sábado, 5 de março de 2016

“O nosso silêncio se faz cúmplice do arbítrio”, atesta o militante dos direitos humanos e vereador(PT) de Olinda, Marcelo Santa Cruz



O que aconteceu com LULA, ontem (04), é da mais alta gravidade. Foi um sequestro aos moldes operandi da época da Ditadura, praticado por essa mesma Polícia Federal, a mando de um Militar de Alta Patente ou até mesmo por Ordem de um Juiz da Justiça Militar. Representou o mais forte Golpe a Democracia e ao Estado Democrático de Direito.

Todo e qualquer cidadão poderá ser intimado para prestar esclarecimentos na Polícia ou na Justiça, mas somente pode ser conduzido de maneira coercitiva desde que previamente intimado, não atenda ao chamamento e não justifica o seu não comparecimento. A memória me faz lembrar a triste e dolorosa experiência vivida na ditadura (Maio de 1974), quando fui, junto com minha irmã Rosalina Santa Cruz e o seu esposo Geraldo Leite levados desta mesma maneira que aconteceu com LULA. À época fomos conduzidos às 6h da manhã, da residência da família para o DOI/ CODI, à Rua Tomaz Carvalhal, São Paulo/SP, sob a alegação de que precisávamos prestar esclarecimentos de Interesse da Segurança Nacional. O mais grave deste sequestro foi que o meu sobrinho André, então com quatro meses, permaneceu detido sob a guarda dos policiais, cuja a intenção e objetivo era fragilizar ainda mais os acusados, atingindo a família, colocando em risco o filho do casal. Talvez quem sabe, desejava obter o nosso silêncio em relação às denúncias que estávamos fazendo em relação ao sequestro de nosso irmão Fernando Santa Cruz e de seu amigo Eduardo Collier Filho, ocorrido em 23/02/1974, na Cidade do Rio de Janeiro. Eles foram torturados e assassinados às escondidas, nos porões da repressão e constam em uma longa lista de mais de uma centena de cidadãos e cidadãs nominados como DESAPARECIDOS POLÍTICOS.

Não podemos ficar indiferentes. O nosso silêncio se faz cúmplice do arbítrio. Estou indignado e temeroso com a volta do passado, quando assisto os meios de comunicação apoiando e justificando esses tipos de procedimentos, tal como faziam no passado. As máscaras de um Juiz que não fazem justiça, de uma oposição e de uma imprensa golpistas caíram. O rei encontra-se nu desavergonhadamente, na vista de todos. Estamos mais uma vez prontos, preparados e mobilizados para resistir de todas as formas ao arbítrio e a violência praticadas pela estrutura do Estado. Vamos de forma articulada e buscando a UNIDADE de todas as FORÇAS POLÍTICAS e dos MOVIMENTOS SOCIAIS, responder a injusta violência dos opressores com a justa e legítima violência dos oprimidos.

DITADURA,  NUNCA MAIS!


Marcelo Santa Cruz (Militante dos Direitos Humanos e Vereador PT Olinda)

Nenhum comentário: