sucessão é do Prefeito Renildo Calheiros.
Não podemos perder o fio da historia. O projeto político de Olinda encontra-se associado ao projeto nacional, que resultou nas eleições de Lula e Dilma, do Governador Eduardo Campos e do primeiro Senador eleito na história do PT em nosso estado, o companheiro Humberto Costa.
É necessário que tenhamos a compreensão que Olinda não é uma ilha, e por isso não estamos desconectados do projeto político da Frente Popular, haja vista nossas exitosas gestões na Prefeitura da Cidade do Recife capitaneado por João Paulo, do PT e Luciano Siqueira, do PC do B e agora com João da Costa, do PT e Milton Coelho, do PSB.
Desta forma, optando o PT pelo lançamento de candidatura própria, três questões centrais devem ser objeto de reflexão do conjunto do partido;
1. Quais seriam os partidos que se deslocariam da base de sustentação da atual aliança para formarem conosco uma coligação em torno de uma eventual candidatura própria do PT?;
2. como se daria o envolvimento das principais lideranças do PT do estado e do País numa eleição disputada com um partido aliado, que coloca Olinda como um Município prioritário e estratégico?;
3. no contexto político da RMR e do interior do estado, o que isso refletiria no que diz respeito à unidade da frente em torno de outras candidaturas competitivas do PT, como no Recife por exemplo?..
Estas e outras questões precisam ser analisadas pelo conjunto da militância do PT de Olinda. É necessário muito amadurecimento para manter a unidade das forças progressistas, cujo nome do candidato não pode ser a vontade única e exclusiva de um só partido e esse nome deve ser o mais competitivo.
Ao mesmo tempo em que temos a responsabilidade de manter e avançar nas conquistas dos governos em que participamos a nossa tática eleitoral deve ter como outro ponto central a renovação dos mandatos dos nossos atuais vereadores e a ampliação da nossa bancada na Câmara Municipal, pois entendemos que a disputa de hegemonia política tem que se dar nos dois poderes, o executivo e o legislativo, com a mesma prioridade.
Há que avaliarmos com uma das mais elementares e imprescindíveis regras da política, a prudência, qual será o comportamento dos nossos adversários e dos nossos aliados no próximo período. Devemos considerar que qualquer movimento precipitado da nossa parte pode servir como instrumento para outras pretensões. Precisamos também orientar nossas ações entendendo que existe hoje uma condição extremamente favorável para além de conquistarmos várias cidades e reelegermos a companheira Dilma, reunirmos as condições necessárias para sermos protagonistas na Frente Popular no processo sucessório de 2014.
Temos a convicção que a militância petista, com paixão e razão, saberá tomar o rumo correto para o PT conquistar uma grande vitória em Olinda e no conjunto do Estado de Pernambuco nas eleições de 2012, para continuar transformando a realidade do nosso povo.

Nenhum comentário: