quinta-feira, 7 de abril de 2016

Audiência pública debateu violência contra a mulher



A Câmara de Olinda foi palco, na manhã de hoje (07), de audiência pública que debateu a violência contra as mulheres.

O vereador Marcelo Santa Cruz, um dos autores da audiência, falou sobre a necessidade da união entre os poderes para contenção do problema. “Temos que tratar a questão da violência contra as mulheres dentro de uma amplitude e ver quais propostas que temos para combater o problema. Essa questão deve ser tratada como responsabilidade da União, do Estado e do Município”, ressaltou.



Segundo a secretária de Saúde de Olinda Tereza Miranda, as comunidades que mais registram casos de violência contra a mulher são Águas Compridas e Peixinhos. Para ela, as comunidades que há menos casos notificados é onde mais precisa trabalhar, porque o silêncio pode significar o medo. “Fazemos alerta para nossas equipes que a violência também precisa ser observada em âmbitos como o da violência psicológica e o abandono”, pontuou Tereza Miranda.



O secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, Humberto de Jesus destacou a importância do Centro de Referência da Mulher Márcia Dangremon, que atua na prevenção e enfrentamento a violência contra a mulher em Olinda. “Temos o único centro desse tipo no estado que funciona com atendimento 24h. Só nesses três primeiros meses do ano, já registramos 52 mulheres vítimas de violência doméstica”, ressaltou.


Prestigiaram o evento, representantes da União Brasileira de Mulheres (UBM), Núcleo de Apoio das Mulheres de Rio Doce (NAM), Rede de Mulheres Produtoras (RMP), Rede das Mulheres de Terreiro (RMT), Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Olinda (Sinpmol), Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco (SINPRO), União Metropolitana das Estudantes Secundaristas (UNES), União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), União Nacional dos Estudantes (UNE), União da Juventude Socialista (UJS), Central dos Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil (CTB-PE), União das Associações e Conselhos de Moradores de Olinda (UNACOMO). Além dos vereadores, registrou-se a presença do secretário de Educação de Olinda, Luciano Moura, e a jornalista Jô Mazzarolo, diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste.

* Com informações da Câmara de Olinda.

Nenhum comentário: