A Câmara de Olinda, através de Audiência Pública, iniciou no dia 06 de junho, o debate sobre a proposta de reforma política em discussão pela Câmara Federal e teve como convidado o Deputado Federal João Paulo – PT, atendendo convite formulado através de requerimento de minha autoria.
A proposta apresenta vários pontos polêmicos como a lista partidária, o fim ou não da coligação proporcional e a forma de financiamento, se será privado, público ou misto. São questões que ainda se busca consenso e ainda há a reforma política já encaminhada pelo senado em confronto com o que pode ser aprovado pela Câmara Federal.
A audiência foi bastante prestigiada. Participam vereadores, presidentes dos partidos: PT, PCdoB, PSB, PSC, PTB PGT, PRTB, entidades da sociedade civil como a OAB, a UNACOMO e a CONAN, além de populares interessados no tema cujo conteúdo não pode ficar restrito apenas aos partidos. Portanto, a participação da sociedade é fundamental para alcançarmos uma reforma política que assegure uma efetiva atuação do povo na vida política do país.
Uma preocupação levantada pela maioria daqueles que se pronunciaram é em relação à eleição municipal (Prefeitos e vereadores), para que estes, não sirvam, mais uma vez, de “laboratório” para os níveis superiores da política. Por isso foi aprovada, como proposta de encaminhamento da audiência, uma comissão para acompanhar periodicamente as propostas a serem discutidas e aprovadas pelo Congresso Nacional e sua formatação e número de participantes será aprovada na próxima sessão da Câmara de Vereadores de Olinda.
Portanto, Olinda está de parabéns ao se inserir nesse grande debate nacional e com certeza terá uma participação muito forte e de destaque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário