quinta-feira, 24 de maio de 2012

CABO ANSELMO - Vereador satisfeito com decisão


Fonte: Folha de PE

24/05/2012 01:00 - CAROL BRITO
A decisão da Comissão de Anistia do Governo Federal de negar o pedido de indenização ao ex-marinheiro José Anselmo dos Santos, conhecido como Cabo Anselmo, agradou ao vereador de Olinda Marcelo Santa Cruz (PT) que solicitou, em protesto, a retirada do pedido de anistia do seu irmão, Fernando Santa Cruz, do julgamento do mes­mo dia em que a Comissão de Anistia julgaria o processo do Cabo Anselmo.

O parlamentar justificou que a opção de retirar o caso do ex-militante do julgamento foi uma forma de preservar a memória da sua família. Segundo ele, seria “constrangedor” para os amigos e familiares de Santa Cruz estar em uma mesma sessão junto com um colaborador infliltrado do regime militar.

“Foi justo (a decisão de negar o pedido do cabo). O cabo Anselmo não era vítima. Ele declara que 200 pessoas foram presas e torturadas em função da delação dele. A anistia é um pedido de desculpas aos torturados. Então, como vai se pedir desculpas para quem fez parte da ditadura? Foi mais que justo, está de acordo com o que a lei determina”, defendeu, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ontem.

Mais do que a indenização, o principal objetivo da família do parlamentar é obter respostas sobre o desaparecimento de Fernando Santa Cruz, no Rio de Janeiro, em 1974, e até hoje não encontrado. “O que queremos não é o dinheiro da indenização, mas saber onde estão os restos mortais dele, como ele foi morte e porque. Não nos interessava estar na mesma sessão do Cabo Anselmo”, cravou. O processo do Cabo Anselmo foi um dos mais controversos casos decididos pela Comissão de Anistia. O ex-militar liderou um protesto de marinheiros durante o Governo de João Goulart, em 64. Com isso, ele acabou sendo expulso da Marinha e, anos depois, acabou virando um infiltrado do regime militar nos movimentos guerrilheiros.

OLINDA
Ainda durante a entrevista, Marcelo Santa Cruz comentou o processo de escolha do vice da chapa majoritária do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) em Olinda. O parlamentar garantiu que a vice está assegurada ao PT e que a aliança da gestão comunista com a presidente Dilma Rousseff (PT) facilita a renovação da parceria entre os petistas e o prefeito. Segundo ele, as conversas em torno dos indicados do partido para a disputa estão entre o atual vice-prefeito Horácio Reis (PT), o vereador Enildo Arantes (PT) e o próprio Marcelo Santa Cruz.

Nenhum comentário: