domingo, 26 de junho de 2011

Seminário Internacional discute avanço do mar




Recife sediou no último dia 17.06, o I Seminário Internacional sobre o Avanço do Mar. O evento ocorreu no auditório da Agência Condepe/Fidem, na Boa Vista.
O encontro discutiu alternativas para solução do problema após a visita de membros do Parlamento Metropolitano a obras de contenção em Alagoas, Ceará e Portugal.

O vereador Marcelo Santa Cruz presidiu a primeira mesa do encontro, tendo como expositor, o professor Visitante da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e pesquisador do Centro de Investigação Marinha e Ambiental, Universidade de. Algarve, José Alverinho Dias, da Universidade de Algarve, Portugal, falou da gestão costeira integrada e dos desafios da defesa do litoral.

Já o professor, geólogo e doutor em Oceanografia da UFPE, Valdir Manso,  tratou da evolução dos estudos e obras costeiras em Pernambuco. A terceira palestra, “O Ministério Público Federal e a Erosão Costeira na Região Metropolitana do Recife” foi proferida pelo procurador da República Marcos Antônio da Silva Costa.

O vereador de Paulista, Fábio Barros, secretário geral do Parlamento Metropolitano fez uma palestracom o tema “Retrospectiva das ações do Parlamento Metropolitano-Recife sobre Erosão Costeira” e o prefeito da cidade de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará, Washington Gois e o consultor engenheiro Marcos Lyra, falaram sobre “Praia de Icaraí: obra de contenção costeira em situação de emergência”.

Rodrigo Barlleta, de Santa Catarina, representando a empresa Coastan Planning Engineering expôs sobre “Alternativas para recuperação da orla marítima e recomposição de praias arenosas dos municípios de Paulista, Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.”

O seminário foi encerrado com uma mesa de debates com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente Sérgio Xavier.

Nenhum comentário: