terça-feira, 12 de maio de 2015

Olinda está de luto pela morte de Selma do Coco



Olinda, assim como a cultura está de luto pela morte de um ícone da música popular pernambucana, a cantora D. Selma do coco. Nesse momento me solidarizo com a família, amigos e fãs.

Há quase 20 anos tive a honra de entregar a D. Selma o Título de Cidadã de Olinda, iniciativa aprovada por unanimidade na Câmara dos Vereadores da Cidade Patrimônio.

Nascida em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco, Selma Ferreira da Silva, como fora batizada, veio para o Recife aos 10 anos para morar no bairro da Mustardinha, Zona Oeste do Recife. Desconhecida até então, só saiu do anonimato quando passou a vender tapioca no Alto da Sé, em Olinda. Foi nesse reduto turístico da cidade histórica que ela conheceu figuras importantes para sua trajetória pessoal e artística. Um deles foi o músico Chico Science e a cirandeira Lia de Itamaracá – de quem se tornou amiga.


Ficou conhecida por organizar rodas de coco em seu quintal. Mais tarde, foi convidada a participar de festivais de músicas, como o Abril Pro-Rock de Refice, em 1996, e o New Orleans Jazz & Heritage Festival, na cidade americana, em 2001. Após completar 60 anos de vida, Dona Selma chegou a fazer turnê pela Europa.

Nenhum comentário: