quarta-feira, 8 de julho de 2015

Vereador Marcelo Santa Cruz tem uma caminhada de luta histórica em defesa dos Direitos Humanos

Leia na íntegra a opinião de Manoel Moraes - Membro da Comissão Nacional de Anistia - MJ e da Comissão Estadual da Verdade Dom Helder Câmara sobre a posição do Vereador Marcelo Santa Cruz em respeito à diversidade.

"O posicionamento do Vereador Marcelo Santa Cruz, a respeito À DIVERSIDADES, que consta do PNE NACIONAL Art 2, inciso X. representa um voto de coerência na defesa do Estado Democrático de Direito. A dignidade da pessoa humana é fundamento de nossa República, como asseverou a nossa Constituição Federal. Posicionar-se contrário a adversidade no ensino fundamental é retroceder. Nossa educação pública é por princípio laica e para todos.

Parabenizo o vereador Marcelo Santa Cruz pelo seu empenho na defesa dos Direitos Humanos e da escola como sendo um dos lugares constitutivos da identidade cidadã.

Acredito que preceitos religiosos não correm perigo e nem terão seus fundamentos abalados pela defesa da livre manifestação do outro em sua diversidade. Ao contrário, é parte de princípios ecumênicos elementares a ideia de separar o espaço público do privado.
Escola Pública não pode ser formatadora de indivíduos. Este princípio escolástico já foi superado pela pedagogia. E o que se impõe ao desafio de educar é ter como alvo o futuro país que queremos habitar.

E por isso o foco deve ser a inclusão social, cultural e política de nossa juventude. Substituir estas competências pelo fundamentalismo religioso é sangrar nossa democracia e pavimentar o caminho para o preconceito, o racismo e a intolerância."


Nenhum comentário: