quinta-feira, 25 de junho de 2015

Justiça e apuração... É o que reivindicamos ao governo brasileiro

Carta aberta
Nós, familiares de Fernando Santa Cruz, preso em Fevereiro de 1974 e desaparecido até hoje estamos mais uma vez chocados e revoltados ao ver mais um militar diretamente ligado ao assassinato e a ocultação, não só do cadáver de meu irmão como das circunstâncias da sua covarde morte sendo enterrado com honras militares quando devia estar na cadeia, denunciado como assassino e torturador que era.
Pois, afinal, quem comanda e permite o terrorismo de Estado e adota a tortura como uma pratica corriqueira em seus quarteis é tão responsável ou até mais que aqueles que a executam.
Uma, das primeiras noticias que tivemos sobre o desaparecimento de Fernando, foi dada pelo sargento Marivaldo Chaves que declarou que Fernando e Eduardo Collier (preso na mesma ocasião com Fernando - os dois são desaparecidos até hoje) haviam sido esquartejados na Casa da Morte de Petrópolis no Rio, onde haviam sido presos e onde o Sr. Leônidas poucos dias depois era nomeado Comandante.
Uma nova noticia nesta mesma direção vem pelo delegado Claudio Guerra que afirma que Fernando e Eduardo foram levados por ele da Casa de Petrópolis para serem cremados na Usina de Campos.
A Comissão Nacional da Verdade em seu relatório final, também não deixa claro onde e em que circunstancia tanto Fernando quanto Eduardo foram assassinados e como desapareceram com seus restos mortais.
A Comissão Nacional da Verdade conclui que pode ter sido no DOI-Codi de São Paulo ou na Casa da Morte de Petrópolis. Mas, uma vez estamos no mesmo lugar com as mesmas informações que nós mesmos enviamos para a CNV, aliás muito mais reduzidas, incompletas e com erros foram colocadas naquele relatório.
Até onde veremos militares assassinos e torturadores com seus nomes sendo homenageados em praças, ruas, avenidas, viadutos etc ou enterrados como heróis como estamos vendo agora, enquanto que nossos heróis continuam insepultos?
Justiça e apuração... É o que reivindicamos ao governo brasileiro.

Rosalina Santa Cruz
Marcelo Santa Cruz

Nenhum comentário: