terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Vereador Marcelo Santa Cruz convoca a sociedade para lutar em defesa da restauração do prédio da Fábrica Tacaruna


Vamos salvar o patrimônio histórico cultural que representa o Prédio da Fábrica Tacaruna. Conclamo todos e todas para fazermos uma grande mobilização, a fim de edificar um projeto cultural naquele prédio.

Diariamente passo na Av. Agamenon Magalhães e fico indignado com o criminoso abandono que se encontra o Prédio que no passado foi a Fábrica Tacaruna. Hoje pertence ao Governo do Estado de Pernambuco. Tenho conhecimento que governos passados do qual o atual é sucessor fizeram projetos culturais, foram até a França conhecer algumas experiências e nada desenvolveram. Esse prédio histórico corre o risco de desabar face o descaso das autoridades.

Histórico- Desativada há 20 anos, a edificação encontra-se em precário estado de conservação. O edifício foi construído pelo engenheiro Antônio Carlos de Arruda Beltrão no fim do século 19, entre os anos de 1890 e 1895. Alvo de disputas políticas e econômicas, o prédio já abrigou a Usina Beltrão, do industrial Delmiro Gouveia. Em 1925, transformou-se em Fábrica Tacaruna, ao ser adquirida pela Companhia de Tecidos do Nordeste. A deterioração se agravou na última década e o cenário atual é de completo abandono, com portas quebradas, casas de marimbondo e mato alto por todos os lados.

Marcelo Santa Cruz

Nenhum comentário: