sexta-feira, 22 de maio de 2015

HOMOFOBIA É CRIME. AJUDE A COMBATER.


Estamos na semana do Combate a homofobia, iniciada no último dia(17).  Diariamente são noticiados casos dos mais diversos de tipos de agressão, através do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que em 2014 registrou 1013 ligações. Neste ano, de janeiro a abril são 356 denúncias de violações dos direitos humanos da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros.
         É importante ressaltar que as reivindicações do segmento LGBT, no Brasil, vem tendo grandes avanços pela implementação de políticas públicas por governos das forças progressistas a exemplo dos governos Lula e Dilma. Do ponto de vista legislativo há muitos direitos civis ainda protegidos ou garantidos por lei, especialmente, os direitos civis.
            Um instrumento importante é a lei Nº 5168/1999, de autoria do Vereador Olindense Marcelo Santa Cruz – PT, que prevê penalidades a quem pratica atos de discriminação ou homofobia. Esta lei foi regulamentada pela ex-Prefeita Luciana Santos e com isso, vários donos de bares vêm sendo punidos pela prática homofóbica. O primeiro caso denunciado após a lei estar em vigor foi em 2005, o que motivou um grande BEIJAÇO organizado pelo Instituto em Defesa da Diversidade Afetivo-Sexual - Divas e o Centro de Cultura Luiz Freire, em frente à Prefeitura de Olinda.
A Lei diz que sofrerão penalidades de multa até cassação de seus alvarás de funcionamento, os estabelecimentos de pessoa física ou jurídica que, no território do Município de Olinda, praticarem ato de discriminação racial, de gênero, por orientação sexual, étnica, religiosa, em razão de nascimento, de idade, estado civil, de trabalho rural ou urbano, de filosofia ou convicção política, deficiência física, imunológica, sensorial ou mental, de cumprimento de pena, cor ou em razão de qualquer particularidade ou condição.
Denúncias - Desde 2001, A Cidade de Olinda tem sido referência nas políticas públicas desenvolvidas pela Coordenadoria LGBT, hoje coordenada pelo companheiro Alessandro Ramos. Denúncias de agressões podem ser feitas na Coordenadoria, Av. Getúlio Vargas, Nº 536 – Bairro Novo – Olinda, pelos telefones (81) 3429.6777 / 9421.7425 ou ainda pelo email: coordenadorlgbtolinda@ig.com.br
        
 MARCELO SANTA CRUZ
VEREADOR PT/OLINDA
PRESIDENTE DO PARLAMENTO COMUM DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE.


Nenhum comentário: