terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Marcus Vinicius, incansável defensor da Reforma Psiquiátrica e dos direitos indígenas é assassinado


O Vereador Marcelo Santa Cruz recebeu com indignação a notícia do assassinato do histórico defensor dos direitos humanos MARCUS VINICIUS, e cobra das autoridades mais rigorosa apuração. Marcelo santa Cruz presta sua irrestrita solidariedade a família enlutada e aos seus companheiros de lutas pelos direitos humanos. Marcus Vinicius Presente, Agora e Sempre.

Marcus Vinícius vinha atuando na mediação de conflitos de terra entre comunidades rurais e fazendeiros na Bahia. Ele foi assassinado na noite do dia 04 de fevereiro no povoado de Pirajuia, município de Jaguaripe, numa emboscada.
Desde o período da ditadura empresarial-militar, Marcus Vinicius lutava por democracia, igualdade e justiça. Tem um papel emblemático para a construção de uma psicologia comprometida com os direitos humanos e as lutas sociais, e foi um importante militante da luta antimanicomial. Sua contribuição foi fundamental para a primeira condenação do Brasil na Corte Interamericana, no caso Damião Ximenes – torturado até a morte em uma clínica psiquiátrica -, caso do qual a Justiça Global é peticionária e cuja sentença foi significativa para o processo da Reforma Psiquiátrica.

*Com informações da http://global.org.br/

Nenhum comentário: