quinta-feira, 3 de maio de 2012

Livro fala do paradeiro de Santa Cruz e Collier



Jornal do Commercio - 03.05.12




MEMÓRIA Ex-delegado Cláudio Guerra assume ter incinerado corpos de dez ex-militantes de esquerda durante a ditadura, entre eles os de Fernando Santa Cruz e de Eduardo CollierSérgio Montenegro Filho
smontenegrofilho@gmail.com

A publicação de um livro de memórias do ex-delegado Cláudio Guerra – que atuou no Departamento de Ordem Política e Social (Dops) durante o período do regime militar – pode causar uma reviravolta nas investigações sobre alguns desaparecidos políticos durante o regime militar. Entre eles, os pernambucanos Fernando Santa Cruz e Eduardo Collier, sequestrados por agentes da ditadura, cujos corpos nunca foram localizados. Editado pela Topbooks – previsto para ser lançado em 15 dias – o livro Memórias de uma guerra suja foi escrito pelos jornalistas Marcelo Netto e Rogério Medeiros, a partir de depoimentos do ex-delegado colhidos nos últimos dois anos.

No livro, Guerra – que atuou sob comando do temido delegado paulista Sérgio Paranhos Fleury na perseguição às forças de resistência no País – revela que ele próprio comandou a incineração dos corpos de dez militantes de esquerda, após terem sido torturados, num dos fornos da usina de açúcar Cambahyba, no município de Campos (RJ). A usina pertenceria, na época, ao empresário Heli Ribeiro, ex-vice-governador fluminense. Além dos dois estudantes pernambucanos, pelo menos quatro dirigentes do antigo PCB estariam entre os mortos: David Capistrano, João Massena, José Roman e Luiz Ignácio Maranhão Filho. Completam a lista João Batista e Joaquim Pires Cerveira, Ana Rosa Kucinski e Wilson Silva.

Declarando-se “um matador em busca da paz”, Guerra admite, nos depoimentos, ter participado do atentado no Riocentro (RJ) – ocorrido em 1º de maio de 1981, durante show do Dia do Trabalho – e confessa seu envolvimento no assassinato de uma centena de pessoas durante a ditadura. Entre outras revelações, afirma que o delegado Sérgio Fleury foi morto por setores das próprias Forças Armadas, como “queima de arquivo”, porque estaria “fugindo ao controle”.

CRÉDITO

A notícia da publicação de Memórias de uma guerra suja causou expectativa entre os familiares dos mortos e desaparecidos, que até hoje tentam encontrar os restos mortais dos seus entes. “O depoimento do ex-delegado merece crédito, porque ele não está acusando ninguém de matar os militantes, e sim admitindo que ele mesmo os matou”, afirma Ivan Seixas, um dos dirigentes da Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos. Seixas foi o responsável pelo mapeamento de alguns desaparecimentos no Rio, e diz que os dez nomes dados por Guerra no livro batem com a sua lista. “Agora é esperar o livro sair para checar as informações”, explica.

Irmão do militante Fernando Santa Cruz, o advogado e vereador de Olinda Marcelo Santa Cruz (PT) também é cauteloso ao analisar a questão. Ele já encomendou o livro, e também recomendou ao filho de Fernando, Felipe Santa Cruz – advogado atuando no Rio – que investigue as informações. “É a primeira vez que alguém que participou das torturas e assassinatos resolve falar. Esse livro é um documento, e assim que ele sair, cabe ao Ministério Público e às famílias deflagrarem uma ampla investigação sobre mais essa monstruosidade cometida pela ditadura”, afirma Marcelo.

Para ele, o ex-delegado, assim como outros agentes, agiram como instrumentos da repressão, “mas o grande culpado é o Estado brasileiro”. Há informações de que Guerra estaria, inclusive, sob proteção policial. “Queremos este homem vivo. Ele tem muito a dizer”, completou.

Nenhum comentário: