domingo, 13 de maio de 2012

PRESOS POLITICOS FORAM INCINERADOS, SEM UNHAS, COM MÂOS DECEPADAS, marcas de mordidas e de violência sexual...




Meu irmão Fernando Santa Cruz é um deles!!!

No Brasil os presos políticos da ditadura brasileira não foram só presos, julgados por tribunais militares sob a égida da Lei de Segurança Nacional, foram torturados, assassinados com requintes de crueldade, levados para centros de extermínio, foram, também incinerados, queimados de forma a não restar nem suas cinzas A sociedade brasileira não pode se calar diante disso. O Estado Brasileiro não pode continuar omisso.Queremos Justiça.
 Sabemos que não é papel de nenhuma Comissão da Verdade processar ou punir. Isso é tarefa do Judiciário mas cabe a Comissão apurar,ouvir e enviar relatórios precisos ao judiciário Afinal a que serviria uma Comissão da Verdade se não buscasse a verdade e não atuasse no sentido de auxiliar a justiça?

     Estou indignada com o posicionamento publico de alguns dos membros da Comissão da Verdade que se pronunciaram  sobre o papel desta Comissão da qual fazem parte, omitindo a palavra justiça,ressaltando o não revenchismo-como se algum cidadão brasileiro que reivindica apuração dos crimes hediondos da ditadura fosse um revanchista.Defendem a conciliação e a manutenção da Lei da Anistia de 1979 que não permite o julgamento dos assassinos e terrorista do Estado e se auto intitulam de pacificadores.

     Sabemos que é papel do Estado e de seus governantes apurar crimes como estes e punir seus responsáveis E,cabe a nós como cidadãos brasileiros exigir o direito a verdade e a justiça sob pena de nos tornarmos coniventes com a violência e o arbítrio que caracterizou a ditadura civil e  militar no Brasil.

     Queremos como familiar de Fernando Santa Cruz  e como brasileira e brasileiros que somos que se apure este fato com o rigor que se faz necessário, para que não mais aconteça.

     Fernando era um jovem  brasileiro, nordestino, socialista de 26 anos,estudante de direito que foi torturado,morto e desaparecido desde 1974. Essa noticia recente sobre o episódio da sua incineração, nos causou muita tristeza, dor e indignação e fez aflorar novamente sentimentos de impotência e dúvidas. Afinal o que realmente aconteceu?

     Por isso,acredito que temos,como tem todo o povo brasileiro, o direito e o dever de lutar pela verdade e a justiça sob pena de tornarmos coniventes com a violência e o arbítrio que caracterizou a ditadura civil e  militar no Brasil.

     Além do mais, Fernando como os demais presos mortos e desaparecidos tombaram por todo o povo brasileiro, pela democracia plena, por justiça e liberdade.

Queremos uma Comissão da Verdade que apure imediatamente as circunstancias de tais crimes ouvindo o denunciante  e que o Ministério Público e a Policia Federal cumpram o seu dever para que se resgate a verdade e se faça JUSTIÇA.

     Vale a pena, nesse momento, lembrarmos que quando perdemos a capacidade de nos indignarmos diante de atrocidades como estas, perdemos também nossa dignidade e nosso sentido de humanidade
     Rosalina de Santa Cruz ex presa política,irmã de Fernando Augusto de Santa Cruz, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Nenhum comentário: