quinta-feira, 23 de julho de 2015

NOTA DO PT DO PARÁ LAMENTA MORTE DO COMPANHEIRO VIEIRA

MARCELO SANTA CRUZ, militante dos direitos humanos e vereador do PT Olinda, em homenagem ao exemplar companheiro VIEIRA, divulga em seu BLOG, NOTA DO PT DO PARÁ PELO SEU FALECIMENTO.
COMPANHEIRO VIEIRA, PRESENTE AGORA E SEMPRE. Segue a nota.

Leia a nota, na íntegra:
“O Partido dos Trabalhadores do Pará está de luto pelo falecimento do nosso companheiro de lutas e de sonhos, Antônio Vieira.
Segunda (20), aos 75 anos, faleceu em Recife o companheiro Antônio Vieira. Vieira era educador popular, empenhado e comprometido com causa da Reforma Agrária e da Justiça Social. Ainda jovem engajou-se na luta pela reforma agrária em Pernambuco. Participou ativamente do combate à ditadura militar. Foi preso e torturado no final de julho de 1974 e liberado no Natal do mesmo ano, em meio a uma grande festa de recepção. Vieira nunca esmoreceu. Continuou ativo nas lutas e organização de movimentos sociais e formação de lideranças populares. Foi educador da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – FASE, em Santarém/PA e em Manaus/AM.
Como educador popular, preocupou-se em desenvolver metodologias simples, com as quais formaria tanto pessoas graduadas quanto as que não possuíam estudo algum. Liderou a retomada do sindicalismo combativo, reorganizou a oposição sindical em Santarém e, em tempos de dúvidas e crises,  usava seu jargão  “Consultem o povo!”
Ainda enquanto educador popular desenvolveu materiais didáticos como cartilhas, desenhos e um método de trabalho de base que depois foi imortalizado no documentário “LAMPARINA”, o qual explicita o caminho para uma organização do novo sindicalismo de base comprometido com as causas populares.
Antonio Vieira se foi, mas nos deixou sua história, seu exemplo e seu legado cheio de lutas, vitórias e sonhos.
Antonio Vieira, Presente! Sempre vivo em nossa memória e em nossos corações.
DIRETÓRIO ESTADUAL DO PT PARÁ”


Nenhum comentário: