quinta-feira, 7 de abril de 2016

Ditadura - Caso do desaparecido político Ezequias Bezerra da Rocha é defendido pelos advogados Marcelo Santa Cruz e Frederico Barbosa


Os Advogados Marcelo Santa Cruz e Frederico Barbosa são os patronos da Ação de Responsabilidade Civil da família de Ezequias Bezerra da Rocha, desaparecido político em 1972.  Na ocasião com 28 anos, era professor, geólogo, trabalhava na Fábrica de Cimento Itapessoca (pertencente ao Grupo João Santos). Era antes de tudo, um sonhador.

O julgamento do recurso de Agravo de Instrumento estava colocado na pauta de ontem (05), 4ª Turma do Tribunal Federal da 5ª Região. Entretanto, foi retirado tendo em vista que o Desembargador Relator Lázaro Ramos se encontra em Brasília.
A família de Ezequias está inconformada com a morosidade da justiça e os mesmos se sentem insultados com o argumento de que o valor da indenização é alto e se trata de enriquecimento sem causa.

Os fatos- Com promissora carreira profissional, Ezequias Bezerra da Rocha foi sequestrado junto com sua jovem esposa, Guilhermina Beserra da Rocha, assistente social. A mesma foi testemunha de suas torturas e morte nos porões do DOPS em Recife, e após ter sido libertada veio a falecer na cidade de Picos - Piauí, em um acidente até hoje não esclarecido.

Em 1991, quando houve a abertura dos arquivos do DOPS, determinada pelo então Gov.  Carlos Wilson Campos, ficou constatado que Ezequias havia sido sequestrado, morto sob torturas e seu cadáver ocultado no açude do Engenho Massauassu, com uma pedra de 30 kg amarrada ao corpo. Com a descoberta, seu nome começou a constar na longa lista de desaparecidos políticos.
Face ao sofrimento e a busca incessante empreendida para localizar Ezequias, seus pais, não suportando aquela situação faleceram logo depois desses fatos.


Outras testemunhas ouvidas neste processo, a exemplos da educadora Adozinda Monteiro e o ex-deputado Federal Pedro Eugênio faleceram por morte natural, assim como cinco irmãos de uma família de oito, diante do longo percurso que medeia este processo, também faleceram.

Nenhum comentário: